Saiba como o seu quotidiano pode ajudá-lo a perder peso!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Os dias aquecem e não tarda nada está aí o verão, altura em que os sorrisos aumentam proporcionalmente à quantidade de sol e às temperaturas elevadas e diminui a roupa que trazemos vestida. Largarmos os casacos e substituímo-los por t-shirts frescas, as calças por vestidos leves ou calções confortáveis e um chinelos de praia chegam-nos de forma quase intuitiva. Mas é precisamente nesta altura (ou um bocadinho antes, vá) que nos começa a cair na consciência as avarias feitas durante todos os meses anteriores onde, quais pequenos ursinhos a hibernar, nos abastecemos (e bem!) de todas as calorias que nos foram aparecendo. O resultado pode ser desastroso, com os quilos a mais ganhos e bem guardados na zona abdominal ou dos glúteos, que nos faz querer tomar aquelas resoluções de verão repentinas de nos enfiarmos num ginásio e não saírmos de lá até estarmos com a silhueta de acordo com os nossos padrões de beleza. Claro que, no que toca ao desporto, nunca é tarde demais para iniciar uma actividade e bem sabemos todos os benefícios que estas nos trazem, mas é preciso também atacar a questão por outro lado: pela nossa despensa. Sem dúvida que todos os maus hábitos alimentares que não se reflectem neste momento no nosso corpo, reflectem-se inevitavelmente na nossa despensa: bolos, bolachas, aquele chocolatinho que só comemos ao quadrado de cada vez… Tudo isso (e mais umas quantas coisas) fazem com que não consiga perder o peso que deseja, por ter sempre alimentos que o desviam da sua dieta. Além disso, há outros pormenores na sua vida que podem tornar essa tarefa muito difícil! Mas hoje deixamos-lhe alguns segredos sobre como perder peso com a ajuda do seu quotidiano. Quer saber como? Então fique connosco e veja como!

Deixe que a luz inunda a sua casa

Cozinhas clássicas por Davonport
Davonport

Orford | A classic country kitchen with coastal inspiration

Davonport

Um estudo feito nos Estados Unidos da América que pretendia avaliar a influência da luz solar na capacidade de emagrecer das pessoas testou a sua teoria e concluiu que realmente os indivíduos que se expunham à luz do sol entre 20 minutos a meia hora da parte da manhã (8h às 12h) tinham um Índice de Massa Corporal (IMC) inferior àqueles que se expunham à mesma luz durante o período da tarde. A explicação? ’A luz é o agente mais potente para sincronizar o relógio biológico interno, que regula os ritmos circadianos, que por sua vez regulam o balanço energético.’ – isto é, de acordo com os pesquisadores, os primeiros raios de sol têm uma maior influência sobre o nosso metabolismo, favorecendo desta forma a redução do peso corporal.

Acabe com os doces e snacks na sua despensa

Cozinha - Kitchen - Cuisine: Cozinha  por Escolha Viva, Lda
Escolha Viva, Lda

Cozinha – Kitchen – Cuisine

Escolha Viva, Lda

Acabe de vez com tudo o que lhe faça ter um comportamento desviante no que toca ao seu objectivo de perda de peso! Se ainda tem muitos doces na despensa, pode optar por dá-los a alguém (por exemplo, instituições onde estes pequenos mimos são raros são uma óptima solução, pois não serão comidos por única pessoa e trarão um momento mais feliz a quem os consumir); no caso de serem já poucos, pode deitá-los mesmo fora sem peso na consciência. No fundo, o importante mesmo é que limpe a sua despensa para não cair na tentação de consumir este tipo de produtos durante o seu dia. Longe da vista, longe do coração, certo?

Mantenha a fruta e outros alimentos saudáveis à vista

Tigela n.2: Cozinha  por Maria Tigela
Maria Tigela

Tigela n.2

Maria Tigela

Por outro lado, tenha sempre por perto tudo o que for saudável, principalmente aqueles snacks que são bons de trincar entre refeições – e onde muitas vezes cometemos os maiores erros! Se está focado em perder peso, é crucial que mantenha a boca fechada para os maus alimentos, ao passo que lhe dará muito mais vontade de comer o que é bom se isso estiver à vista e à mão. Tenha uma boa fruteira sempre recheada com as suas frutas preferidas, por exemplo. Outra coisa que é boa de se ter são frutos secos, como as amêndoas ou as nozes. Se quer algo mais fresco, os iogurtes não podem faltar, assim como o requeijão!

Rodeie-se de amigos com estilos de vida saudáveis

Já alguma vez lhe aconteceu estar a lutar contra a vontade de ir comprar um gelado e chegar um amigo a perguntar se não quer ir com ele à gelataria mais próxima comprar uma bola de chocolate e outra de baunilha? Ou até estar a pensar fazer um jantar mais saudável e à última da hora ligarem-lhe a perguntar se não quer ir à nova hamburgueria que acabou de abrir? Pois bem, este é o tipo de pessoas de quem se deve manter afastado durante o período em que quiser fechar a boca a estes pecados. Não queremos com isto dizer que deve deixar de falar com elas, simplesmente se acha que não tem força de vontade suficiente para resistir a estes desvios, é preferível convidar esses amigos para ambientes que consiga controlar melhor (a sua casa, por exemplo) ou deixar-se desafiar por outros amigos que pratiquem mais desporto e que tenham estilos de vida mais saudáveis!

Baixe a temperatura dentro de casa

Estudos recentes comprovam que o nosso organismo, em ambientes com temperaturas mais baixas, utiliza mais energia com vista a manter o metabolismo devidamente equilibrado. Assim sendo, é capaz de perder mais peso do que em ambientes mais quentes. Desta forma, manter a temperatura dentro de casa mais baixa pode ajudá-lo a ganhar essa guerra contra a balança!

Utilize pratos pequenos

Cozinha  por Stamperia Bertozzi
Stamperia Bertozzi

Porcellana con decoro stampato

Stamperia Bertozzi

Controlará melhor a quantidade de comida que ingere. Pode até ter prato cheio, mas sendo mais pequeno, leva menos quantidade. A seguir, só tem que se controlar para não repetir a dose!

Desligue a televisão!

Salas de estar modernas por Infinity Spaces
Infinity Spaces

Sunny Isles – FL – US

Infinity Spaces

O nosso último conselho vai para a redução da utilização da sua televisão – rima e é bom que assim seja para que fique presente na sua mente! Abdique de tantas horas em frente ao pequeno ecrã (e quem fala da televisão, fala do computador) e utilize esse tempo para fazer caminhadas, correr, brincar com os miúdos ou com o cão na rua… qualquer coisa que envolva levantar o corpo do sofá e movimentar-se! Um estilo de vida sedentário, por muito boa que seja a sua alimentação, não o ajudará a perder peso!

Preparado para dar início à Operação Verão?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!