Truques para decorar sem fazer alterações permanentes

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

É hoje… Sim, é hoje que partilhamos convosco todo um artigo com dicas de decoração, sem que seja necessário fazer grandes alterações. É verdade que quando falamos em mudança disto ou daquilo lá em casa ficamos sempre um pouco reticentes, com medo de mudar muita coisa e ter uma carga de trabalhos. Mas não, é bem possível proceder a uma mudança de visual ao espaço da nossa casa, alterando uns detalhes. É um pouco como nós, quando precisamos de uma mudança, também não mudamos tudo, um corte de cabelo, umas roupas novas e já ficamos com outra aparência. E em casa é igual, muda-se as cortinas, cola-se uns vinis decorativos, acrescenta-se uma planta e um belo ramos de flores para obter uma  mudança de look.

É uma lufada de ar fresco que vos demos hoje… por vezes é mesmo preciso arejar os ares, faz-nos bem à mente e à alma. Por isso, não perca mais tempo e descubra quais destas ideias homify quererá levar para alterar a decoração do vosso lar. 

Autocolantes para o azulejo da cozinha

Ai os azulejos da nossa cozinha… como por vezes nos fartamos deles ou para ser sincero, até acontece não gostarmos deles, temo-los lá porque quando a casa foi comprada já lá estavam. Sabemos o quão complicado, laborioso e dispendioso é trocar os azulejos da cozinha. É preciso partir tudo, por vezes retirar alguns móveis e ter todos os cuidados. Depois passar ao processo de colar os novos, um trabalho que geralmente necessita de um profissional. 

Neste sentido e para contornar a situação de forma imediata e a custos bem reduzidos, só tem nada mais, nada menos do que comprar uns autocolantes especiais para o efeito e colá-los por cima. O resultado é espetacular. Pode encontrar este tipo de  material nas lojas de bricolagem. Por outro lado, pode também optar por pintá-los com uma tinta especial para azulejos. Com estas duas hipóteses tem de certeza um azulejo de cozinha novinho em folha e com um novo ar, é bem mais agradável.

Use ganchos

Casa de banho  por Vida Rústica Artesanato e Decoração
Vida Rústica Artesanato e Decoração

Cabide de Ferro com 2 Ganchos – Flor Branca e Lilás

Vida Rústica Artesanato e Decoração

Pode dar uso àqueles ganchos ou às hastes das cortinas, para pendurar alguma decoração, desde que não seja muito pesada. É uma forma de dar utilidade às peças que andam perdidas lá em casa e que nem sabe bem o que fazer com elas. 

São ideais para pendurar panos de cozinha, toalhas de banho, uma peça de roupa no seu quarto ou até criar um porta-documentos na zona do escritório. Seja criativo!

Vinis ou autocolantes decorativos na parede

Parede e piso  por Pitimana
Pitimana

Stickers nuages

Pitimana

Se não quiser pintar toda uma parede ou colocar um papel de parede para ter um ambiente diferente, então só terá de procurar um vinil ou uns autocolantes super giros! É tão simples, sem grande técnica ou sabedoria, o preço é bem mais acessível do que uma remodelação completa e fica uma parede muito diferente, com uma nova cara. 

Escolha o espaço (casa de banho, sala, quarto das crianças, quarto, escritório… ), uma das paredes da divisão, define um tema dentro do mood da sua decoração e disponha uns autocolantes ou vinis próprios para o efeito. Pode encontrar diversos modelos através dos profissionais portugueses Formafantasia

Pendurar tapeçaria na parede – tecidos como obras de arte

Hotéis  por Strigo GmbH
Strigo GmbH

wall hanging

Strigo GmbH

Os tapetes não servem só para decorar o chão da nossa casa. Podemos arriscar e fazer ao contrário do que é tão visto e normal. É perfeitamente possível agarrar num tapete bem giro e colocá-lo numa das paredes, é assim visto como uma verdadeira obra de arte. São leves e fáceis de pendurar. 

O resultado? É ter uma sala ou um quarto decorado de modo completamente diferente do habitual e termos uma casa com um novo look e com ar aconchegante. 

Cortinas arrojadas

Janelas e portas modernas por Designers Guild
Designers Guild

Madhuri Print collection AW14

Designers Guild

O objetivo inicial é procurarmos artigos, itens, detalhes ou outras peças que nos possam trazem uma nova decoração, de forma fácil e rápida, é que não queremos grandes dores de cabeça! Ah e já agora aproveitamos a mudança das estações e do tempo para dar à nossa casa um novo ar. 

Então sugerimo-lhe agora que mude as cortinas, não terá de ser de todas as divisões da casa, mas aquelas que está mais cansado de ver e que mais vê durante o dia, como as da sala ou do quarto. Ao trocar as cortinas, vai ver que o ambiente ficou completamente diferente, sem dúvida com outra vida e mais ainda, se apostar numas bem arrojadas, como estas da designer Guild. Convidamo-lhe a descobrir o trabalho fantástico desta famosa profissional. 

Plantas e flores

Basta um pouco deste ar de cor e de uns ramos verdes, num vaso de água ou de terra, para garantir uma nova decoração ao ambiente da sua casa. E se nos pergunta se há divisão preferida para as colocar, nós dizemos que não há. Em qualquer lugar elas ficarão bem, seja a sala de estar, o quarto, a cozinha ou até a casa de banho. 

O seu ar tão singelo e natural traz sem sombra de dúvidas uma belíssima decoração. Se ainda, não apostou nelas (flores e plantas) para ornamentar o seu lar… então tem de arriscar. Elas irão brilhar e serão as estrelas lá de casa.

Estante de livros

Salas de estar modernas por Pickawood GmbH
Pickawood GmbH

Raumteiler aus höchster Qualität

Pickawood GmbH

Vamos esquecer um pouco as prateleiras e pensar nas estantes. A grande vantagem destas é que não é preciso furar a parede, o que é ideal quando vivemos numa casa alugada em que é sempre mais complicado fazer o que queremos. Por outro lado, as estantes são bem práticas, funcionais e decorativas, uma vez que deixam transparecer o conteúdo que carrega. Livros, bibelots, velas, flores, molduras ou tantos outros detalhes podem colocar por lá à vista de quem entrar. Pode ainda, criar divisão de espaço ao utilizar as estantes, tal como vemos neste exemplo.

Esta é uma das grandes tendências do mundo decorativo de interior 2016.

Um espelho marcante

Quer marcar a sua sala de estar, de jantar, o hall de entrada ou até o seu quarto? Precisa de criar amplitude a um espaço pequeno? Precisa de um je ne sais quoi numa das paredes? Então pode apostar num espelho, um que seja marcante, design, com um estilo irreverente, tal como este da Green Apple HOME STYLE. Que inovou no design, em vez do tradicional retângulo ou redondo, criaram vários espelhos redondos numa base dourada, brincando com diferentes tamanhos. O resultado está à vista. Temos espelho, decoração, luz e dimensão.

Não pendure as obras de arte

Quadros Loloca: Casa  por Loloca Design
Loloca Design

Quadros Loloca

Loloca Design

Concluímos este artigo com uma decoração que está bem em voga, que é a de colocar os quadros no chão ou por cima de uma mesa ou de um móvel (prateleira, estante, aparador, mesa de cabeceira… ). Assim, foge-se ao tradicional furo na parede, que nem sempre dá jeito de fazer. 

Tem de experimentar esta sugestão, vai ver que ficará um arraso. Pode inspirar-se nesta ideia de colocar vários juntos, de diferentes tamanhos. Só tem de fazer vários testes até encontrar a melhor solução. 

E pronto em menos de nada fez um makeover à sua casa.

Se quiser ver mais sobre o assunto de decoração descubra este artigo:

Um guia para acrescentar personalidade à sua casa.

Precisa de uma lufada de ar fresco em sua casa? Vai levar alguma ideia?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!