Antes e depois: transformação de uma sombria casa de campo

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Uma casa comum, construída a partir de blocos há mais de 50 anos atrás, transformou-se numa bonita e elegante casa de campo que evoca a atmosfera do país em que se situa: a Polónia. Este tipo de casas, em muitas partes do país, custará apenas entre 25 mil a 65 mil euros. Para a sua construção serão necessários cerca de 40 mil euros.

O projecto que integra este livro de ideias, da autoria do gabinete Nowak | Nowak Architekci, mostra-nos uma remodelação que devolve o conforto e a beleza a uma casa em muito mau estado de conservação. Vamos ver de que forma os profissionais intervencionaram o edifício.

A casa mais comum na aldeia

  por Nowak i Nowak Architekci
Nowak i Nowak Architekci

Dom przed przebudową.

Nowak i Nowak Architekci

O edifício estava em mau estado. A casa não tinha pintura e, na extensão, via-se ainda o tijolo. O conjunto era desagradável e parecia inacabado. O telhado em zinco dava um ar frágil e inestético à casa. Para além disso, não é o material adequado para um clima fria. A chaminé estava a desintegrar-se. A casa é a imagem de uma aldeia que não está a passar por um momento fácil.

De outro ângulo

  por Nowak i Nowak Architekci
Nowak i Nowak Architekci

Dom przed przebudową.

Nowak i Nowak Architekci

A casa tem, no entanto, uma vantagem. Integra uma casa de banho já ligada ao próprio sistema de tanque séptico e central de água na aldeia. Esta imagem vem confirmar o estado degradado da casa com as paredes e a caixilharia danificadas.

Antes: o interior da casa

  por Nowak i Nowak Architekci
Nowak i Nowak Architekci

Dom przed przebudową.

Nowak i Nowak Architekci

O interior da casa estava delapidado. O espaço precisava de ser reconstruído e devidamente decorado para se eliminar o estado de espírito nostálgico e sombrio.

Depois: uma casa de campo luminosa e agradável

Eis a casa após a transformação. E que transformação. O edifício mantém o carisma de casa de campo, mas foi totalmente alterado. O branco impoluto da fachada devolveu-lhe o brilho e trouxe-a ao presente. Existem, porém, vários materiais típicos de uma casa rústica como a pedra e a madeira. O jardim também foi arranjado e oferece uma agradável moldura verde à casa.

Depois: interiores

O interior moderno, revestido com madeira de alta qualidade, exala uma alma reminiscente da vida campestre com a sua bonita decoração e ornamentos decorativos como as plantas e os candeeiros rústicos.

As várias fases de remodelação da casa

1. Criação de uma extensão, desmantelamento das portas e das janelas e contrapiso de cimento no piso térreo;

2. Análise das lajes, telhados e nova construção, bem como isolamento da casa e da superestrutura do sótão. Instalação de janelas e de portas;

3. Realização de comunicações e criação de um novo sistema de aquecimento para tornar a casa confortável nas estações frias – caldeira de biomassa, bombas de calor + radiadores e chão quente;

4. Criação da área cega (área estreita em torno do perímetro do edifício), terraços e fachada;

5. Projecto da paisagem: novo plantio;

6. Design de interiores, decoração, móveis, aparelhos e os detalhes necessários.

E por fim

Cumpridos os passos acima mencionados, a casa tornou-se no que vemos agora com um estilo campestre e amor pela tradição. Embora totalmente recuperada, a casa manteve a essência da zona rural que ocupa, na província e exibe orgulhosamente as características típicas. Inspirado nas etapas descritas neste artigo, pode começar, também você, a desenvolver um projecto de recuperação para a sua casa e considerar os custos. No caso de uma casa de campo, pode recorrer a alternativas sustentáveis e menos dispendiosas.

Esperamos que tenha achado este projecto de transformação interessante. Como o avaliaria? Teria feito as mesmas alterações? Deixe-nos o seu feedback.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!