Restauro e Reciclagem de Mobiliário :   por Rafaela Fraga Brás Design de Interiores & Homestyling

As nossas dicas semanais para poupar dinheiro!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

As palavras poupar e poupança suscitam cada vez mais interesse por todos nós, e a verdade é que devemos levá-las à letra.

A grande crise financeira que o país atravessou e que deixou marcas, levou-nos a abrir a pestana, começamos a ter outros tipos de cuidados com o dinheiro, e estes são sem dúvida importantes para o presente, mas sobretudo para o futuro. Não sabemos o dia de amanhã e por isso vale mais jogar pelo seguro e precavermo-nos da melhor maneira. 

E podemos começar a poupar com as pequenas coisas da vida e do nosso dia a dia. Não vale a pena pensar que não se consegue poupar com um ou cinco euros, pelo contrário é bem possível e há que ser positivo. Vai ver que aos poucos aquele euro, posto de lado regularmente tornar-se-á em centenas e depois milhares de euros… Basta começar, ser paciente e claro, ser rigoroso. Como diz o velho e sábio ditado Grão a grão, enche a galinha o papo.

É dentro da nossa casa que podemos começar a poupar e ver aquelas faturas mais leves. O euro daqui e dali, fará diferença no fim do ano, não tenha dúvidas disso. 

Ora veja como pode poupar e precaver-se do futuro, amealhando dinheiro que é desperdiçado diariamente… São seis as dicas fáceis e eficazes que partilhamos convosco neste artigo. 

6- Limpar os filtros

Já pensou que temos filtros em diversos eletrodomésticos da nossa casa? E já alguma vez os limpou ou trocou? Se ainda não, então pode proceder à manutenção dos mesmos, é que esta é uma forma de mantê-los mais eficazes e de prolongar a sua vida. Se o filtro já não estiver em boas condições o melhor será substitui-lo.

Isso vale para tudo, desde de limpar ou mudar os filtros, do secador, do ar condicionado, da máquina de lavar loiça, do exaustor, do aspirador, entre outros. 

Assim irá poupar e não necessitará de comprar tão rapidamente um novo eletrodoméstico

1- Imprimir de forma inteligente em casa

Escritórios e Espaços de trabalho  por homify
homify

Cosy & Traditional Home Office

homify

Grande parte de nós possui uma impressora em casa, dá sempre jeito ter uma, quer para imprimir o bilhete de avião ou um documento mais importante. E hoje em dia, conseguimos ter uma impressora a baixo custo, mas o problema não é propriamente o investimento do item em si, mas os preços dos cartuchos. Gastam-se rapidamente, mas se tivermos alguns cuidados podemos mantê-los mais tempo, poupando assim uns valentes trocos. 

O que deve fazer? É fácil…

- Sempre que poder prefira impressões a preto e branco. Desligando a opção cores da impressora ou no próprio ficheiro quando pede para imprimir escolha a opção preto e branco, ou até rascunho, gasta menos tinta.

- Escolha as páginas que quer imprimir. Muitas vezes mandamos imprimir um documento todo, sem vermos se todas as páginas serão úteis. Por isso, selecione e imprime apenas as necessárias.

- Imprime frente e verso, poupará folhas.

- Sempre que possível tente imprimir no trabalho (documentos não delicados, é claro).

2- Lavar a roupa em água fria

As atividades domésticas são grandes consumidoras de energia e as máquinas de lavar roupa andam ali nos eletrodomésticos que mais consomem. E quanto mais a família for maior, mais gasto terá, porque mais roupa irá lavar, há dias que são duas máquinas de lavar

Como tal é conveniente optar por lavagens em água fria, assim irá diminuir o consumo de energia. Não será por isso que as suas roupas não ficarão limpas, pois os avanços tecnológicos fazem das lavagens com água fria tão eficazes como os ciclos de água quente. Além disso, poupa também na vida do próprio vestuário que não fica tão danificado. 

3- Fazer os seus próprios presentes

Na altura de oferecer prendas, ora porque é um aniversário, ora é Natal ou outro dia especial… andamos perdidos nos meios das lojas, sem saber o que comprar, por ser demasiado dispendioso ou por ser demasiado banal. 

E agora perguntam-nos… Mas o que podemos oferecer homify?

E nós respondemos… Faça si mesmo!! Sim, não tenha medo e de certeza que tem uma veia artística aí escondida, além de que irá descobrir que os trabalhos manuais são super relaxantes. 

A prenda que irá criar será não só única e original, como bem mais em conta do que uma comprada num centro comercial. Coisas tão simples como uma imagem personalizada, quadros mais complexos, tricô, costura ou projetos de pintura, podem ser a solução ideal. 

Descubra as centenas de ideias DIY da nossa revista, que não verá que não é tão difícil encontrar a próxima prenda para a mãe ou o pai. 

4- Desligar as luzes

Candeeiros suspenso sobre balcão: Cozinha  por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Candeeiros suspenso sobre balcão

Home Staging Factory

Olha a LUZZZZDesliga a luzOlha a fatura de eletricidade… É não é? Pois todos nós já o dissemos e/ou ouvimos… A verdade é que devemos ter cuidado (muito), mesmo quando pensamos que são uns minutos. 

O consumo de eletricidade está sempre a girar e quanto mais luzes e electrodomésticos tivermos ligados, mais a fatura será pesada e menos conseguiremos poupar. Por isso, tenha sempre o reflexo de apagar a luz assim que sai de uma divisão. 

Quando estiver num espaço em que não seja necessário muita luz, pode deixar ligada apenas uma luz de presença, além de poupar trará um ambiente aconchegante.

5- Livrar-se da desarrumação

Quartos de criança modernos por Korbo
Korbo

Inspiration

Korbo

Este não é um artigo dedicado às lidas da casa e às limpezas, porém falamos em arrumação. Porquê? É que por detrás dela há sempre tesouros escondidos… Redescobre-se itens antigos que estão em perfeitos estado e que são ótimos para utilizar, além de que evitará de comprar aquele objeto em duplicado, porque já não sabíamos onde o tínhamos colocado. 

Vamos lá por ordem pela casa e vermos o que há por lá… No final, não irá gastar dinheiro em vão! São estas pequenas coisas que fazem toda a diferença no orçamento mensal.

Já cumpria com alguma destas dicas? Vai pô-las em prática?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!