10 maneiras de usar mármore dentro de casa | homify 10 maneiras de usar mármore dentro de casa

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

10 maneiras de usar mármore dentro de casa

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Janelas de S. Bento, Porto - SHI Studio Interior Design por ShiStudio Interior Design Escandinavo
Loading admin actions …

Elegante e atemporal, o mármore seduz desde os tempos mais antigos. Adornando as mais belas vilas romanas. Evoluiu e tornou-se o melhor aliado de muitos arquitetos e designers de interiores. Sem dúvida que, o mármore evoca luxo. O seu brilho aumenta os volumes, ao mesmo tempo que, traz leveza pelas suas tonalidades mais claras.

O mármore combina perfeitamente nos estilos clássico e tradicional, mas também nos espaços contemporâneos, o que o torna muito versátil.

De facto, o mármore é uma rocha metafórica, o que torna cada fragmento único, tornando-o um material atemporal. Pode ser instalado na cozinha, na casa de banho, sala de estar ou outra divisão de casa, em pequenos apontamentos ou na totalidade. Há quem use o mármore em itens decorativos ou peças de mobiliário. Enfim, a escolha é vasta e, como tal, reunimos várias imagens inspiradoras de profissionais registados na homify.

Ora, inspire-se nestes projetos!

1. Mesa

Olivier Sapateiros – Lisboa Salas de jantar rústicas por Staging Factory Rústico
Staging Factory

Olivier Sapateiros – Lisboa

Staging Factory

Uma mesa de jantar em mármore é ter, sem dúvida, uma peça para toda a vida. Irá sempre adaptar-se às várias decorações e será bastante resistente ao uso diário.

Como pode ver, a mesa confere uma elegância incrível ao ambiente, além de que, a sua cor clara permite reforçar a luz no espaço. Uma excelente combinação entre as várias peças ecléticas.

2. Ilha de cozinha

CASA RD1 - Moradia na Quinta do Peru – Projeto de Arquitetura por Traçado Regulador. Lda Moderno Madeira Acabamento em madeira
Traçado Regulador. Lda

CASA RD1 – Moradia na Quinta do Peru – Projeto de Arquitetura

Traçado Regulador. Lda

O mármore é um material bastante requisitado na cozinha, nomeadamente, pela sua resistência e elegância.

Contudo, hoje em dia, encontramos alternativas que imitam o mármore tal como o porcelanato, corian, vinil, quartzo, silestone, entre outros. Podem ser soluções mais baratas ao mármore mas não são pedras naturais.

3. Parede backsplash

Sala | Cozinha - Janelas de S. Bento, Porto - SHI Studio Interior Design por ShiStudio Interior Design Escandinavo
ShiStudio Interior Design

Sala | Cozinha – Janelas de S. Bento, Porto – SHI Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

Se gostar de mármore mas não puder (ou quiser) revestir totalmente a sua cozinha com este material, pode optar apenas por alguns apontamentos no espaço, de forma a criar contraste. Por exemplo, uma cozinha moderna ficará lindamente com mármore na parede backsplash e/ou bancada. Além disso, é uma forma de ter esse espaço com bastante utilidade, mais resistente e atemporal.

Vemos, neste exemplo, como o mármore foi alternado entre a parede backsplash e a parede do bar da cozinha. Neste caso, o mármore permitiu criar contraste entre os vários materiais, conferindo bastante elegância e sobriedade.

4. Parede lareira

Moradia Unifamiliar T3 - Lordelo-Paredes Salas de estar modernas por Esboçosigma, Lda Moderno
Esboçosigma, Lda

Moradia Unifamiliar T3 – Lordelo-Paredes

Esboçosigma, Lda

Para destacar um espaço ou uma área da casa, por que não usar um material tão nobre como mármore? Todo o espaço fica com outra dinâmica. Por exemplo, pode revestir a parede da lareira com mármore, para criar destaque nessa zona tão especial da sala.

Chamamos a sua atenção para a delicadeza deste material. De facto, o mármore não é muito resistente contra ácidos, podendo perder o seu brilho ou ficar manchado, nomeadamente quando é exposto a vinagre, limão ou a outros produtos abrasivos de limpeza.

5. Piso

Apartamento Olivais Salas de estar minimalistas por nmdarq Minimalista
nmdarq

Apartamento Olivais

nmdarq

Apostar num piso com mármore é ter a certeza que o espaço ficará grandioso, digno de um palácio. Se optar pelo mármore carrara, o ambiente ficará bem mais luminoso, uma vez que, o branco é refletor de luz. Além disso, o acabamento brilhante reforça toda a luz natural, provinda do exterior.

Note que, em muitos casos, a pedra de mármore apresenta uma leve perda de brilho, por isso, poderá precisar de uma restauração ou limpeza para realçar o brilho natural da pedra.

6. Paredes

O mármore é um material leve que, por isso, é ideal para revestir paredes. Além disso, numa casa de banho é muito prático do ponto de vista da manutenção, Mas atenção, esta deve ser feita com produtos delicados, tal como o bicarbonato de sódio e água, por exemplo.

Além disso, e como pode conferir no projeto da casa de banho acima, o mármore nas paredes confere imensa elegância e modernidade. É fácil de conjugar com peças sanitárias modernas.

7. Bancada do móvel da casa de banho

Uma vez que o mármore é um material um pouco dispendioso, nem sempre é possível usá-lo em vários metros quadrados. Contudo, se gostar muito deste material pode aplicá-lo num apontamento, tal como na bancada da sua casa de banho. É subtil mas faz toda a diferença no resultado final.

8. Bancada de cozinha

Remodelação T2 . Bairro de Alvalade, Lisboa Cozinhas ecléticas por BL Design Arquitectura e Interiores Eclético
BL Design Arquitectura e Interiores

Remodelação T2 . Bairro de Alvalade, Lisboa

BL Design Arquitectura e Interiores

Uma bancada de cozinha com mármore é uma solução elegante e intemporal. Combina com cozinhas tradicionais, mas também modernas.

9. Revestimento chão + paredes

Casas de banho - Smile Bath Casas de banho modernas por Smile Bath S.A. Moderno
Smile Bath S.A.

Casas de banho – Smile Bath

Smile Bath S.A.

Aqui, pode ver um projeto onde usaram o mármore mais intensivamente, nomeadamente, nas paredes e chão. O resultado está harmonioso e não ficou, de todo, sobrecarregado.

Não hesite em contratar um profissional especializado para esse tipo de revestimento.

10. Peças de mobiliário e decorativas

Mesa de apoio redonda com estrutura em metal preto Tampo, prateleira e base em mármore cerâmico Round support table with structure in black metal. Ceramic marble top, shelf and base. por Intense mobiliário e interiores; Moderno
Intense mobiliário e interiores;

Mesa de apoio redonda com estrutura em metal preto Tampo, prateleira e base em mármore cerâmico Round support table with structure in black metal. Ceramic marble top, shelf and base.

Intense mobiliário e interiores;

Vasos, candeeiros, mesas, estantes… serão excelentes alternativas para trazer requinte à sua casa. Se quiser entrar na tendência do mármore, sem entrar em grandes obras, pode optar por estas opções.

Esta peça é portuguesa e é lindíssima!

Para mais informações, deve clicar por cima de cada imagem.

Gosta de ver mármore nos interiores de casa?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!