Que organização é melhor para a minha sala de estar?

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

A organização da nossa sala de estar pode ser bastante desafiante, isto porque cada espaço é um espaço e tem diferentes possibilidades. Dependendo de quais são as nossas necessidades é imperativo que se pense numa organização específica. A primeira coisa a ter em conta é precisamente a área que temos disponível já que esta condiciona não só as peças de mobiliário mas a própria decoração. No artigo de hoje temos para si algumas propostas de organização do espaço e como não podia deixar de ser, exemplos únicos de salas de estar cuja decoração é simplesmente extraordinária. Ainda que estas propostas possam ter contornos muito específicos, está claro que cada um terá que adaptá-las ao espaço que pretende organizar e decorar. Curioso para ver que propostas temos para lhe dar? Vamos a isso!

Aproveitar os cantos

Começamos com aquele que é o nosso exemplo favorito do artigo. Terá de concordar que estamos sobre um exemplo super, mega UAU!. Bem sabemos que não é a sala que qualquer um de nós escolheria para a nossa casa, para alguns é possível que o amarelo dos sofás possa ocupar demasiado espaço, mas para ninguém é um exemplo que nos deixa indiferentes. Para além de querermos começar este artigo com um exemplo que o trouxesse imediatamente para a nossa companhia, há uma outra razão pela qual escolhemos esta sala de estar: o facto de ela nascer a partir de um canto. Esta é sempre uma óptima estratégia para iniciar a decoração do espaço. Na maior parte das vezes os cantos são problemáticos, precisamente porque não sabemos o que podemos fazer com eles. Se já se deparou com esta situação – acreditamos que sim! – aqui fica uma bela maneira de aproveitar um canto de uma forma elegante e não, não nos estamos a referir ao amarelo dos sofás mas antes à disposição que vê na imagem. 

Um pequeno sofá com uma mesa de café em frente

Para espaços mais pequenos há outro tipo de soluções. A sala de estar que vemos na imagem, mais do que uma sala de estar é um open space onde convivem vários espaços ao mesmo tempo, dentro desta dinâmica não poderíamos estar mais impressionados com o que aqui vemos já que existe uma harmonia perfeita do espaço. O grande segredo é: não apostar num sofá demasiado grande porque isso será a primeira coisa a roubar-lhe espaço útil. Algo deste género é a escolha indicada. Para dar mais uma graça arranje uma mesinha de café catita – também ela mais para o pequeno – e terá um espaço fantástico, que ao mesmo tempo que respira é um exemplo de bom gosto e elegância.

Sofás conjugados com cadeiras

Casa em Leça da Palmeira: Salas de estar ecléticas por SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design

Havendo espaço e precisando de alguns sítios  mais para sentar família e convidados, o melhor é encontrar soluções que cumpram não só de uma forma utilitária mas também decorativa. Pedimos-lhe que atente no exemplo, as cadeiras que vemos são simplesmente fantásticas, não concorda? Então como fazer a coisa? É simples, basta que coloque o sofá e as cadeiras de forma a criarem um ângulo de 90 graus. Neste caso estamos perante dois sofás dispostos frente um ao outro, mas ainda que só existisse um deles o efeito seria exactamente o mesmo. Encontrar linhas de organização do espaço é uma mais valia que faz com que a decoração e colocação de mobiliário exista de uma forma mais orgânica.

Coloque arrumação, livros, TV no lado contrário do seu sofá

Salas de estar modernas por homify

Porque é super natural que a sua sala sala seja também um lugar onde tem guardados e arrumados alguns livros ou expostas algumas peças decorativas também há uma forma muito simples de organizar tudo de forma muito regrada, para que a sua sala beneficie com isso. Há várias formas de o fazer contudo aquela que escolhemos como exemplo, é aquela em que objectos e sofá existem frente a frente. Não há nada de novo aqui, é apenas uma sugestão como outra qualquer, mas que a avaliar pela imagem que temos ao lado pode funcionar bastante bem. 

Aproveitar janelas e usar carpetes

LUGAR DAS LETRAS: Salas de estar modernas por MHPROJECT
MHPROJECT

LUGAR DAS LETRAS

MHPROJECT

Ainda não falámos sobre o uso das carpetes de que tanto gostamos. A verdade é que uma carpete compõe sempre o espaço, seja qual for a área que temos, a carpete certa pode acrescentar um toque decorativo mas também muito cozy à sala de estar. No exemplo fotográfico que vemos neste parágrafo temos uma sala onde um sofá de canto se assume como elemento de destaque. Ainda que este não esteja encostado a uma parede, cria um recanto que torna o espaço de convívio mais íntimo. O facto de as janelas se situarem de frente para o mesmo, faz com que tenhamos sempre uma percepção do dia lá fora e claro, naqueles dias em que o sol brilha é um deleite vê-lo entrar pela janela.

Sofás do lado oposto da lareira

Salas de estar modernas por Specht Architects
Specht Architects

West Lake Hills Residence

Specht Architects

Por fim se é um daqueles sortudos que tem uma lareira em casa, há que tirar partido disso, e não há maior forma de retirar partido do que dar-lhe um lugar central para onde os nosso olhos fujam sempre que não tiverem a prestar atenção a mais nada. O fogo tem um poder quase hipnótico e isso é algo que podemos usar como distracção. Nomeadamente naqueles domingos à tarde em que faz frio lá fora e a última coisa que nos apetece é por um pé na rua, para além da família, a lareira é a melhor companhia que podemos encontrar, não só nos aquece como ainda nos proporciona visões deslumbrantes e sons relaxantes. 

Gostou do nosso artigo?! Partilhe a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!