8 dicas para ter a sua casa organizada (e mantê-la assim!)

sofiapega sofiapega
Marylebone, LEIVARS LEIVARS Quartos modernos
Loading admin actions …

Hoje em dia, uma família comum apresenta o seguinte cenário: pais e filho ou filhos, ambos os pais trabalham, os filhos andam na escola e todos se encontram em casa ao fim do dia, vivendo um ritmo de vida bastante acelerado e ocupado. Não quer que dizer que todos os casos sejam assim, mas a grande maioria é. Com este estilo de vida, pode ser muito difícil encontrar tempo ou vontade para manter a casa organizada e limpa, no meio de tantas responsabilidades diárias que já se têm, como fazer o jantar ao chegar a casa ou fazer os trabalhos de casa/estudar para os testes, no caso das crianças.

No entanto, essas tarefas todas que obrigatoriamente tem de realizar, tornam-se muito mais fáceis e a sua casa estiver organizada e arrumada. E mantê-la desse modo não é tão difícil quanto julga. Ao longo deste artigo vamos mostrar-lhe oito dicas muito simples que vão fazer toda a diferença para que a sua casa se torne um local melhor. Vai gostar mais de chegar a casa, estar com a sua família e aproveitar tudo o que ela lhe pode trazer de bom sem estar quase sem espaço para se mexer ou com tudo amontado sem se lembrar onde pôs isto ou aquilo. Continue a ler, pois este artigo será uma verdadeira ajuda!

Prepare-se para os seus convidados

Em segundo lugar, outra grande motivação para arrumar a sua casa é pensar nos convidados que pode receber em sua casa. Ninguém gosta de receber convidados e ter a casa desarrumada ou suja. Por isso, sempre que estiver com preguiça para se dedicar a arrumar a sua casa, pense que tem saudades de reunir os seus amigos para uma boa jantarada ou a família para um almoço de domingo e que, para isso tem de ter a casa impecável. A cozinha deve também estar muito organizada, porque fazer comida para um grupo grande de pessoas é diferente de fazer comida só para uma média de quatro pessoas (a família que mora consigo), exigindo muito mais espaço e organização.

Faça listas

Bespoke oak larder homify Cozinhas campestres

A primeira dica que lhe damos é que faça listas! Listas, listas e mais listas. Checklists, to do lists… Desde listas antes de ir ao supermercado, para saber o que realmente precisa e lhe falta em casa, evitando que compre coisas a mais que acabam por ficar amontoadas nas bancadas; até listas sobre o que tem para fazer durante a semana e não se pode mesmo esquecer; até mesmo listas daquilo que quer deitar fora ou manter em casa. As listas ajudam sempre, qualquer pessoa. Se quer ter, por exemplo, a sua dispensa tão organizada quanto o armário da fotografia, as listas são o grande auxílio para que isso se concretize, acredite. Aliás, quase todas as dicas que lhe daremos para que a sua casa se torne mais organizada, mais facilmente se realizam com a ajuda de listas. A verdade é que se escrevermos as coisas, já não temos a desculpa do “esqueci-me”!

Venda o que não usa nem precisa

Marylebone, LEIVARS LEIVARS Quartos modernos

Pois bem, este é um tópico essencial para que não ocupe espaço de arrumação em sua casa com coisas que já não usa nem precisa. Todos nós temos sapatos e peças de roupa que não usamos há anos e anos e que estão só a ocupar espaço. Porque não dá-las a alguém ou, no caso de estarem já em mau estado, pôr na reciclagem? Um bom truque fazer uma separação em três partes: o caixote para doação/venda, o caixote para coisas que vão para o lixo e o caixote das coisas que poderá a vir gostar um dia.

O primeiro “caixote” do qual lhe falamos é exatamente o da doação. A verdade é que apesar de termos mil e uma coisas no nosso roupeiro/closet de que já não gostamos, há de certeza muita gente que pode gostar e até mesmo precisar dessa roupa! Por isso, se achar que tem roupa que não se enquadre já no seu estilo, ponha-a dentro desse caixote. Depois, leve a uma instituição/associação ou, se quiser fazer antes ainda outra selecção, pode até mesmo dar a familiares ou amigos e só depois, o que sobrar, às instituições. Outra ideia é vender a roupa, online por exemplo, e ainda faz um dinheirinho! Verá que uma grande parte do seu closet fica automaticamente liberta.

O segundo caixote que lhe propomos é o da roupa que neste momento não lhe serve, mas que você acha que poderá um dia vir a servir. Não se alongue muito neste caixote, seja realista! Se não serve mesmo e dificilmente voltará a servir, opte pelo caixote da doação.

O terceiro caixote é o da “roupa sem solução” ou, por outras palavras, o da roupa que vai para a reciclagem (sim, já há reciclagem para roupa!). Não vai dar a alguém uma peça de roupa que você já não usa porque está estragada ou velha certo? Por isso, infelizmente, há roupa que já não tem solução a não ser ir para o lixo… Muitas vezes pode é optar por utilizar alguns tecidos para panos para limpar o pó ou algo do género, em que não é necessário que o tecido esteja muito bonito ou em bom estado!

Guarde coisas sentimentais numa caixinha

Outro caixote que lhe vamos sugerir que tenha, aparte da roupa, é o caixote das coisinhas sentimentais. Há muitas coisas que não têm de estar à vista, porque têm um significado especial para nós e se pusermos tudo à vista a decoração fica confusa e demasiado pesada. Estantes como a da fotografia, do chão ao tecto, podem ser outra solução para colocar expostos alguns objectos pelos quais temos um carinho especial, mas não todos, só alguns!

Cada coisa no seu sítio

Seja na cozinha, na sala, no escritório, no quarto ou na casa de banho, cada coisa tem o seu sítio. Na cozinha, por exemplo, não vai misturar produtos de limpeza com produtos alimentares. No escritório, não deve misturar no mesmo dossier documentos do trabalho com documentos de carácter familiar e pessoal. No quarto, não deve juntar, na mesma gaveta, pijamas e tshirts para o dia a dia, ou pendura no mesmo cabide umas calças de ganga e um vestido. Se cada coisa estiver no seu sítio, tudo se torna mais fácil de usar.

Invente arrumação

Invente arrumação em todo o lado! Isto não significa que deve ter muitos objectos à vista ou as gavetas e armários a abarrotar. Chegámos a cozinha para lhe mostrar uma ideia tão fácil e eficaz para arrumar alguns instrumentos que usa diariamente na cozinha e que devem estar à mão a qualquer altura. Um “tubo” de metal ou alumínio na sua parede, mais uns ganchos para pendurar cada utensílio, é quase um total DIY (faça por si próprio) que lhe fica muito económico e resulta na perfeição.

Deite fora todos os papéis

O escritório é talvez um dos espaços onde mais a confusão se instala. Papéis por todo o lado, restos de borracha, aparos de lápis… Isto tem de ser resolvido! Uma boa limpeza ao seu escritório implica que deite fora todos os papéis de que já não precisa – pequenos rascunhos que fez, talões de compras que já não lhe interessam… Se quer ter uma secretária limpa e organizada como a da fotografia, um projecto bem português do atelier MUDA HOME DESIGN, tem de começar por algum lado. Faça, mais uma vez, uma lista!

Recompense-se

homify Quartos modernos Camas e cabeceiras

Por último, recompense-se. Depois de ter toda a sua casa arrumada, organizada e limpa, refresque-a com o fantástico aroma de um bonito ramo e flores em cada divisão, trazendo tranquilidade, frescura e bom gosto à sua casa.

Qual das dicas achou mais útil? Diga-nos nos comentários!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista