10 projectos de arquitectura paisagística para nos inspirar | homify

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

10 projectos de arquitectura paisagística para nos inspirar

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Jardíssimo - Taroca, Lagoa Jardins modernos por Jardíssimo Moderno
Loading admin actions …

Quem tem um espaço exterior, muitas vezes, nem sabe a sorte que tem! O contacto com a natureza é um privilégio raro nos tempos que correm, sobretudo nas selvas de betão das grandes cidades.

Mas ter um jardim ou um simples espaço exterior nem sempre é sinónimo de conforto e beleza. A verdade é que muitas vezes esses espaços de privilégio são descuidados e pouco atraentes quando não devia ser assim, mesmo se os recursos são poucos.

A Primavera é a época certa para pensar no seu jardim, em especial nas funcionalidades que vão para além das plantas e das flores. É altura de preparar o Verão, os churrascos e os banhos de sol, e para o inspirar a homify traz-lhe hoje dez projectos de arquitectura paisagística que têm detalhes cheios de interesse e ideias. São dez imagens perfeitas que o vão fazer evadir das paredes de sua casa, nem que seja em pensamento, venha vê-las!

1 – Uma pérgula

Uma pérgula é uma ideia maravilhosa para o verão e pode ser uma adição perfeita para melhorar, ainda mais, a estética da fachada da sua casa. Ela pode ser instalada anexada à fachada ou destacada dela, servindo para criar um espaço sombreado onde pode instalar todas as comodidades que lhe permitem usufruir do seu jardim, pátio ou quintal em toda a plenitude.

Neste projecto lindíssimo, da MARIA MAYER | INTERIOR & LANDSCAPE DESIGN, a pérgula é uma parte fundamental da própria construção e um instrumento valiosíssimo para atingir a imagem de cottage garden que se pretendia, unindo-se ao jardim em forma e função para criar uma paisagem de sonho.



2 – Um espelho de água

Vista geral da Praça Jardins minimalistas por JCP + CM Arquitectos Minimalista
JCP + CM  Arquitectos

Vista geral da Praça

JCP + CM Arquitectos

Este projecto da JCP + CM ARQUITECTOS não é de arquitectura paisagística residência, mas não deixa de ter ideias valiosas para o seu espaço de exterior.

A calçada portuguesa é um pavimento de exterior super decorativo e resistente, que tornará o seu pátio mais fácil de manter, além de proporcionar uma imagem única. Por outro lado, manter o chão pavimentado vai permitir-lhe criar um look minimalista que destaca a sua casa.

Mas o espelho de água é o grande destaque que lhe queremos sugerir nesta imagem. Já sabemos que a piscina é o sonho máximo, mas não tem de ser uma piscina para ser um espelho de água que torna a sua casa mais luminosa e fresca… Um lago ou uma fonte são espelhos de água perfeitos, mas evite planeá-los sozinho!

Lagos, piscinas ou outros equipamentos com água mal planeados e mal executados são grandes fontes de problemas e despesas, já para não falar de poderem arruinar todo o estilo de um jardim. Contrate um arquitecto paisagista!


3 – Preparando as vistas

Um bom projecto de paisagismo deve ser capaz de valorizar aspectos positivos da propriedade e disfarçar os lados menos bons para criar uma paisagem agradável no seu todo. A escolha das espécies vegetais pode ter um peso significativo no cumprimento destes objectivos.

No projecto a que pertence a imagem acima, o espaço original tinha uma árvore grande plantada para fazer desaparecer um telhado pouco estético numa propriedade anexa, mas a árvore cresceu tanto que acabou por cortar também a amplitude visual e a bonita vista que o terreno tem. Os profissionais não descartaram a solução, no entanto, a grande árvore foi substituída por duas árvores de crescimento lento e dimensões mais reduzidas que, devidamente tratadas, irão tapar somente o suficiente para fazer desaparecer as áreas indesejadas.

4 – Aproveitando as sombras

Jardíssimo - Taroca, Lagoa Jardins modernos por Jardíssimo Moderno
Jardíssimo

Jardíssimo – Taroca, Lagoa

Jardíssimo

Tem uma árvore autóctone no seu jardim ou pátio? Transforme-a no centro das atenções! Ninguém disse que a vegetação dos espaços exteriores devia ser toda replantada. Aproveitar árvores preexistentes e tratá-las é a maneira ideal de ter um jardim bonito e mais fácil de manter, porque as nossas espécies estão adaptadas às condições climatéricas locais.

Pode ser um pinheiro, uma oliveira, uma laranjeira ou outra espécie… Coloque umas cadeiras junto dela e terá uma sala de estar exterior com sombra natural e fragrante. Mas não se esqueça de incluir esse elemento no resto do espaço para que a paisagem fique mais harmoniosa. Repare na forma majestosa como este pinheiro manso foi enquadrado pelos elementos do projecto idealizado pela JARDÍSSIMO!

5 – Jardim e horta num só

O paisagismo tem o objectivo claro de adaptar a paisagem às necessidades humanas, procurando sempre a beleza e o equilíbrio, e isso implica encontrar soluções que possam ser práticas e bonitas!

Foi isso que o gabinete MARIA MAYER | INTERIOR & LANDSCAPE DESIGN conseguiu no projecto onde se inclui a imagem acima. Canteiros bonitos, coloridos e variados, onde a madeira reforça o tom rústico, e que além do mais ainda são muito úteis para o paladar, estando recheados de legumes saudáveis.

6 – Mantendo a estética depurada, dando destaque à construção

Cinco Terraços e um Jardim Jardins modernos por Corpo Atelier Moderno
Corpo Atelier

Cinco Terraços e um Jardim

Corpo Atelier

Paisagismo também significa depurar a paisagem de elementos desnecessários, remetendo-se o minimalismo para dar primazia ao elemento construído, como se pode ver neste projecto da CORPO ATELIER.

7 – Incrementando a estética global

Villa Almancil Jardins minimalistas por Jardíssimo Minimalista
Jardíssimo

Villa Almancil

Jardíssimo

Se gosta de ser diferente e de tornar tudo à sua volta numa obra de arte, o paisagismo tem a solução para si. Veja este projecto da JARDÍSSIMO, onde as áreas ajardinadas e o pavimento formam padrões geométricos aleatórios e super decorativos.

8 – Paisagismo funcional

Smartflower - O primeiro sistema de energia solar "all in one" do Mundo Jardins modernos por Magnific Home Lda Moderno
Magnific Home Lda

Smartflower – O primeiro sistema de energia solar all in one do Mundo

Magnific Home Lda

Já temos falado bastante do lado funcional do paisagismo, mas este projecto da MAGNIFIC HOME LDA leva esse conceito à perfeição. A paisagem natural reduz-se e minimiza-se para dar destaque a esta estranha flor gigante… Já percebeu o que é?

Esta flor chama-se Smartflower e é o primeiro sistema de energia solar all in one do Mundo, rodando e adaptando-se à rotação da terra para optimizar a recolha de energia. O seu formato é também muito decorativo, sendo quase um acessório de jardim, mas com uma função sublime para o ambiente.


9 – Escolhas ponderadas e bonitas

Casa Capricórnio Jardins modernos por Jardíssimo Moderno
Jardíssimo

Casa Capricórnio

Jardíssimo

Na era do alerta para o cuidado com o meio ambiente, o jardim assume uma importância significativa, sobretudo por causa do gasto de água e da adubagem. Neste contexto, o paisagismo consegue criar composições vegetais e construtivas, com plantas com poucas necessidades de manutenção e sombreamentos estrategicamente colocados para minimizar os gastos de água, como fez a JARDÍSSIMO no projecto da imagem acima.

10 – Paisagismo na vertical

Praça central do projecto de habitação colectiva Kerautret-Ducamp Jardins modernos por OGGOstudioarchitects, unipessoal lda Moderno
OGGOstudioarchitects, unipessoal lda

Praça central do projecto de habitação colectiva Kerautret-Ducamp

OGGOstudioarchitects, unipessoal lda

Os jardins verticais são a novidade mais recente do paisagismo, nomeadamente do paisagismo urbano, ao permitir introduzir um pouco de natureza e de verde em espaços bastante exíguos. Repare na beleza deste pequeno pátio entre prédios, criado pelo OGGOSTUDIOARCHITECTS, UNIPESSOAL LDA.

Eis mais sobre paisagismo no artigo ’Paisagismo – a arte de moldar a paisagem natural ao seu gosto pessoal’.


Qual destas ideias se aplica ao seu jardim?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!