Arquitectura portuguesa de vanguarda

Rita Gouveia (homify) Rita Gouveia (homify)
Google+
Loading admin actions …

A arquitectura portuguesa é reconhecida internacionalmente como sendo umas das melhores, tendo sido distinguida por variadíssimas vezes no mundo inteiro. Actualmente podemos orgulhar-nos dos dois prémios Pritzker que temos, e nomes maiores da nossa arquitectura: Eduardo Souto de Moura e Álvaro Siza Vieira, dois nomes ligados à chamada escola do Porto que todos os anos atraem centenas de estudantes de arquitectura e especialistas estrangeiros , aliciados por esta fama, conhecimento e vanguarda. Mas não só da escola do Porto se pode falar. Obviamente existem muitos outros casos de sucesso espalhados pelo país, como é o caso de nomes como Carilho da Graça, Gonçalo Byrne ou Aires Mateus. Porto e Lisboa são palco de grandes projectos de arquitectura assim como de urbanismo, sobretudo da autoria dos nossos arquitectos mas também de alguns estrangeiros de renome como é o caso mais mediático da Casa da Música no Porto da autoria de Rem Koolhaas. Projectos comerciais, públicos ou privados, são todos eles merecedores da nossa atenção e do destaque que trazemos para si neste artigo.

Duas casas em Monção: Salas de estar modernas por JPL Arquitecto
JPL Arquitecto

Duas casas em Monção

JPL Arquitecto

​O projecto que vemos na imagem ao lado é da autoria do arquitecto portuense João Paulo Loureiro, que antes de se lançar a solo em 2001, trabalhou com o arquitecto Alcino Soutinho, falecido recentemente e um dos arquitectos mais respeitados da escola portuense.

A forma e o carácter tectónico do edifício unidos, permitem a inserção perfeita na paisagem, fazendo com que o edifício não só se relacione com ela, mas que faça parte dela, um pouco a lembrar a arquitectura orgânica de Frank Lloyd Wright.

CASA XIEIRA II: Casas unifamilares  por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

CASA XIEIRA II

A2+ ARQUITECTOS

Betão, ferro, madeira e granito presidem este fabuloso projecto implantado numa vasta área territorial. 

Duas casas em Monção: Corredores e halls de entrada  por JPL Arquitecto
JPL Arquitecto

Duas casas em Monção

JPL Arquitecto

A pesquisa permanente proporcionou o equilíbrio perfeito entre as técnicas construtivas da região e as contemporâneas, permitindo uma dielética perfeita entre o corpo do edifício, materiais e paisagem envolvente.

Esta poderosa caixa de escadas em betão faz a ligação entre o piso térreo e o primeiro andar, dividindo ambas as casas. O delicado desenho de paredes e janelas contrapõem-se um jogo harmonioso de geometrias. 

Duas casas em Monção: Casas modernas por JPL Arquitecto
JPL Arquitecto

Duas casas em Monção

JPL Arquitecto

Um poderoso rasgo que conjuga a elipse e o círculo estabelecem o equilíbrio com a paisagem e combinam estruturas, dando aso à imaginação para a utilização deste espaço vazio.

Duas casas em Monção: Casas modernas por JPL Arquitecto
JPL Arquitecto

Duas casas em Monção

JPL Arquitecto

Este é um projecto de duas casas projectadas para o mesmo terreno, numa mesma estrutura, para pai e filho, na região de Monção, a norte de Portugal, e com vistas para o rio Minho.

Atelier Calçada do Correio Velho (2014): Lojas e espaços comerciais  por pedro pacheco arquitectos
pedro pacheco arquitectos

Atelier Calçada do Correio Velho (2014)

pedro pacheco arquitectos

​Noutro patamar encontramos este projecto comercial da autoria do arquitecto lisboeta Pedro Pacheco, que se trata de um restaurante situado na baixa da cidade, de fachada pombalina, e que ocupada todo o piso térreo. 

Restaurante Santa Rita (2011): Espaços de restauração  por pedro pacheco arquitectos
pedro pacheco arquitectos

Restaurante Santa Rita (2011)

pedro pacheco arquitectos

O objectivo latente neste projecto foi o de remodelar o espaço existente, transformando-o num restaurante, mantendo as linhas e qualidades arquitectónicas originais. Tendo em conta que toda a área onde o restaurante está implantado, é a de um espaço aberto, tornou-se necessário criar um elemento que unisse a sala de jantar com a cozinha, que fosse capaz de os separar e ao mesmo tempo interligar. O resultado foi, um projecto que manteve a traça original do edifício, proporcionando um espaço fluído e bastante luminoso.

Apartamento Pedras Negras (2012): Cozinhas minimalistas por pedro pacheco arquitectos
pedro pacheco arquitectos

Apartamento Pedras Negras (2012)

pedro pacheco arquitectos

​Ainda sob a alçada do mesmo arquitecto – Pedro Pacheco, este apartamento apresenta-se no mesmo estilo a que o arquitecto já nos habituou, e é mais uma vez um excelente exemplo de arquitectura. Situado num tradicional edifício da baixa lisboeta, o apartamento possui belas vistas para jardins, assim como um perfeita relação entre os aspectos da arquitectura tradicional lisboeta e os elementos de arquitectura e design contemporâneos. 

​CLÍNICA DENTÁRIA:   por MMVARQUITECTO
MMVARQUITECTO

​CLÍNICA DENTÁRIA

MMVARQUITECTO

Situado no primeiro andar de um edifício localizado centro de Torres Vedras, o objectivo deste projecto passou pela reinterpretação de uma clínica dentária já existente, procurando obter uma nova linguagem e clareza espaciais.

​CLÍNICA DENTÁRIA:   por MMVARQUITECTO
MMVARQUITECTO

​CLÍNICA DENTÁRIA

MMVARQUITECTO

O espaço apela a uma nova imagem, capaz de despertar novas sensações e uma melhor atmosfera de trabalho. O desejo foi o de criar um espaço diferente na cidade, mais calmo, contemplativo, e reflexivo, que chamasse a atenção para a importância do silêncio e para os espaços aparentemente vazios.

​CLÍNICA DA FALA:   por MMVARQUITECTO
MMVARQUITECTO

​CLÍNICA DA FALA

MMVARQUITECTO

Optou-se por uma escolha de materiais vulgares, e desprovidos de qualquer nobreza, como resultado de uma experimentação que faz referência à arquitectura imaterial: o espaço. A utilização de copos reciclados,por exemplo, potenciam os reflexos e vibrações da luz, criando uma atmosfera em constante mutação.

Do arquitecto José Adrião, chega-nos este projecto privado de mais um apartamento no centro de Lisboa. A intervenção teve como objectivo a adaptação e recuperação de um edifício pombalino para uma unidade de apartamentos em regime de aluguer de curta duração.

Situado no gaveto da rua dos Fanqueiros com a rua da Conceição, em plena baixa lisboeta, o edifício teve desde a sua construção no fim do século XVIII grandes alterações que modificaram profundamente o carácter original da maioria das suas fracções.

Como estratégia de projecto e de modo a minimizar custos, decidiu-se aceitar a condição heterogénea do edifício existente. Definiu-se a intervenção como uma nova edição em continuidade com a sua história e incorporando as alterações de diferentes tempos, ponde de parte uma possível operação de restauro. As principais acções determinadas pelo projecto foram: a alteração da tipologia de dois para três apartamentos por piso, a introdução de um elevador, a substituição de todas as infra-estruturas e a conservação de uma parte substancial dos seus elementos construtivos tais como os soalhos, os tectos em saia e camisa, as caixilharias de madeira, os azulejos do exterior e interior e as portas interiores. Os remates necessários e os “remendos” foram assumidos como tal.

Moradia Unifamiliar Alentejo: Casas minimalistas por QUADRANTE Arquitectura
QUADRANTE Arquitectura

Moradia Unifamiliar Alentejo

QUADRANTE Arquitectura

O último projecto que preparamos para si, é o de uma bela casinha num monte alentejano. Situado ​em Grândola, trata-se de uma moradia unifamiliar encomendada ao atelier Quadrante arquitectura, e que possui umas belas vistas sobre a vasta paisagem, para deleite principal do seu proprietário. É sem dúvida um projecto bem conseguido. 


Gostou da selecção que preparámos para si? Esperamos tê-lo satisfeito. Deixe-nos ficar a sua opinião. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!