Projeto Comercial para Trattoria em São Paulo

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Trattoria La Carbonara, Elaine Hormann Architecture Elaine Hormann Architecture Jardins de fachada Betão
Loading admin actions …

Quem tem um espaço comercial, sabe bem o quanto é importante a apresentação, o estilo e a funcionalidade na hora de atrair e cativar clientes. É claro que a qualidade do serviço e do atendimento são o que fideliza os frequentadores, mas uma bela fachada e interiores atraentes não podem ser desprezados nessa equação.

Neste livro de ideias, trazemos o projeto de uma trattoria na capital paulista, concebido e executado pelo escritório Elaine Hormann Arquitetura desde a fachada e o espaço ao ar livre até as salas de refeições dos espaços interiores, passando, é claro, pelo balcão, banheiros e cozinha. Confira!

A empresa

Um bom projeto comercial para restaurante não pode ficar apenas no que é bonito. Entre outras coisas é preciso criar uma personalidade para a marca, que a torne facilmente identificável pelos clientes e com elementos que os motivem a entrar e ficar, como o uso criterioso das cores e o tipo de decoração, também definido a partir do estilo que se busca atribuir à marca.

Tendo isso em vista, a Trattoria La Carbonara contou com um exclusivo projeto comercial concebido e executado pelo escritório Elaine Hormann Arquitetura, uma empresa de soluções em arquitetura e modernização de imóveis, sediada em São Paulo e que atua também em Berlim, Munique e Hamburgo, na Alemanha. Há anos realizando projetos de arquitetura no Brasil e na Europa, o escritório se destaca por oferecer a seus clientes projetos com jeito europeu.

A dupla formação da arquiteta Elaine Sobral Hormann no Brasil e no Exterior é responsável pela atuação multidisciplinar de sua equipe, indo da arquitetura e do design de interiores à consultoria e à assessoria imobiliária, passando pela iluminação (natural e artificial) e pelo paisagismo, o qual busca a perfeita integração entre estrutura e meio ambiente.

O objetivo primeiro do escritório é apresentar a solução ideal e singular para cada espaço com ideias modernas, criativas, sustentáveis e que priorizam igualmente o bem-estar, a harmonia, o conforto, a funcionalidade e a estética em cada projeto. A empresa oferece ainda serviços de reforma e modernização de apartamentos antigos ou novos, cujas obras são acompanhadas do início até a conclusão dos trabalhos.   

O projeto

Na imagem anterior e nesta, temos a fachada frontal do restaurante. O edifício se destaca pelas linhas retas, em especial no telhado embutido onde o projeto paisagístico previu a presenta verde da vegetação decorativa. As cores da fachada são neutras e claras, que se combinam à madeira das esquadrias das janelas. O nome do restaurante em letras amarelas é realçado pelo fundo bege escuro.

A madeira, com seu toque de aconchego, é também o material das mesas e cadeiras dispostas no espaço exterior, um local bem descontraído para os dias agradáveis ao ar livre. Para proteção contra a incidência de raios solares, as mesas contam com ombrelones em cores mais destacadas, como o tom berinjela.

Na entrada lateral, o corredor recebeu arandelas para proporcionar iluminação ao mesmo tempo funcional e decorativa, que proporciona ao espaço uma luz suave que, já na chegada, convida o cliente a relaxar e aproveitar a experiência gastronômica ao lado de seus acompanhantes. O toque final é a grade de ferro trabalhado em linhas curvas, que confere à entrada um ar romântico.

Balcão na entrada

Nesta imagem diurna, temos em primeiro plano o balcão curvo, com tampo claro e e um revestimento decorado com um padrão geométrico super simpático, com desenhos em verde e vermelho – uma referência discreta à Itália, terra natal da pizza? – e o qual lembra muito a estética das antigas cantinas e de alguns restaurantes tradicionais da velha São Paulo.

Mas, neste balcão que funciona como bar, o antigo é só um ligeiro perfume, pois elementos mais modernos estão presentes, como as luminárias pendentes em cobre logo acima dele, a geladeira retrô vermelha e o espelho na parede que confere uma sensação de espaço ampliado.

Outro ângulo do balcão

Este novo ângulo do balcão revela não apenas a iluminação suave debaixo do tampo, como também as áreas de refeições. No lado direito do balcão, um espaço menor abriga mesas e cadeiras com assentos em verde, uma bonita combinação com a madeira, que domina o restaurante, tanto no piso quanto nas paredes.

Já nos fundos do balcão, em sentido oposto à entrada da rua, encontra-se uma fileira de mesas e cadeiras em madeira, cada mesa com sua luminária em cobre, cuja luz cria um ambiente intimista para os clientes.

Na imagem abaixo, esse espaço fica mais evidente e é possível ver também os espelhos dispostos do lado esquerdo e a parede de tijolinhos do lado direito, com composição de quadros iluminados por spots direcionáveis.

Banheiros

O corredor dos banheiros recebe luz suave por meio de arandelas e pontos estratégicos no teto. As cores neutras que puxam para os tons terrosos, as quais aparecem em todo o restaurante, também está aqui, conferindo um toque aconchegante.

Cozinha industrial

Escada da área de serviço

Gostou deste projeto? Se você tem um espaço comercial que precisa ou merece uma reforma ou renovação, dê uma espiada nos outros projetos do escritório Elaine Hormann Arquitetura no perfil da empresa aqui na homify!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista