Os segredos de uma sala de estar incrível

anadomenti anadomenti
Loading admin actions …

Focados apenas na decoração de interiores, hoje iremos apresentar-lhe o exemplo daquilo que será a decoração perfeita para uma sala de estar. Mais do que a linguagem arquitectónica ou o saber ou não saber conjugar texturas, cores ou formas, o segredo reside na sofisticação e na forma como dispõe as peças. Este projecto de arquitectura de interiores realizado por Jorge Cassio Dantas Lda é o exemplo perfeito para levá-lo numa viagem extraordinário pelo mundo da arquitectura de interiores. Está preparado?

A cor

Mais do que as peças que escolhe para a decoração da sua sala de estar uma das questões principais que devia colocar a si próprio é — que cor deverei eu usar na definição deste espaço? Em vez de escolher uma cor da moda , deveria focar-se nas cores que realmente gosta e nos tons que o definem. Se é uma pessoa séria (ou melhor, não muito extrovertida) podemos dizer que os tons neutros são os tons indicados para si. Tal como pode observar na imagem, e ao contrário do que muita gente pensa, os tons neutro não tornam um espaço aborrecido!

Os reflexos

Para dar um maior ênfase à linguagem luxuosa utilizada nesta sala, os reflexos criados através das várias peças de mobiliário ou decorativas são os principais culpados. Aqui, o foco principal é a mesa de centro em madeira que ao estar envernizada, reflecte as peças que suporta. Também os próprios elementos decorativos reflectidos na mesa de centro reflectem eles mesmos outras superfícies fundindo assim os vários elementos que definem este espaço. 

Para além dos elementos decorativos, os reflexos são também eles produzidos através da luz natural ou artificial que definem um espaço. 

As texturas

E no que toca a enriquecer um espaço, o segredo está claramente nas texturas utilizadas. Em vez de focar-se no match ideal entre as peças, pense na forma como estas se articulam entre si. Uma sala rica não é necessariamente uma sala com mobília caríssima ou quadros de renome, é uma sala que mistura peças improváveis. E nesta sala de estar, para além da textura lisa das paredes foram utilizados inúmeros e diferentes materiais têxteis nos sofás, almofadas, cortinas e tapete, elementos em madeira com acabamento mate ou envernizado, diferentes texturas metálicas em aço ou alumínio, e também elementos da natureza.

Continuidade visual

Mais do que objectos carismáticos, os espelhos são um elemento chave para tornar um espaço mais amplo quando se trata de relações visuais. Ao utilizar um espelho numa parede completa de um espaço ou parcialmente mas desde o rodapé até ao tecto, um espaço ganha automaticamente o dobro do tamanho. Para além da continuidade visual, duplica os elementos decorativos e peças de mobiliário utilizadas tornando-o assim mais rico e cheio de vida. 

Nesta imagem concretamente, o espelho reflecte a sobriedade da paleta cromática utilizada para a definição deste espaço onde prevalece a estética clássica, mas também moderna e funcional. 

Uma extensão do espaço

E para finalizar a descrição deste espaço, nada melhor do que dar-mos um salto ao exterior. Para além dos truques apresentados anteriormente, um dos truques para tornar uma sala de estar num espaço incrível é a sua extensão para o exterior (quando esta extensão é possível). Assim, para além dos elementos decorativos, a sala de estar passa a estar também definida pela natureza. De repente, o jardim deixa de ser o jardim e passa a fazer parte da sua sala de estar. 

Neste caso específico, a sala extende-se para o exterior para um espaço de refeições ao ar livre. Aqui, a utilização do deck em madeira permite uma continuidade visual do espaço interior com o exterior e em conjunto com a mesa em madeira e com as almofadas tornam este espaço num lugar muito especial.

E você? Tem alguns truques para decorar a sala de estar que queira partilhar connosco? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!