Isto é uma casa fascinante

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
Casa Rinconada., Echauri Morales Arquitectos Echauri Morales Arquitectos Salas de jantar minimalistas
Loading admin actions …

A arquitetura tem por finalidade primordial nos oferecer soluções em forma de edifícios que respondam às necessidades humanas. Obviamente, a casa é a essência da arquitetura e uma das nossas necessidades primordiais é a busca de proteção contra o clima. Em lugares de clima inóspito, como a região tropical, onde a maior parte do nosso território se encontra, a arquitetura deve responder de forma eficiente as condições climáticas de modo a proporcionar aos moradores ambientes confortáveis e aprazíveis. Sentir-se em casa é se sentir em um abrigo que responda a todas as suas necessidades práticas, físicas, psicológicas e estéticas. Uma casa que responde a estas demandas é algo fascinante.  

Homify viaja até o México para apresentar uma casa simplesmente fascinante, que proporciona aos moradores uma resposta original e eficiente contra o clima quente e seco do lugar. Localizada na cidade de Zapopa, a Casa Rinconada, como é chamada, foi projetada pelo estúdio Echauri Morales Arquitetos e possui uma monumentalidade exuberante, resultado da combinação de estruturas arrojadas, como os enormes planos de concreto aparente e espaços amplos com pé direito duplo e abertos para o exterior. O projeto emprega uma paleta de materiais variados, mas não foge da tradição arquitetônica mexicana de empregar cores marcantes e ambientes abertos para a paisagem circundante.

Curioso para desvendar todos os encantos e todos os ângulos desta casa mexicana espetacular? Então confira a seguir mais detalhes e imagens desta casa fascinante, que buscou com elegância e originalidade proporcionar aos moradores um abrigo contra o clima quente e seco do lugar.

Um pouco do contexto local

A Casa Rinconada está situada em um bairro tradicional, discreto e tranquilo, da cidade de Zapopa. O lugar é caracterizado pela arborização de grande porte, onde cada propriedade possui um muro frontal que de certa forma dá uma unidade ao bairro. O projeto decidiu, portanto, preservar também o seu muro frontal existente, constituído de pedras.

A casa apresenta uma forma e uma materialidade impactantes, que contrastam com as construções vizinhas na escala e na tipologia. A coluna de seção circular que se ergue até o plano da cobertura realça a monumentalidade do edifício. Um dos destaques do projeto é a grande superfície de concreto aparente texturizada, que serve como proteção contra os raios solares, por esta razão ela se estende para além do perímetro do edifício.

Fachada principal

A fachada principal evidencia a composição espacial da residência em três pavimentos. O pavimento inferior abriga a garagem e serviços, o pavimento térreo abriga os espaços sociais e o pavimento superior abriga os espaços íntimos. Como podemos perceber pela sombra projetada no edifício, o plano de concreto aparente, que parece flutuar no ar, protege o corpo principal da casa dos raios solares, refletindo boa parte da radiação e fornecendo sombra para a varanda, no piso térreo. Outro fator fundamental para o desempenho térmico do edifício é a ventilação natural. Por esta razão, o projeto priorizou as aberturas generosas e espaços abertos para o exterior.

A varanda: elemento fundamental

Podemos afirmar que a Casa Rinconada é uma resposta as hostilidades do clima local. Além da barreira contra o sol e de espaços abertos, o projeto criou uma varanda, que se estende no lado oeste e proporciona aos moradores uma paisagem natural cuidadosamente projetada. Esta solução funciona como um regulador do clima, uma vez que a fonte de água umedece e refresca o ar que entra na casa. O programa de necessidades foi organizado em torno deste espaço, que pode ser utilizado como varanda ou terraço e está interligado à piscina.

Living room

Os espaços de convivência, situados no pavimento térreo, são caracterizados pela integração espacial e pela permeabilidade visual e física. Sala de estar, sala de jantar e varanda se abrem completamente para o exterior, proporcionando vistas agradáveis para o exterior e, principalmente, otimizando o aproveitamento da luz e da ventilação natural. O piso de pedra de tom escuro se estende por todo o living room e quebra o predomínio das superfícies brancas e transparentes e realça a sensação de integração espacial.

Salas de estar e de jantar

A sala de estar é caracterizada pelo mobiliário de design moderno de cor preta ou cinza. A presença de luz natural abundante quebra qualquer efeito negativo do predomínio de cores escuras. A sala de jantar, ao fundo, é composta de uma mesa de madeira e de cadeiras de estrutura metálica e assentos de couro de cor preta, que realçam o estilo moderno e dão um toque de sofisticação ao ambiente.

Mais informações sobre projetos de salas de jantar, você encontra aqui.

A paleta de materiais

A paleta de materiais é variada e visam a denotar os volumes, geometricamente e simbolicamente, e não apenas realçar as superfícies. Um dos destaques do projeto é o cubo de vidro pintado de vermelho, que forma o volume do lavabo, dando mais personalidade e um toque de sofisticação ao projeto. O volume da escada é revestido de madeira. Além disto, o concreto aparente, presente nas duas empenas cegas do lado oeste e leste, e o vidro, desempenham papéis de protagonistas no projeto.

Suíte master

O pavimento superior abriga os quartos das crianças. Já a suíte máster, que corresponde ao volume revestido de madeira próximo à varanda, está localizada em um nível acima do living room, mas está interligada a varanda e a fonte de um lado e ao jardim posterior de outro lado, o que garante iluminação natural e ventilação natural abundante. A suíte máster é ampla e um pequeno espaço de estar e um closet amplo integrados ao dormitório. O piso de madeira agrega charme e conforto e a vista para o jardim realça a sensação de aconchego.

Fachada posterior cor de rosa

Além de responder com eficiência ao clima quente e seco do lugar, a Casa Rinconada também reafirma sua ligação com a cultura local e à arquitetura mexicana, lançando mão de amplos espaços abertos e cores marcantes, elementos presentes na arquitetura de mestres como Luís Barragán e Ricardo Legorreta. O destaque é a cor rosa das superfícies externas voltadas para a parte de trás do terreno.

Se quiser apreciar mais um projeto residencial mexicano fabuloso, leia este artigo.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista