Casa-estúdio musical aberta para um belo jardim

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Jardins da Música, Maia e Moura Arquitectura Maia e Moura Arquitectura
Loading admin actions …

São muitos os profissionais portugueses que levam o nome do país além fronteiras. Na homify, não faltam projectos de ateliers nacionais que desenvolvem trabalhos em países europeus, no Brasil e em África, designadamente em Moçambique e em Angola. Hoje, é para Maputo que viajamos, mesmo sem sair do lugar, para lhe dar a conhecer o projecto baptizado como Jardins da Música que diz respeito a uma casa-estúdio musical que se relaciona com um bonito jardim.

Por detrás deste trabalho, está o gabinete Maia e Moura Arquitectura que possui uma carteira de projectos em mercados díspares. Entre eles, há projectos de habitações unifamiliares, de complexos comerciais, de escritórios, de hotelaria e de desenho urbano. Alguns destes trabalhos foram desenvolvidos em parceria com outros gabinetes, numa simbiose de saberes que muito contribuiu para a sua valorização.

Venha conhecer um dos trabalhos da empresa.

Vista frontal nocturna

Este projecto é-nos apresentado em imagens tridimensionais que nos permitem ver de um modo muito realista como a casa vai ficar depois de construída.

A casa-estúdio musical abre-se em claustro em torno de uma piscina. Do lado esquerdo, o volume aberto acomoda a sala e a cozinha, disciplinadas pela parede de massa que, na sua irregularidade, vai abrindo nichos. Do lado direito, estão os quartos.

Os jardins envolvem e emolduram a casa e criam vários ambientes: da alameda de acesso à casa, que culmina na piscina, até aos jardins posteriores que se intrometem entre a casa e o estúdio.

Esquiço volumétrico, plantas e vista frontal

Na imagem acima, os primeiros traços da obra. À esquerda, vemos como o interior da casa se organiza – com a sala e a cozinha unidas num plano aberto – e, à esquerda, deparamo-nos com um volume mais compartimentado para dar lugar aos quartos. A casa forma um U e os volumes surgem unidos por um corredor de vidro que lhe empresta leveza e um toque etéreo à casa, deixando que ela se integre com o cenário natural que a circunda.

As superfícies envidraçadas e o ripado que protege as janelas

A presença translúcida do vidro gera uma atmosfera espaçosa e agradável no interior da casa e permite que se veja de dentro para fora e vice-versa. Assim, o espaço habitacional e a natureza formam uma unidade. Para além da abertura franca com o jardim, o vidro também permite que a luz natural invada os ambientes, no interior.

No entanto, e como a privacidade e o resguardo são fundamentais, os arquitectos optaram por filtrar o volume dos quartos com pau-a-pique, uma técnica milenar africana, também conhecida como taipa de mão ou taipa de sopapo que consiste no entrelaçamento de madeira, por norma bambu, amarradas por cipós, originando um painel perfurado. É, na verdade, uma espécie de ripado, mas com um ar mais rústico que gera um contraste interessante com a arquitectura moderna do imóvel.

Chamamos, ainda, a sua atenção para o uso do vermelho, uma cor que se harmoniza com o exotismo da cidade onde a casa se insere: Maputo.

Vistas da zona frontal

A zona central é ocupada pela piscina que assume um papel de protagonismo já que todas as áreas se abrem para esta zona intimista. A piscina está como que integrada na própria estrutura da casa e conta com a iluminação proporcionada pelos spots LED embutidos. Na imagem da direita, percebemos que perspectiva se tem do exterior, a partir dos quartos, e como o pau-a-pique funciona nas janelas.

Vista do estúdio

Terminamos com o volume que dá nome ao projecto: o estúdio musical cujo formato, com linhas sinuosas, nos lembra o corpo de uma guitarra. O laranja é uma cor estimulante e apelativa, como também o é a música. Trata-se de uma cor cálida e luminosa que foi aqui usada numa tonalidade saturada e alegre que vai ao encontro da alma do país. No relvado, não faltarão pontos de luz que porão em evidência a arquitectura da casa e o laranja das paredes.

A entrada para o estúdio faz-se por via de um pequeno lance de escadas.

Em baixo, os contactos da Maia e Moura Arquitectura:

  • Morada: R. Cândido dos Reis 71, 2º andar / 2780 Oeiras, Portugal
  • Contacto telefónico: +351 91 999 671 2

Recomendado: 10 projectos de arquitectura paisagística para nos inspirar

Deixe-nos a sua opinião sobre este projecto cheio de alma e carácter! 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista