Como projetar um apartamento em estilo parisiense chique!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

O estilo parisiense é um estilo marcante e de sucesso incontornável, quer ao nível da moda, quer ao nível da decoração de interior. O mundo fala nele e fantasia com aquele savoir faire! O cuidado, os detalhes, a associação de cores e de peças são dignos de bom gosto e de delicadeza, mas também de complexidade, não há como não suspirar e de sonhar com tal. Hoje, queremos partilhar este sonho convosco e mostrar-vos como é possível ter um apartamento chique e bem, ao estilo parisiense. 

O requinte do estilo parisiense destaca-se de qualquer outra região, país ou outro tipo de projeto, devido à confiança e vontade dos seus interessantes moradores. Tudo é cuidadosamente escolhido, desde do sofá antigo ou daquelas grandes obras de arte, nada é colocado em vão e tudo os representa.

Nas imagens que se seguem pode descobrir uma vasta lista de imagens inspiradoras, com dez sugestões, para incutir o sentimento de um Paris chique no seu apartamento. Todas as opções são divertidas, pessoais e interessantes, conceitos estes que devem definir a sua casa parisiense ou não. 

Suivez-nous jusqu'à Paris!! 

Pintar paredes brancas com outra cor pastel

Pintar as paredes de branco é sempre uma excelente opção, independentemente do tamanho do apartamento, tem assim a garantia de tudo ficar bem, além de transparecer luminosidade e espaço. Mas para uma mistura divertida, pode adicionar uma parede de tom pastel, que serve de complemento. Esta cor pastel pode advir de um cinzento claro, bege, rosa claro, entre outras cores bem suaves. Se apostar numa parede onde recai luz, esta dificilmente irá interferir com a restante decoração e acessórios escolhidos.

A chave num estilo parisiense está nos detalhes, da cor das paredes aos detalhes do mobiliários ou da decoração. O truque é manter o mobiliário e itens de maior porte de tom neutro, e trazer a cor através das almofadas, mantas, arte, flores e mais flores…

Ter uma inspiração eclética de Phillipe Starck

Philippe Starck é um famoso designer nascido em Paris, definiu a sua carreia na década de '80, na famosa capital francesa e a característica do seu design e as diversas influências arquitectónicas foram perseverando ao longo das décadas. Sendo, hoje, mundialmente conhecido pelo seu design leve e contemporâneo, tanto pela forma, quanto pelos materiais que utiliza em cada uma das suas criações. 

Todos os seus projetos, design de interiores, de arquitetura, industrial ou produtos são baseados nos conceitos do estilo parisiense, todos eles únicos e estruturais. O seu estilo e os seus variadíssimos trabalhos podem ser apreciados em diferentes locais residenciais ou comerciais, e definem-se pela combinação eclética e intrínseca dos vários períodos do tempo, do produto e dos elementos de design.  Para trazer os desenhos e o conceito Starck em sua casa, deve considerar inicialmente os detalhes. Como a combinação de uma candeeiro moderno, com uma obra abstrata, combinada com um moldura dourada, ou ainda com uma jarra de flores vintage. Neste ambiente, a cabeceira da cama mais escura traz aquele olhar eclético, na qual sobressai a riqueza destes detalhes.

Lustres!

  por Muno
Muno

Romeo Chandeliers 6 White

Muno

Os lustres não são de todos uma peça démodé, sobretudo se falarmos em estilo parisiense. Há neles um certo glamour que deixa qualquer ambiente revestido com pompa e circunstância. Esta peça, para além de iluminar fortemente um espaço, pelas suas várias lâmpadas traz um toque decorativo bem brilhante, do teto a todo o panorama da divisão… Agora pode-se imaginar um pavimento de madeira e sonhar com o tal apartamento em Paris… OUI, OUI!!

Os lustres, apesar de serem peças com estilo mais clássico, podem encontrar-se facilmente em feiras ou mercados de antiguidade, mas também no comércio, que voltaram a apostar nestas sumptuosas peças, tão incandescentes. 

Inclua peças antigas e vintage

O estilo vintage de Hackney: Salas de estar modernas por MOSAIC DEL SUR
MOSAIC DEL SUR

O estilo vintage de Hackney

MOSAIC DEL SUR

As peças antigas e vintage trazem um boost, num design decorado ao mood parisiense e pode encontrá-los facilmente, em mercados de rua ou até na casa dos seus pais ou avós. Experimente misturar um sofá retro ou uma cadeira de estilo barroco, com o resto do mobiliário moderno ou minimalista, vai ver que não ficará desiludido. Pode parecer à primeira vista, uma combinação eclética (mistura de vários estilos), ou até rústico, mas o segredo para manter a uniformidade na sua casa é encontrar um acordo na paleta cromática. 

Selecione duas ou três predominantes e escolha peças com atributos adequados, para obter uma fusão perfeita e claro… parisienne!!

Coloque tapetes orientais na sua sala de estar e quarto

E como temos vindo a falar, o objetivo do estilo parisiense é a mistura de estilo, sem quaisquer problemas em arriscar, pelo contrário, o resultado é sempre surpreendente. Por isso, pode incluir um tapete oriental no chão da sua sala de estar ou do seu quarto. Tenha cuidado no esquema de cores, de forma a que o tapete possa combinar com os restantes elementos. 

Prefira a qualidade, esta fará grande diferença numa decoração parisiense. Repare nestes detalhes dourados do tapete, traz tanta riqueza ao espaço, além de combinar perfeitamente com as características pretendidas. 

Compre móveis neutros

Sala de estar  por homify

Para decorar o seu apartamento com um sabor parisiense deverá apostar em peças de mobiliário neutras, sendo o mote para um design perfeito. A tela (parede), como já vimos é branca e de tom pastel, isto é, bastante neutra, e assim continuar-se-á a completar o apartamento, apostando o toque de cor, pelos elementos decorativos. 

Escolha sofás, cadeiras e outros móveis em tons neutros, e puxe a cor nos detalhes: almofadas, arte, tapete, flores, bibelots, livros e tantos outros itens decorativos que marcarão a sua personalidade. 

E para um estilo chiquérrimo sugerimos esta peça Paris, da nossa marca portuguesa Orchids Loft. Perfeita, não é?

Misturar e combinar diferentes períodos históricos

A fusão entre os vários períodos históricos é mais um marco que compõe o estilo parisiense chique. Não tenha medo em arriscar em peças diferentes, irreverentes e marcantes, pois é mesmo este risco (bem pensado e conseguido) que caracteriza este estilo, tão diferente de todos os outros. 

Pode misturar no seu quarto uma cabeceira de cama vintage, com uma mesa de cabeceira mais minimalista, por exemplo. As opções são infinitas, o que permite a cada proprietário personalizar a sua casa… não havendo duas iguais. 

A chave do sucesso para um apartamento elegante é o bom senso e a consciência de uma boa organização, e de um posicionamento estratégico, ter aquele olho para o design! Inspire-se nestes tão belos exemplos, cheios de glamour!

Pendurar grandes obras alegres ou quadros pretos

A capital francesa apela e transpira cultura e arte, é um marco, um modo de vida, é lá uma fonte sem fim de belas e fabulosas peças. A arte vai além do que pendurar quadros na parede, há conversas e jantares envolto a esta temática tão especial.

O mercado está cheio de quadros, mas um apartamento parisiense não é decorado com qualquer quadro. Faça uma breve pesquisa, para ser um comprador informado, de modo a conhecer os diversos artistas, estilos e até as relações entre si. Vai ver que até ir-se-á tornar um marchand de arte, hehe!!

A ideia é apostar em grandes obras, que pode encontrar a bom preço, misturando vários artistas, estilos e cores. No caso dos quadros pretos, estes neutralizam a decoração. 

Misturar e combinar texturas

Como temos vindo a constatar os parisienses são craques em misturar e a combinar diversos materiais, estilos e detalhes, de modo a criar espaços únicos e especiais. E as texturas não são exceção, como podemos constatar nesta sala de estar, cheia de individualidade e requinte.

Vidro, madeira, metal, tecidos de vários tipos, isto tudo combinado num estilo moderno, uma mistura peculiar, mas rica e bem conseguida. Cada detalhe enriquece o espaço de forma única.

Apostar no tom dourado e folha de ouro

Paris . Interdesign: Quarto  por Interdesign Interiores
Interdesign Interiores

Paris . Interdesign

Interdesign Interiores

E terminamos este artigo em beleza… com a cor dourada, criando sofisticação e riqueza ao espaço. Um cor bastante usada no período barroco, no século XVII. Desde do grandioso e majestoso Palácio de Versalhes, às belas casas residenciais. Sem dúvida um sinal de poder, de estatuto e de realeza. Hoje, já podemos dar este toque real às nossas casas, de modo mais acessível. Existem diversos itens revestidos nesta cor de ouro, é verdade que não é com as folhas de ouro reais, mas o requinte não é por isso comprometido. 

Até se quiser pode fazer as suas próprias peças douradas ou revestir uma peça, com as pernas do sofá ou a moldura de um quadro, com o uso de um bom píncel e de uma tinta adequada. As ideias DIY são sempre bem-vindas, mesmo em Paris!

Gostou da nossa viagem pelo estilo parisiense? Quer ter uma decoração assim?!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!