CASA EM FORMA DE ABRAÇO : Quartos rústicos por pedro quintela studio

Paredes incríveis – 7 ideias para copiar!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Fala-se em pintura de várias cores nas paredes… Fala-se também, em papel de parede… Mas hoje há algo de novo no mercado, que tem vindo a suscitar interesse dos grandes arquitetos de decoração, são nada mais, nada menos que os murais ou painéis de parede. Estes consistem sobretudo numa perspetiva forçada, é uma técnica que usa a ilusão ótica, de modo a tornar algo parecer diferente do que é na realidade. O espaço da vossa casa ganha outra dimensão e uma decoração irrepreensível, que não deixará ninguém dos vossos amigos e familiares indiferentes àquela parede.

Se quiser seguir umas das grandes tendências de interior, tem de ler o artigo de hoje. Não só tem modelos soberbos, como também dicas e profissionais de referência. Quer descobrir os nossos papéis de paredes mais in do momento? Vai ver que até parecer-lhe-ão fundos reais, e que toda a decoração do espaço aparentará estar noutra dimensão.

Ora veja…  

A cabeceira da cama

Luz Charming Houses _ Boutique Hotel: Quartos campestres por SegmentoPonto4
SegmentoPonto4

Luz Charming Houses _ Boutique Hotel

SegmentoPonto4

Um quarto incrível e completamente diferente do habitual… Desde da banheira vintage perto da cama, aos vários candeeiros que recaem do teto, ao papel de parede de parede cheio de personalidade na cabeceira da cama. 

Um quarto cheio de excentricidade e personalidade. Está à espera do quê, para dar um toque pessoal como este?

Escolha uma parede direita

Para criar o verdadeiro efeito do mural, deverá escolher uma parede de casa bem lisa e direita, se tiver desníveis ou tiver pelo meio um pilar ou outra saliência, esqueça, não irá funcionar, uma vez que o efeito de perspetiva será quebrado. 

Os murais têm um intuito diferente dos tradicionais papéis de parede, que se podem colar em qualquer parede, pois geralmente um mural só está numa das paredes de uma divisão e têm um efeito de quadro, para criar outra dimensão ao espaço.

Como tal, escolha a parede mais lisa e que tenha preponderância na divisão, ou seja, com visibilidade, como uma cabeceira da cama ou por detrás do sofá.

Escolha uma paleta de cores

Janelas Portuguesas Rubi: Parede e piso  por OH Wallpaper
OH Wallpaper

Janelas Portuguesas Rubi

OH Wallpaper

Agora que tem a parede e a divisão escolhida para colocar um fantástico mural de parede, resta-lhe escolher a paleta cromática. Pode encontrar no mercado os mais variados tons, se quiser manter sobriedade e discrição, pode optar por uma imagem a preto e branco ou a sépia, trará o efeito de percepção e de originalidade, mas com naturalidade. 

Se for uma pessoa cheia de energia, que gosta da vida, das cores e da alegria que trazem então só terá de escolher um painel colorido. As palmeiras, as flores, os espaços tropicais ou ainda as janelas típicas das baixas portuguesas, com cores vibrantes e chamativas, poderão ser opções para decorar a sua casa com cor e bastante originalidade. É trazer um pedaço da realidade até lá…

Decida-se sobre um tema

Calçada Portuguesa Fractal 1: Parede e piso  por OH Wallpaper
OH Wallpaper

Calçada Portuguesa Fractal 1

OH Wallpaper

Hum… e agora um tema? Sem dúvida que o tema deverá ser associado às cores, pois se optarmos por um estilo mais exótico, as cores verdes, castanhas e amarelas estarão ao rubro. Mas se ao contrário escolhermos o tema do mar, os azuis, os brancos e os cinzas terão o protagonismo. 

E se lhe sugeríssemos a tão famosa e bela calçada portuguesa. Um tema interessante e tão nosso, não é verdade? E assim de repente passa do chão para a parede, com a garantia de não prender o tacão na tal calçada. Uma parede única, irreverente, bela, que leva a nossa alma lusitana a apostar numa decoração inigualável. Ficamos conquistadíssimos com este projeto português da Oh Wallpaper!! 

Pense sobre os tons e mobiliário do espaço – o que irá mudar nele ou será que terá de comprar tudo de novo?

Quando decide colocar um mural na parede do seu quarto, da sala ou de outra divisão qualquer, deve sempre considerar os tons e o mobiliário do espaço. A coerência é sempre  a nossa palavra-chave. Não seria uma boa jogada colocar uma foto exótica, com um mobiliário campestre e com cores opostas, por exemplo. 

Como sabe a decoração da nossa casa tem de ter um fio condutor e não ter tudo salteado, só porque gostamos disto e daquilo. Repare como nesta inspiração tudo se mantém harmonioso, quer as cores, como a própria imagem, bastante cosmopolita e minimalista. 

Porém, tem sempre a solução de mudar tudo e comprar uma nova mobília, para mudar o tema do seu espaço. Irá depender do seu intuito final. 

Decida ser quer permanentemente ou que seja removível: adesivo de parede vs pintura

Os tais murais ou painéis de parede podem ser projetados de duas maneiras, com um adesivo, tipo autocolante ou como se cola o papel de parede, mas também com uma soberba pintura. 

É claro que o papel de parede é mais fácil e prático de projetar, até porque é possível removê-lo facilmente. E hoje em dia, encontra no mercado fantásticas imagens, que parecem super reais e concebem um ambiente único. Por outro lado, a pintura deverá ser feita por profissionais… melhor dizendo verdadeiro artistas, com aquela sabedoria que Leornado da Vinci sabia. Os frescos de pintura enriquecem mais o espaço, por serem uma arte mais delicada, minuciosa e que no fim o resultado é realmente fascinante. É como viver num museu… Não há convidado que não se sentirá surpreendido e com o sentimento de ter ido até ao Louvre. 

Faça uma pesquisa de um profissional e toca a começar!

Para obter um mural surreal de tão real que parece… terá de procurar um excelente profissional, seja para pintar diretamente na parede, quer para um painel fotográfico. A qualidade da imagem tem de ser excelente, o papel também forte e a imagem tem de estar super próxima da realidade.

Estão a ver esta inspiração?! Parece que estamos a olhar para o mar, num dia de trovoada… E estamos afinal dentro de casa.

Descubra os profissionais de todos estes projetos maravilhosos e bora lá começar, para obter uma decoração fora do normal.

Gostou de descobrir esta tendência?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!