Os mitos da jardinagem: verdadeiro ou falso?

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Quer participar no verdadeiro ou falso de hoje? Vai ver que se vai surpreender…

É isso mesmo dedicamos todo um artigo com algumas questões sobre jardinagem e talvez algumas delas pensava que eram certas, mas afinal poderão estar erradas. É sem dúvida bem curioso!

De facto, na nossa vida, vamos lidando com algumas situações que pensamos quase uma vida toda que aquilo que nos foi transmitido é certo… mas afinal algumas sabedorias populares não passam de mitos. Mas outras terão um sábio conhecimento…  

Se quer saber mais sobre o que estamos a falar tem de descobrir as seis informações que a homify escolheu para o cantinho mais verde da sua casa.

As glicínias destroem as cercas: verdadeiro e falso

Casas modernas por Fröhlich Architektur AG
Fröhlich Architektur AG

Der „Greenground“ als „Drehscheibe“ für die Erschliessung, bietet auch Platz für ein Quartiercafe.

Fröhlich Architektur AG

É comum depararmos com a glicínia em Portugal, quer em ruas, jardins públicos ou privados. É uma planta trepadeira com cachos de flores lindíssimas e com um cheiro muito agradável, elas existem na cor branca, rosa, azul e roxa, talvez a roxa seja a mais comum de ver. 

O problema dessa planta é que pode crescer em proporções enormes, sendo que as suas raízes podem destruir o chão ou as cercas à volta. De forma a controlar o seu crescimento é necessário podá-la, na altura do verão, aí pode também conduzir o seu crescimento, direcionando os ramos, já que é uma planta trepadeira. A segunda poda ocorre na altura do inverno, para estimular a floração, tenha cuidado para não cortar os gomos florais. 

Na fase inicial da plantação é necessário fertilizá-la duas vezes por ano e regá-las regularmente.

As plantas trepadeiras trazem humidade quebram as paredes: Falso

Jardim  por SATIVA

Certamente já ouviu falar de forma bem negativa das plantas trepadeiras, sendo que estas plantas crescem tão rapidamente e apoderem-se da fachada de qualquer superfície em pouquíssimo tempo. Dizem também que elas trazem humidade ao interior da casa e que são as culpadas nas fendas das paredes… Mas será que é bem assim?!! O que acha? Sim ou não, hum?

Nós dizemos-lhe que é MITO!! Esta ideia é completamente falsa, até porque não gostam do solo muito húmido. Fica mais descansado? Já as conseguem ver como plantas amigas? É que elas têm um ar tão bonito, que era uma pena deixá-las de parte.

Na família das plantas trepadeiras destacamos a hera-do-diabo, que é ideal para ter dentro de casa, uma vez que ajuda a melhorar o ar. Mas cuidado para quem tem animais domésticos ou crianças, a hera não pode ser ingerida. 

A cor das hortênsias depende da acidez do solo: verdadeiro

Salas de estar modernas por Tollwasblumenmachen.de
Tollwasblumenmachen.de

Die schöne Hortensie blüht in vielen Farben

Tollwasblumenmachen.de

As hortênsias são flores que encantam qualquer um, pela formosura e quantidade de flores presentes num só ramo. As cores também não deixam ninguém indiferentes, são variadas e tão lindas… Mas o solo tem a sua dose de responsabilidade. É verdade. A hortênsia prefere os solos ácidos, é lá que cresce mais colorida, quer as folhas como as flores e tem ainda, um maior desenvolvimento. No entanto, em solos alcalinos, com pH mais elevado, as  hortênsias também crescem e desenvolvem, apesar de ter um colorido menos atraente, lá também vivem muito bem. 

A rosa do Japão, também conhecida sob este nome, gosta de água e de ser cultivada a meia sombra… Tirando isso, não requer muitos mais cuidados… Apenas a atenção de todos os dias e o tal carinho.

As cinzas desenvolvem as flores: verdadeiro

Sabia que podia usar as cinzas da lareira da lenha ou de uma fogueira para fertilizar o vosso jardim? É verdade as cinzas da madeira contêm nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas, além de que estará a reciclar resíduos. Por outro lado, ao espalhar as cinzas pela terra estará a impedir o aparecimento de pragas, é perfeito, não?

Atenção a cinza reduz a acidez do solo, por isso tenha em consideração o tipo de planta que tem, se for plantas com tendência a solo ácido, não será ideal colocar cinza na terra. 

A borra do café acidifica o solo: verdadeiro

  por Givensa

O que faz à borra do seu café? Vai para o lixo? Então depois de ler este artigo, já não irá fazer mais isso, pois irá guardá-la para a terra das suas plantas ou do seu jardim… Incrível, não é verdade? Ainda por cima, tendo em conta o consumo de café que um português consome, há que dar uso ao que temos.

A borra de café oferece nutrientes benéficos ao solo, é rica em nitrogénio, carbono e matéria orgânica, sendo assim, um excelente fertilizante, ajudando a acidificar o solo. Existem plantas como as hortênsias, os mirtílios, as camélias, as gardênias, os rododendros,  entre outras que precisam de um solo ácido, mas nem sempre é possível, mas se adicionar borra de café o pH fica mais alto. 

No caso das outras plantas, o melhor será de misturar a borra de café com outros fertilizantes ou adubos, que possuam nitrogênio e sejam mais ricos em potássio e fósforo. 

O sabão afasta as pragas: verdadeiro

  por BOOK A TIGER
BOOK A TIGER

2.) Der Spülschwamm

BOOK A TIGER

SOS: precisa de um insecticida? Então nós temos a solução!! 

Sabemos que com a entrada da primavera e do verão os insectos andam por toda à parte, não só nos picam, como também apoderem-se das nossas plantas. Como tal, é preciso algo para protegê-las… Mas queremos evitar produtos tóxicos, que poluem o ambiente e prejudicam a nossa saúde. Então pode fabricar o seu próprio insecticida. 

Como fazer?

Dentro de um pulverizador, adicione duas a três gotas de sabão líquido (o da loiça) e enche o resto com água. Agora só tem de colocar o insecticida pelas plantas. Cuidado para não exceder na aplicação do mesmo, uma vez de duas a três semanas é mais do que suficiente. 

Acertou no Verdadeiro ou Falso de hoje? E gostou do que descobriu?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!