Como criar a sua sala de cinema em casa

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Private Cinema, dome4u - domotica - integração - engenharia dome4u - domotica - integração - engenharia Produtos eletrónicos Madeira Acabamento em madeira
Loading admin actions …

Ir ao cinema é uma sensação sem igual… A envolvência do som, a qualidade e o tamanho da imagem, a expectativa do enredo e as inevitáveis pipocas fazem as delícias dos amantes do cinema!

Mas, sejamos sinceros, o conforto e a exclusividade da nossa casa tornam as sessões de cinema muito mais aconchegantes e, numa altura em que ficar em casa é quase uma obrigação, esta opção torna-se a alternativa perfeita.

Provavelmente já terá em sua casa as ferramentas necessárias para fazer a sua sala de cinema privada, mas há sempre coisas que podem ser melhoradas. E se tem apenas a comum sala de estar com televisão há muito espaço para desfrutar, só precisa de ver os nossos conselhos de hoje!

Venha com a homify aprender alguns truques para criar a sala de cinema em casa perfeita.

1 – Foco no ecrã

O ecrã deve, obviamente, ser o foco do seu projecto porque não há nada pior do que apanhar um torcicolo para ver o nosso filme favorito!

A disposição dos sofás e poltronas deve confluir para proporcionar o melhor ângulo de visão possível do filme a partir de qualquer localização. Neste projecto da DOME4U – DOMOTICA – INTEGRAÇÃO – ENGENHARIA as convidativas poltronas podem ser voltadas para o ecrã para criar a sala de cinema perfeita.

Também o tamanho de ecrã tem uma importância capital. Há uma tendência para o exagero, pensado que maior é melhor, mas isso não se aplica sempre. O tamanho do ecrã deve ser proporcional ao espaço entre ele e a zona de visualização: – para um ecrã full HD o tamanho escolhido (em centímetros) deve corresponder aproximadamente a 21 vezes a distância em metros entre a zona de visualização e o ecrã. Assim, por exemplo, para 2,5 metros entre o sofá e o ecrã de televisão recomendam-se ecrãs com diagonais até 53 polegadas.

2 – O som

Já se sabe que uma grande parte do apelo dos filmes no cinema são os efeitos sonoros e obviamente pode ser algo difícil de recriar em casa. Mas não impossível! Há excelentes sistemas de som home theater no mercado, com colunas que podem ser dispostas em locais estratégicos da sala para conseguir uma envolvência de som que se aproxima bastante da experiência das salas de cinema.

Claramente os sistemas de excelência têm preços proibitivos, mas pode encontrar no mercado material muito bom a preços razoáveis e depois só precisa de encontrar os locais certos para os colocar, o que nos leva à questão seguinte: – onde colocar as colunas?

Os melhores sistemas de som são por bluetooth, o que evita os incómodos cabos espalhados na sala, e têm um estilo tão bonito que não queremos escondê-lo, no entanto no geral é importante conseguir uma distribuição eficaz e que não seja demasiado evidente. Para o conseguir com total sucesso deve consultar um bom designer de interiores!

3 – A iluminação

A iluminação é outro factor importante para uma boa experiência de sala de cinema. Já reparou como todas as luzes se apagam quando o filme começa? O objectivo é dar todo o destaque às cenas do filme e à iluminação do próprio ecrã.

Em nossa casa podemos não querer a total falta de iluminação ambiente, até porque os ecrãs tendem a não ser tão intensamente luminosos, mas também é importante conseguir uma diminuição dos níveis luminosos durante a tarde ou noite de cinema. Assim, instalar um sistema de controlo e regulação de luz na sua sala de cinema em casa pode ser a chave!

Para as tardes de cinema, em que o sol brilha lá fora e projecta reflexos intensos na televisão, a resposta são as cortinas. Aposte em cortinas mais espessas ou de preferência em duas camadas, que permitam controlar bem a luz que entra no espaço para melhorar a sua experiência de cinema.

4 – O conforto

O conforto é realmente fundamental em qualquer circunstância, mas neste caso impõe-se. A escolha do sofá é determinante!

Escolha um sofá firme mas acolhedor, que permita um bom apoio para as costas durante toda a sessão de cinema. E não se esqueça de arranjar uma mesinha de apoio para as pipocas e as bebidas.

5 – A funcionalidade

Já referimos que planeamento espacial é fundamental para que não apareçam cabos e cada equipamento encontre o seu lugar de forma harmoniosa, mas nunca é demais reforçar. Um móvel feito à medida do seu espaço e das suas necessidades é a melhor solução, seja uma simples sala de estar ou uma exclusiva sala multimédia.

6 – Alternativas

Por fim lembramos que há imensas opções de equipamentos no mercado. Faça uma boa pesquisa antes de decidir a compra.

Tem um espaço dedicado ao lazer? Então veja também as nossas propostas para mesas de bilhar no artigo ’Bilhares Europa – inovação total ao seu dispor’.


Já tem uma sala de cinema em casa? 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista