7 sugestões para tornar a sua cozinha mais apelativa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A sua cozinha é pequena e sem carisma? É um lugar aborrecido e já não sabe o que fazer para o melhorar? Vê em revistas e programas de televisão pessoas com espaços enormes e muito dinheiro disponível para gastar na remodelação do espaço e tem imensa vontade de poder fazer o mesmo mas não tem orçamento, nem uma área suficientemente ampla para executar o seu projecto? Se se identifica, este artigo é para si.

Hoje, pode não ter dinheiro para derrubar paredes, comprar uma grande ilha, mudar toda a mobília ou instalar um piso novo, mas isso não quer dizer que não possa ter uma cozinha encantadora. É verdade que toda a remodelação requer um gasto de tempo e dinheiro, mas há maneiras de economizar e ainda assim atingir os fins desejados. Continue a ler este artigo e descubra sete ideias que o ajudarão a mudar a aparecia do seu espaço sem a necessidade de grandes despesas.

Se tiver mais conselhos para além dos que aqui apresentámos, pode escrevê-los na parte inferior do livro de ideias. Compartilhe connosco aquilo que sabe. Nunca se esqueça que, o que conhece pode sempre inspirar outras pessoas e ajudar a resolver muitos problemas.

1. Utilize uma parede backsplash com detalhes modernos

O que é uma parede backsplash? É um revestimento impermeável para as áreas do fogão e da pia – onde lavamos a louça ou cozinhamos aquele molho de tomate delicioso que decide salpicar – com um revestimento a azulejos ou noutro material de fácil limpeza, acabando com a necessidade de esfregar em permanência a superfície para a remoção de sujidade e de manchas. O objectivo principal é, então, evitar que a parede atrás do fogão fique manchada, mas pode ter também um poderoso valor decorativo, visto que a podemos construir em azulejo, metal, granito, pedra ou qualquer outro material não inflamável e de fácil manutenção.

Uma excelente ideia para modificar o aspecto da sua cozinha por completo passa por focar a atenção neste espaço da parede, tornando-a num recanto especial que chame à atenção com mais um elemento decorativo.

2. Escolha objectos funcionais e ao mesmo tempo decorativos

Cozinha  por Bordercraft
Bordercraft

Oak chopping board

Bordercraft

Pode parecer estranho estar a sugerir algo tão simples e trivial como tábuas de cortar, mas a verdade é que, muitas vezes, é nos elementos mais simples e funcionais que existe uma beleza e elegância única. Mas, podem estes objectos enfatizar o estilo e a personalidade da cozinha? Uma tábua de cortar pode elevar o aspecto estético de um espaço?

A resposta é claramente positiva. A tábua de cortar, tal como podemos ver na imagem que apresentamos, da autoria do estúdio Bordercraft, é o centro desta decoração e surge como um elemento de grande força na cozinha. Exibir estes elementos sobre os balcões ou sobre uma mesa pequena tem, não só, um carácter prático e funcional óbvio, como também um lado estético que pode ser muito interessante. Pode comprar uma tábua de cortar do tamanho de uma mesa que já possua e colocá-la como se fosse ela a superfície original do móvel. Faça questão de ter uma tábua de grande dimensão até porque uma tábua pequena de pouco servirá. O importante é que faça um investimento duplo, adquirindo uma ferramenta básica para a cozinha e ao mesmo tempo um elemento decorativo inovador.

3. Escolha materiais económicos para os armários e aposte em espaços sem portas

Todos nós temos na cozinha um móvel de grande dimensão para armazenamento de comida e de louças que ocupa uma boa parte do espaço. Pode até ser uma peça de mobiliário bonita – ou pode ter sido no início -, mas que agora necessita de uma mudança. Neste sentido, substituir a sua madeira pode ajudar a transformar o aspecto de toda a cozinha.

Uma mudança tão simples e que passa por remover as portas pode parecer arriscada, mas vale a pena, pois oferece-lhe um espaço mais amplo, arejado e limpo. Se não se sente confiante para exibir de forma tão radical o interior dos seus móveis, pode sempre remover as portas dos armários parcialmente, ou seja, cortá-las pela metade, remover algumas gavetas e substituí-las por recipientes de vime. As possibilidades são imensas e a sua cozinha tornar-se-á num espaço moderno e, quem sabe, mais prático e funcional. Não tenha medo de tentar a mudança e de a mostrar à sua família e amigos.

4. Exiba os utensílios com estilo

Há pessoas que adoram comprar utensílios e objectos de cozinha porque nas lojas especializadas em decoração existem peças às quais é difícil resistir. A verdade é que quando compra um belo jogo de açucareiro e saleiro que adorou, não descansa enquanto não possui também o frasco de café da mesma colecção e os tecidos ideais para combinar com tudo isto. Na verdade, ninguém compra todos estes elementos bonitos para os ter guardados em armários e tirá-los apenas de vez em quando. Toda esta colecção de objectos de cozinha que, muitas vezes, chegamos a comprar de forma temática, pode decorar de forma especial e inspiradora um espaço tão importante para o seu dia-a-dia.

5. Colocar plantas e flores para dar vida à cozinha

Cozinhas modernas por Bolz Licht & Wohnen
Bolz Licht & Wohnen

Wohnküche Tholey

Bolz Licht & Wohnen

Em muitas ocasiões, falamos das plantas e das flores enquanto importantes elementos decorativos. No caso da sua cozinha, esse pequeno detalhe torna-se ainda mais especial já que oferece uma conjunto de novas cores, texturas, aromas e estilos. Não é necessário exagerar e criar uma pequena selva dentro da sua cozinha, mas com simples toques e detalhes de natureza, todo o espaço se torna diferente.

Nas plantas, até os vasos são fundamentais. Escolha algo para a sua cozinha que contraste, renove o ambiente e coloque as suas novas aquisições num local onde se destaquem. Esta ideia custará muito pouco e requererá apenas algum tempo e dedicação à manutenção das plantas, o que será seguramente uma tarefa reconfortante por tudo o que estas lhe podem oferecer. Uma sugestão? Vasos com ervas aromáticas! 

6. Mantenha a originalidade e a essência da cozinha

Os panos de cozinha são objectos que têm uma função muito clara: secar a louça. Por vezes temos panos de cozinha bonitos, mas atiramos com eles para um canto ou não temos o cuidado de os manter sempre limpos e em bom estado.

Conseguir panos de cozinha bonitos é uma tarefa fácil e podemos encontrá-los à venda até mesmo em supermercados. Existem variedades para todos os gostos e com vários temas, cores, desenhos e estilos. Para os incluir na decoração da cozinha é necessário escolher algo que combine com o espaço, que o alegre e lhe dê um toque especial. Escolha um lugar que lhes dê destaque: pode colocar um conjunto de panos coloridos na parede, pode pendurá-los na pega do forno e até pode prendê-los com peças magnéticas no frigorifico. Na verdade, não importa muito onde os coloca, o importante mesmo é que os mantenha limpos e em bom estado, fazendo deles elementos importantes da decoração do espaço.

7. Simples e rápido: acrescente um tapete para lhe dar cor e um toque diferente

Cozinha  por Derya Bilgen
Derya Bilgen

​Kitchen

Derya Bilgen

A cozinha é a divisão da casa que mais se suja e, como tal, ter uma passadeira ou tapete para proteger o chão pode ser uma boa ideia. Como é natural, terá sempre que escolher um material que se adeque ao espaço e que seja facilmente lavável. Privilegie um tapete com um preço acessível. Assim, se o sujar com uma nódoa de difícil remoção, o prejuízo será menor. Escolha um tapete fino. Esqueça tapetes muito espessos ou felpudos. 

Este elemento vem, também, trazer cor ao espaço e garantir-lhe maior conforto. Pode colocá-lo ao longo das bancadas ou a demarcar a zona de refeições. Esta é, sem dúvida, uma forma fácil para dar uma lufada de ar fresco à sua cozinha sem gastar muito dinheiro ou substituir o piso. 

Sugestões baratas e de fácil execução. Vai pôr alguma em prática? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!