O que fazer e o que não fazer na sua casa nova

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

É muito comum que tenhamos diversas dúvidas assim que compramos uma nova casa ou um apartamento. Para tentar sanar as principais dúvidas, fizemos um guia de como devemos agir perante essa novidade. Pense nessas dicas como um guia de conduta e tente segui-las e adaptá-las às suas circunstâncias. Tudo, claro, com peso e medida. Não vimos ditar regras, mas sim dar uma orientação. Usufrua da sua casa nova com responsabilidade e não faça nada de que possa se arrepender depois.

1. homify, um poço de inspiração

Antes de mais, não poderíamos deixar de referenciar a nossa plataforma: a homify. Aqui na homify, mostramos-lhe projectos de casas originários de vários países do mundo e abordamos diferentes temáticas relacionadas com o tema decoração, arquitectura e até jardins. Para encontrar o que procura, basta escrever uma palavra ou expressão chave no espaço do canto superior direito e procurar nos livros de ideias as nossas sugestões. Não somos pretensiosos, mas temos milhares de artigos escritos pelos nossos profissionais que procuram ir ao encontro de diversos estilos e gostos. Assim, antes de começar a decorar ou a construir a sua casa, não deixe de nos ler.

2. Estabeleça laços com os seus vizinhos

Casas modernas por atelier julien blanchard architecte dplg
atelier julien blanchard architecte dplg

La façade sud-ouest sur jardin réhabilitée

atelier julien blanchard architecte dplg

De uma forma mais concreta e menos virtual, convidamo-lo a maximizar os encontros no seio da sua vizinhança. Conhecer os seus vizinhos e com eles manter uma relação cordial fá-lo-á integrar-se melhor no local onde vive e, por consequência, ter um dia-a-dia mais sereno. Para além disso, é sempre útil manter uma relação com as pessoas que o rodeiam em termos geográficos.

3. Convide a sua família e amigos

Casas modernas por Atelier JP Bouvee
Atelier JP Bouvee

Maison contemporaine

Atelier JP Bouvee

À imagem do conselho precedente, aconselhamo-lo a multiplicar os serões com os seus amigos e família. O calor humano desperta sensações positivas que trazem uma boa energia ao ambiente caseiro no qual se movimenta.

4. A não fazer: mudanças das quais se pode vir a arrepender

Mudar a casa é bom e recomenda-se. Porém, não deve efectuar alterações profundas sem ter a certeza do que pretende. As escolhas menores podem ser realizadas sem certeza visto que terão um impacto mínimo e facilmente reversível. As outras devem ser ponderadas e, se possível, avaliadas por profissionais. Reflicta antes de agir.

5. A não fazer: usar demasiadas cores

Casas modernas por Lab 110

A utilização e a harmonização de cores são duas noções que estão ligadas em matéria de decoração. A regra base mais conhecida é a não utilização de mais de três cores por divisão, sob pena de criar um espaço totalmente desequilibrado. Assim, aconselhamo-lo a fazer uma criteriosa selecção da paleta cromática, a juntar as cores para ver como ficam e até, se possível, a experimentá-las numa zona recôndita da parede antes de as pintar na íntegra.

6. Móveis de qualidade

Salas de estar modernas por Violaine Denis
Violaine Denis

Décoration d'une pièce à vivre

Violaine Denis

Móveis demasiado caros não são sinónimo de qualidade e o contrário também se aplica. Antes de tomar uma decisão final, faça uma pesquisa em diferentes lojas e pondere o seu orçamento. A oferta é vasta e não será difícil encontrar peças com uma boa relação qualidade-preço.

7. Decoração com personalidade

Corredores e halls de entrada  por Blue Interior Design
Blue Interior Design

Biblio-banquette

Blue Interior Design

É normal que queiramos acompanhar as tendências decorativas. Afinal de contas, deparamo-nos com elas em revistas, blogues ou websites ligados ao tema. Porém, é fácil cair na banalidade. Não deixe de seguir as tendências, mas imprima sempre o seu cunho pessoal na decoração. Uma casa sem identidade é uma casa sem vida. Siga os seus instintos.

Inspire-se nesta fotografia da Blue Interior Design.

São estes os nossos conselhos. Vai-nos dar ouvidos ou nem por isso? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!