10 coisas que deve saber para criar o seu home office | homify | homify 10 coisas que deve saber para criar o seu home office
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:2982:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

10 coisas que deve saber para criar o seu home office

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Casa dos Grilos Escritórios modernos por José Tiago Rosa Moderno
Loading admin actions …

O trabalho remoto ou teletrabalho é já uma realidade para muitas pessoas, a tempo inteiro ou parcial. O avanço tecnológico e o mundo globalizado que habitamos assim o permite. Há, ainda, profissionais que, apesar de não trabalharem remotamente, levam trabalho para casa, pelo que precisam de um espaço preparado para o efeito.

Neste momento, como resultado da pandemia COVID-19, centenas de milhares de pessoas, em todo o mundo, estão a fazer teletrabalho, uma situação que, para muitas, é nova. Trabalhar a partir de casa pode ser difícil se não estivermos devidamente preparados. A pensar nisso, decidimos juntar, neste artigo, 10 dicas que julgamos úteis para o ajudar. Depois de as pôr em prática, estamos certos de que entrará em velocidade cruzeiro até as circunstâncias melhorarem.

A ilustrar as 10 ideias, uma delas a pensar nos mais novos, estão 10 projectos levados a cabo por designers de interiores e decoradores portugueses. Pode, também, aproveitar este novo normal que a pandemia nos impôs para conhecer melhor o trabalho destes profissionais e, quem sabe, contar com eles para, futuramente, alterar algumas coisas aí por casa!

Sem mais delongas, passamos às imagens.

1. Identifique aquilo de que realmente precisa para trabalhar

Um décor predominantemente branco... Escritórios modernos por Casactiva Interiores Moderno
Casactiva Interiores

Um décor predominantemente branco…

Casactiva Interiores

O que precisa para trabalhar dependerá, como é natural, do seu ofício. Um designer gráfico, por exemplo, poderá precisar de uma mesa gráfica, de uma impressora, de uma mesa de luz ou de múltiplos ecrãs. Um professor, por seu lado, terá necessidade de ter por perto livros, dossiês, capas com fichas, entre outras coisas. Assim, aconselhamo-lo a fazer uma lista que inclua aquilo que não pode mesmo dispensar para saber o espaço de que precisa para acomodar esses objectos e não ter que estar a pensar no assunto a meio de uma tarefa.

Ao mesmo tempo, remova do espaço de trabalho tudo o que identifica como sendo acessório ou como tralha! São elementos que só o distrairão e, quando o assunto é este, lembre-se que organização é a palavra-chave.

2. Se não tem escritório, escolha o sítio mais sossegado da casa

espaço de trabalho Escritórios escandinavos por Rima Design Escandinavo
Rima Design

espaço de trabalho

Rima Design

O seu home office deve estar inserido num sítio da casa silencioso e que lhe garanta privacidade, especialmente se tiver filhos pequenos. Se não tem escritório, escolha uma divisão da casa que lhe pareça confortável, que não seja tão usada e que tenha uma porta para poder trabalhar sem barulho. Durante a pandemia, esse espaço pode ter que ser improvisado na sala de jantar, no quarto ou até num quarto de hóspedes. Caso não tenha a possibilidade de se isolar numa divisão, sugerimos que pondere a compra de headphones com cancelamento de ruído.

3. Não descure o conforto

Não há nada pior do que estar horas a fio a trabalhar numa secretária demasiado pequena, baixa ou alta e, acima de tudo, numa cadeira desconfortável. Bem sabemos que em tempos de COVID-19, a capacidade de nos adaptarmos é tudo, mas, ainda assim, escolha uma superfície de trabalho que lhe seja conveniente e uma cadeira ergonómica onde possa estar sentado durante várias horas. Se não tem uma cadeira de escritório, pode, por exemplo, usar uma das cadeiras da sala de jantar – que tendem a ser mais confortáveis – ou, então, pode colocar almofadas na cadeira que tem disponível para a tornar mais confortável.

4. Boa iluminação natural e artificial

Escritório Preto no Branco - Depois Escritórios escandinavos por MUDA Home Design Escandinavo
MUDA Home Design

Escritório Preto no Branco – Depois

MUDA Home Design

Trabalhar num ambiente escuro é depressivo e pode, inclusive, torná-lo consideravelmente menos produtivo. Se puder, posicione a sua mesa de trabalho de forma a que esta receba luz natural.

A luz artificial é, também ela, fundamental. Um candeeiro de secretária, com braço e cabeça flexíveis, permitir-lhe-á direccionar a luz para onde precisa, evitando que tenha que esforçar os olhos ou prejudicar a postura. Um candeeiro de pé com cabeça flexível pode, também, ser útil para o efeito caso não tenha um candeeiro de secretária. Se não tem, nem um nem outro, recorra ao candeeiro da mesa de cabeceira. Não é a solução perfeita, mas funciona por um período temporário.

5. Crie um espaço próprio para os seus gadgets

Escritorio em Lisboa Escritórios modernos por LAVRADIO DESIGN Moderno
LAVRADIO DESIGN

Escritorio em Lisboa

LAVRADIO DESIGN

Quando não se tem um chefe ou supervisor por perto, rapidamente nos distraímos ao longo do dia de trabalho. É inegável que, actualmente, os smartphones são uma fonte de distracção, assim como os tablets e outros gadgets. Há estudos sobre o assunto que provam que quando o acesso aos telemóveis é limitado, a produtividade aumenta e não se desperdiça tempo. Por esta razão, aconselhamo-lo vivamente a ter, por exemplo, um cesto onde possa depositar estes objectos. Assim, não está sempre a ver as notificações e, como os gadgets não estarão à vista, acabará por se esquecer deles durante uma boa parte do tempo.

Recordamos, a propósito, que há apps que foram desenvolvidas para ajudar as pessoas a manter o foco. É o caso da app Forest e da app Freedom. São ambas pagas, mas podem dar-lhe jeito se tem mesmo dificuldade em desligar-se!

6. Instale apps e programas que o ajudem a comunicar com os seus colegas

Casa dos Grilos Escritórios modernos por José Tiago Rosa Moderno
José Tiago Rosa

Casa dos Grilos

José Tiago Rosa

As apps que permitem chamadas em teleconferência estão a revelar-se muito úteis neste momento. Falar com os chefes, os colegas e/ou os clientes continua a ser importante. Se trabalha numa grande empresa, porventura já tem uma solução para o efeito. Porém, se ainda está à procura, tome nota das opções que se seguem: Google Hangouts, Zoom Basic, Skype for Business Basic e Cisco WebEx Personal.

7. Um bom router

Um escritório para miúdos e graúdos! Escritórios modernos por Casactiva Interiores Moderno
Casactiva Interiores

Um escritório para miúdos e graúdos!

Casactiva Interiores

Se está a trabalhar sozinho em casa, então o seu router não deverá ser um problema. Contudo, quem está a trabalhar, pela primeira vez, a partir de casa juntamente com o/a parceiro/a e com os filhos a utilizar também a Internet, poderá chegar à conclusão de que é necessário um router que sirva sem falhas a casa e a família toda. Quanto maior for a casa e quantas mais paredes existirem, melhor terá que ser o router. Este pode parecer um detalhe, mas, as falhas constantes na Internet, nomeadamente durante reuniões em teleconferência, podem ser muito frustrantes. Como, de momento, não se pode deslocar a uma loja para comprar um novo router, terá que recorrer ao on-line. Se tiver um amigo que perceba do assunto, aconselhe-se em relação às melhores marcas.

8. Agendas, memoboards e relógio!

Tapete do rato Escritórios modernos por Go4cork Moderno Cortiça
Go4cork

Tapete do rato

Go4cork

As agendas e os memoboards (os que se colocam nas paredes) são excelentes aliados para distribuir os seus afazeres, visualizar os seus objectivos, saber as suas deadlines ou, tão-somente, deixar notas e lembretes.

Ter um relógio na secretária é, também, importante para ir vendo as horas. Quem trabalha a partir de casa, facilmente se perde nas horas, por isso, coloque um relógio na sua secretária ou um alarme no telemóvel para continuar a trabalhar dentro dos seus horários normais. Controlar o tempo é um encorajamento para distribuir as tarefas de forma eficiente ao longo do dia de trabalho.

9. Personalize o seu espaço de trabalho

Residential Building in Lisbon Escritórios escandinavos por Lagom studio Escandinavo Betão
Lagom studio

Residential Building in Lisbon

Lagom studio

Mesmo que seja temporário, pode sempre personalizar o seu espaço de trabalho de forma a torná-lo mais agradável. As plantas, as flores, as molduras com imagens ou fotografias e até as velas de cheiro são alguns dos elementos que pode usar para decorar o seu home office.

10. Um espaço também para os mais pequenos

Os pais trabalham, os filhos estudam. Numa altura, em que as famílias estão sob o mesmo tecto a fazer mil e uma coisas, todos precisam do seu próprio espaço, até os mais pequenos. Quanto mais apelativo for o espaço de trabalho dos seus filhos, menos probabilidade haverá de eles irem para o seu, distraí-lo. Se os seus filhos ainda não têm um espaço de estudo, então não se esqueça de criar um, durante esta quarentena. É fundamental!

Vai pôr alguma destas sugestões em prática? Diga-nos qual... ou quais! 
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!