7 trabalhos em madeira que só vai querer confiar ao seu carpinteiro | homify

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

7 trabalhos em madeira que só vai querer confiar ao seu carpinteiro

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Moradia Unifamiliar, Vila Franca de Xira Corredores, halls e escadas modernos por Nuno Ladeiro, Arquitetura e Design Moderno
Loading admin actions …

Há momentos na vida em que nos arrependemos amargamente de decisões que tomámos por impulso, e a decoração e o design de interiores são das áreas onde isto é mais frequente.

Embora as consequências possam não ser demasiado graves e sejam passíveis de correcção, já todos chorámos o dinheirinho gasto num móvel que não cabe ou não fica bem, num acessório que ficava bem na loja mas não na nossa sala. Ou, pior ainda, na escolha da cozinha, porque não ficou bem feita, porque não tem a funcionalidade de desejávamos ou mesmo porque a estética não era a sonhada!

A verdade é que há trabalhos que só devem ser feitos por profissionais qualificados, e nós na homify temos exemplos de sobra. Por isso, hoje queremos falar-lhe de alguns exemplos de projectos em madeira que apenas deve confiar a um carpinteiro de confiança sob pena de ficar com um serviço muito aquém das suas necessidades. Venha descobri-los!

1 – Cozinhas

COZINHA ALVIC LUX PLUS Cozinhas modernas por Paulo José Santos, Lda. Moderno
Paulo José Santos, Lda.

COZINHA ALVIC LUX PLUS

Paulo José Santos, Lda.

Começamos por pôr o dedo directamente na ferida – falamos de cozinhas! Se há espaço onde a qualidade do trabalho de carpintaria é fundamental ele é certamente a cozinha. Obviamente, um bom design de cozinhas é imprescindível, mas tem de vir sempre acompanhado de uma execução sem falhas, para para que a funcionalidade seja apoiada por resistência e durabilidade!

Também a escolha dos materiais deve ser muito bem estudada, tendo em conta a imagem, a resistência e a durabilidade.

Um trabalho de carpintaria de qualidade vai assegurar que os materiais escolhidos são bem manuseados e trabalhados, garantindo o cumprimento do planeado em design, o cumprimento das medidas e formas e a selagem de todas as juntas e uniões.

Por todos estes motivos, nunca caia na tentação de entregar a execução da sua cozinha a profissionais sem as devidas garantias ou a curiosos porque lhe fizeram um preço atraente! Certifique-se de que o carpinteiro escolhido tem experiência, certificações e boas críticas para minimizar a possibilidade de erros.


2 – Estruturas para edifícios, telhados ou outras

Coberturas em telha e madeira com isolamento térmico em aglomerado de cortiça Paredes e pisos rústicos por Arq2T. Atelier Rústico
Arq2T. Atelier

Coberturas em telha e madeira com isolamento térmico em aglomerado de cortiça

Arq2T. Atelier

Acha que se desenrasca bem com madeira, uns pregos e um martelo? Nós acreditamos! Mas será tão bom que é capaz de fazer uma estrutura resistente e tecnicamente correcta para um telhado?

Não querendo colocar as suas aptidões em cheque, nós duvidamos um pouco. A não ser que faça da carpintaria profissão, o mais certo é ter algumas noções mas não ser capaz de executar trabalhos com esta dimensão e complexidade.

Mesmo que seja apenas um tecto falso ou uma pérgula para o jardim, o mais correcto é evitar aventuras dispendiosas e contratar um profissional!

3 – Revestimentos de parede

Deseja ardentemente um revestimento em ripado de madeira como este da autoria do gabinete NUNO LADEIRO, ARQUITETURA E DESIGN? É natural, é um trabalho maravilhoso e cheio de carácter que marca a imagem de todo o espaço. Mas, antes de pensar que consegue fazer algo assim com facilidade e que bastam algumas tábuas pintadas e envernizadas, deixe-nos dissuadi-lo!

Podem até ser tábuas alinhadas e presas à parede através de pregos, parafusos ou cola, no entanto, este trabalho exige o rigor e a exactidão de um bom profissional… Desde a escolha da madeira, ao seu tratamento e preparação até à colocação na parede e acabamento, é um mundo de trabalho de precisão que passa por alinhar bem as traves, dar-lhes a mesma espessura e fazer desaparecer os elementos de fixação. Tem a certeza que está preparado?


4 – Móveis à medida

Remodelação T2 . Bairro de Alvalade, Lisboa Corredores, halls e escadas ecléticos por BL Design Arquitectura e Interiores Eclético Madeira Acabamento em madeira
BL Design Arquitectura e Interiores

Remodelação T2 . Bairro de Alvalade, Lisboa

BL Design Arquitectura e Interiores

Este é um dos erros mais comuns na decoração e design de interiores: – comprar um móvel no mercado normal e improvisar a sua inserção no espaço disponível, forçando muitas vezes essa composição. Claro, é um erro que se corrige, mas gasta dinheiro e paciência até encontrar o móvel perfeito, quando a solução está mesmo à mão: – contratar um carpinteiro e mandar fazer um móvel à medida!

Neste processo é importante ter em atenção o design, por isso, se conseguir um profissional especializado em design de mobiliário com produção de carpintaria ou um carpinteiro com uma parceria com um designer.

5 – Portas e janelas

Um projecto DIY é sempre entusiasmante, mas se esse projecto envolver construir uma porta ou caixilhos para janelas, desista enquanto é tempo! O alinhamento das peças, a precisão dos ângulos, os encaixes e a imensa quantidade de detalhes envolvidos na criação destes elementos tornam este, um trabalho especializado, que deve ser entregue a um arquitecto.

6 – Divisórias vazadas e biombos

Casa do Zambujal Corredores, halls e escadas modernos por André Pintão Moderno Madeira Acabamento em madeira
André Pintão

Casa do Zambujal

André Pintão

Este tipo de trabalhos não é tão delicado como um revestimento de parede, uma porta ou uma janela, mas não deixa de ter os seus desafios. O maior é conseguir cumprir com o plano em termos de medidas, homogeneidade de peças e acabamentos. Um projecto deste género pode ser feito por amadores, mas se quer uma imagem sem falhas e acabamentos perfeitos, o mais acertado é contratar um carpinteiro!

7 – Móveis simples

Reconstrução de moradia antiga Adegas modernas por Atelier d'Maison Moderno
Atelier d'Maison

Reconstrução de moradia antiga

Atelier d'Maison

Sim, pode parecer atraente fazer e de certeza que será um excelente passatempo, mas se precisa de uma integração perfeita com mobiliário preexistente ou acabamentos de excelência deve deixar para os profissionais. No entanto, tendo em conta que os materiais não são muito dispendiosos, não o dissuadimos de tentar!

Quer ver ideias de designs para móveis à medida que pode pedir ao seu carpinteiro? Então leia também o artigo ’Armários feitos à medida para casas especiais’.


Qual deste trabalhos de carpintaria se atreve a fazer?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!