Um recorte de paraíso no Algarve

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A Casa do Largo é uma casa tradicional com carácter único localizada em Silves, no Algarve, apenas a 15 quilómetros de algumas das mais bonitas praias do país. A moradia, de 140, anos situa-se numa zona tranquila a curta distância de restaurantes, bares e lojas. A casa foi inteiramente remodelada e transformada numa casa de férias plena de luz. 

A cozinha e a sala de jantar com grandes janelas abrem-se para o pátio. A moradia desenvolve-se em torno deste pátio e inclui três quartos, cada um com casa de banho. A decoração mistura diferentes estilos: os pisos em cimento polido misturam-se com ladrilhos antigos e com mobiliário vintage com um design moderno. Cada quarto tem o seu carácter: a preto e branco; com um toque de rosa ou com laivos azuis a evocar o mar. O protagonista é o terraço de 96m² com um jacuzzi que tem vista sobre o jardim.

Um projecto do gabinete Studioarte.

Em torno do pátio

Como mencionado, a Casa do Largo, de estilo mediterrânico, desenvolve-se em torno de um pátio, usufruindo, por isso, os seus interiores, de um generoso fluxo de luz natural que perpassa as amplas superfícies envidraçadas que vemos na imagem. Através das janelas, conseguimos ver parte da área social da casa que se abre para o exterior.

Branco

A brancura impoluta é uma das características que define a casa. No Algarve e no Alentejo, esta é, sem dúvida, a cor privilegiada. O seu exterior denota uma composição com laivos clássicos que se materializam com a repetição e o ritmo das aberturas e com a cornija. O jardim bem cuidado remata este cenário e emoldura a bela fachada.

Claridade

O uso expressivo do branco originou espaços radiosos e arejados que transmitem uma sensação repousante. A mesa rústica encontra-se ladeada por cadeiras de vários estilos, resultando num conjunto interessante e  ecléctico. As vigas de madeira no tecto estão, também elas, pintadas a branco. Este pormenor rústico contrasta com o piso em cimento polido, mais industrial. O espaço organiza-se numa moderna lógica de plano aberto.

Escada para o céu

Na zona lateral do pátio, uma escada com laivos mediterrânicos conduz-nos ao terraço. O corrimão das escadas é em aço preto, tal como a caixilharia das janelas. Na base das escadas, o piso é em calçada portuguesa. Cada zona da casa tem uma pavimentação distinta. O interior é em cimento, o pátio em calçada portuguesa e o terraço, como vamos ver, em madeira.

O terraço

Chegamos, enfim, ao terraço, um espaço de onde os moradores podem desfrutar da paisagem da cidade e dos dias soalheiros tão frequentes nesta zona do país. Repare no chão em madeira que traz ao terraço, uma das mais agradáveis zonas de convívio da casa, calidez e conforto.

Um quarto fresco

Branco e azul. Cores que nos levam ao Verão, a uma qualquer paisagem grega, ao infinito do mar. A escolha não podia ser mais apropriada para uma casa algarvia. O azul dos ornamentos reflecte no branco e inunda o quarto de frescura. A elegante cama em dossel sobressai na decoração. Neste caso, foi deixada sem cortinas.

Podia ser este o lugar para passarmos férias, não podia? Gostou deste projecto português?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!