Casa que nos convida a relaxar

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Esta casa, localizada no Alto de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, é resultado de uma relação já existente entre o casal de proprietários e o escritório AMFB, que já havia trabalhado para a família num outro projecto de recuperação. O terreno da nova intervenção, de 850 m², era uma área muito arborizada e com uma moradia em más condições que motivou a ideia de uma reforma totalmente radical. Porém, as árvores existentes no terreno foram preservadas e incorporadas ao jardim.

Após um ano de obras, a casa de 500 m² estava pronta para receber a família com ambientes amplos, bem iluminados e integrados com os jardins circundantes. O projecto de reforma priorizou a facilidade de manutenção, a economia de energia e o conforto. A decoração incorporou o mobiliário da família, trazido da outra casa, que valoriza o design brasileiro, com destaque para peças de madeira e tons neutros. 

Curioso para desvendar todos os encantos e todos os ângulos desta casa encantadora? Então não deixe de ver com atenção este livro de ideias. O projecto de reforma é de autoria do estúdio AMFB, de Alice Martins e Flávio Butti, e o projecto de paisagismo é de autoria de Cynthia Azevedo.

Implantação em forma de L

A casa está implantada no terreno em forma de ’L’, de modo a aproveitar a integração com as áreas livres, o jardim e o pátio com piscina. Ao buscar a integração com os espaços externos, para além da vista agradável, os ambientes tiraram proveito da iluminação e da ventilação natural abundante. A zona de estar abre-se inteiramente para o pátio da piscina, onde para além da piscina se criou um deck de madeira para aproveitar os dias soalheiros e repousar sob a sombra das árvores. Os arquitectos, com a aprovação dos clientes, acreditam que atingiram o objectivo de criar um oásis de tranquilidade e integração com a natureza, no meio de toda a agitação própria da cidade.

Fachada posterior

O edifício existente no terreno em más condições ganhou novos materiais de acabamentos e passou por uma transformação radical. O novo edifício buscou integrar os espaços externos e tirar proveito da vista e da área verde ao redor. O projecto de paisagismo preservou as árvores existentes no terreno e incorporou-as no jardim. Nesta fachada, o edifício foi inteiramente revestido com planos de vidro que trazem a natureza para dentro da casa.

Sala de estar

A área social tem pé-direito de quatro metros e generosas aberturas de vidro, do chão ao tecto, que possibilitam a entrada de luz natural abundante. A sala de estar, sala de jantar e cozinha estão integradas e formam um espaço único. “As festas ali são uma delícia, todo mundo pode circular sem barreira alguma”, diz o arquitecto brasileiro.

Na sala de estar, para além da vista para o jardim, o projecto criou um ponto focal que tira partido da altura e da luminosidade abundante. O painel monumental na cor vermelha foi pintado pelo Atelier Adriana e Carlota e levou uma semana para ser finalizado. O painel realça a sensação de profundidade e calor e oferece mais personalidade ao ambiente.

Sala de jantar

A sala de jantar é ampla e bem iluminada, abrindo-se para o pátio com a piscina. Conforme mencionado, a decoração incluiu o mobiliário da casa anterior. A sala de jantar conta, portanto, com mobiliário feito de madeira, de design moderno e que valoriza o design nacional brasileiro, além de dois painéis espelhados e um candeeiro com um desenho inspirado em moléculas, um dos destaques do ambiente. O candeeiro Atomic foi desenhado pelo designer Nuno Corte-Real. Feita de aço e alumínio, possui diversos reflectores esféricos e uma composição aparentemente desordenada que lança a luz em diferentes direcções.

Cozinha

O desenho da cozinha reflecte o uso que a família faz da mesma. Como os moradores adoram receber os amigos e familiares, a cozinha ampla foi integrada nos espaços de convívio e na área de lazer. Funcional e espaçosa, a cozinha reúne fogão, churrasqueira e forno de lenha. Os arquitectos optaram pelo uso do tecnocimento como revestimento único do piso, das paredes e das bancadas. Um dos destaques do ambiente é a abertura zenital na cobertura que permite a entrada abundante de luz natural.

Lavabo

casa de banho tem uma atmosfera mais descontraída e colorida. A cuba de apoio e o candeeiro de formas sinuosas realçam a graciosidade e a elegância do ambiente, enquanto a bancada em madeira dá um toque rústico ao espaço.

Casa de banho do casal

A casa de banho do casal é ampla, confortável e versátil. O espaço abre-se para um terraço com vasos de plantas e tira proveito da luz natural. As persianas na cor preta garantem a privacidade. Para além da área de banho, revestida em pastilhas cerâmicas escuras, com chuveiro duplo e banheira de hidromassagem, a divisão conta ainda com sofás de forma geométrica que compõem como que uma sala de estar improvisada. Um luxo.

Jardim de inverno

O que parece ser um jardim de Inverno é o escritório da família. Até mesmo o espaço de trabalho foi planeado para tirar proveito da iluminação natural e da vista privilegiada para os jardins circundantes. O escritório está situado junto à sala da lareira e conta com uma cobertura de vidro, recebendo, portanto, a luz que atravessa as copas das árvores. Esta solução só foi possível por causa da vegetação externa existente que foi totalmente preservada.

Vale realçar que o projecto faz uso de uma cisterna que armazena a água da chuva que, por sua vez, é reaproveitada na limpeza e na rega do jardim. Além disto, os painéis de energia solar são usados para o aquecimento da água da casa de banho e da piscina.

Uma casa de sonho que emana a tropicalidade brasileira. Gostou tanto quanto nós?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!