Guia completo sobre os diferentes materiais de janelas

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

As janelas de sua casa estão tão desconjuntadas e deixam entrar tanto frio que o aquecedor mal se sente? Já têm tanta fita isoladora que mais parecem a maldição da múmia? Então está na altura de mudar de janelas! E o panorama nem precisa de ser tão dramático como o que pintámos… As janelas dão um enquadramento estilístico essencial a cada casa, e por isso o seu aspeto cuidado e atualizado também é importantíssimo, embora o fator economicista possa pesar mais, pois as perdas energéticas através de janelas antigas, danificadas e mal isoladas são massivas.

Mas na hora de mudar a escolha é tudo menos simples. Design, qualidade, tipo de isolamento, resistência, durabilidade são alguns elementos que deve pesar antes de escolher uma janela ou outra. E ainda há mais… Questões como ’qual é o estilo da casa que vai levar janelas novas? ou o clima a que se destinam as janelas é muito quente ou muito frio?’ devem ser respondidas e acauteladas antes de fazer a sua escolha. Um especialista em instalação de portas e janelas vai perceber qual o tipo de janela que melhor se adequa ao estilo de construção, definir a pressão imposta pelo vento, a magnitude da exposição a fatores como a chuva ou o sol, bem como a temperatura exterior e determinar qual o melhor tipo de isolamento que melhor serve o seu caso. E não nos podemos esquecer também que uma janela também serve como isolamento acústico, e portanto a envolvência sonora exterior também tem de ser avaliada.

Por outro lado se quer substituir as janelas em sua casa, deve fazê-lo de uma só vez ou trocar as diferentes faces da fachada em várias etapas. Isto vai evitar anacronismos de estilo e material, bem como falta de homogeneidade no aspeto futura da casa! Optar por substituir tudo de uma vez proporciona-lhe um resultado mais uniforme, enquanto substituir por faces da fachada facilita a parte orçamental.

Viu? Escolher as janelas novas para sua casa não é tão simples como parece. Mas também não é caso para esmorecer porque nós estamos cá para o ajudar! Neste artigo vai encontrar os tipos mais comuns de materiais para as janelas e listar algumas das suas vantagens e desvantagens. Leia-o com espírito aberto, informe-se e comece a planear!

Janelas de PVC – Material com vantagens

Janelas   por ROCOCO
ROCOCO

Timber Alternative Windows

ROCOCO

As janelas de plástico são muito populares. E não é de admirar, porque são muito fáceis de limpar e praticamente isentas de manutenção. A única coisa que deve ser verificada é se as dobradiças estão bem lubrificadas e os fechos estão intactos.

O material plástico utilizado, chamado PVC, é estabilizado com tecidos de aço, de alumínio ou de fibra de vidro e, assim, obtém propriedades extraordinárias de robustez e flexibilidade.

É uma caixilharia leve, equipada com câmaras de ar que proporcionam isolamento térmico ideal e que pode ser limpa com sabão comum e água. Mas a sua grande vantagem é o preço. Estes caixilhos são muito mais baratos do que a madeira, e estão próximos do alumínio. E não se pense que por serem mais baratas a sua estética fica comprometida. Hoje em dia os acabamentos de janelas em plástico são tão bons que podem substituir outros materiais e até imitar madeira na perfeição, como é o caso das janelas da casa da imagem acima: – parecem madeira, têm um ar absolutamente tradicional, e são feitas de PVC!

Mas também tem alguns inconvenientes… O material deforma a temperaturas elevadas e proporciona uma proteção contra o fogo inferior ao de outros materiais. Os riscos são rapidamente visíveis e, geralmente, não podem ser reparados. Além disso ficam sujas mais depressa porque a poeira e a sujidade podem ser atraídas por carga estática.

Fibra de vidro – Um material interessante

Janelas   por eSpaces Architects
eSpaces Architects

A courtyard house

eSpaces Architects

Ao contrário do PVC, as janelas em fibra de vidro requerem um processo de produção mais elaborado, enquanto permitem um trabalho mais personalizado para cada necessidade. O custo dos caixilhos de fibra de vidro é geralmente mais elevado do que os de PVC, ao mesmo tempo que apresenta uma paleta de cores bastante reduzida relativamente a outros materiais.

De qualquer forma as caixilharias em fibra de vidro fornecem boas qualidades de textura e proporcionam alta eficiência de controlo térmico e acústico. Apresentam, ainda, uma elevadíssima durabilidade, não sendo afetadas por ambientes agressivos como, por exemplo, o ambiente marítimo.

E não podemos deixar de referir que a fibra de vidro tem uma aparência mais sofisticada, permitindo uma aplicação de pintura excelente.

Alumínio – Já se tornou um clássico

Casa em S. Salvador: Casas clássicas por m2.senos
m2.senos

Casa em S. Salvador

m2.senos

Janelas com caixilhos de alumínio são um favorito em edifícios em todo o mundo. 

Mas quando pensamos em alumínio a primeira imagem que aparece é a daquelas calhas antigas, cinzento-metalizado, feias e em desuso. No entanto já não tem de ser assim. O alumínio tem muitas vantagens e pode ter inúmeros acabamentos e cores. A principal vantagem do alumínio é o seu preço preço acessível, mas também a sua durabilidade, força e alta resistência contra a humidade e deformação. Como têm um peso baixo, estas janelas são fáceis de transportar e instalar.

Devido às características deste material, é sempre aconselhável procurar espessura maior que 75 mm para obter as melhores condições de isolamento térmico, e resistência. 

E embora a aparência de base seja simples, ela fica maravilhosamente no estilo minimalista e na estética industrial tão na moda hoje, como é o caso dos caixilhos cinzentos simples da casa da imagem acima, da autoria do gabinete de arquitetura M2.SENOS!

Madeira – O eterno material de excelência

T3+1 na baixa: Janelas   por Obrasdecor
Obrasdecor

T3+1 na baixa

Obrasdecor

A madeira é na nossa opinião o material mais bonito que se pode usar para fabricar janelas! É um produto natural que oferece todas as vantagens possíveis, tais como a resistência, a durabilidade e isolamento. Mas é também um material muito mais caro e que necessita de cuidados de manutenção bastante regulares e por vezes dispendiosos.

Embora hoje em dia existam caixilhos em madeira de pinho a preços razoáveis, até 400 euros por metro quadrado, as madeiras nobres como a teca são extremamente caras. Neste caso, quanto maior é a densidade da madeira, melhor será o isolamento e mais alto será o preço.

Quem se decide pela madeira nas suas janelas gasta mais, mas consegue um ambiente agradável e acolhedor, uma conta de eletricidade mais e uma regulação mais eficiente da humidade em casa. A desvantagem de janelas de madeira é que elas devem ser regularmente polida e tratadas para preservar a sua longevidade. E também são muito mais pesadas do que as suas congéneres em alumínio ou plástico.

E se optar pela madeira nunca se esqueça de averiguar acerca das suas condições de produção, assegurando-se da sua sustentabilidade e exigindo a certificação FSC!


Janela em blocos de vidro

O bloco de vidro é um material excelente para conseguir a manutenção da iluminação dos espaços arquitetónicos, mantendo o isolamento acústico ou térmico e a privacidade. Estes blocos são relativamente acessíveis em termos de preço e são muito conhecidos, e embora tenham caído em desuso podem ser a solução perfeita para si.

Se precisa de incorporar a luz num ambiente sem perder privacidade os blocos de vidro podem garantir-lhe resultados espetaculares, basta saber incorporá-los. Inspire-se na imagem acima. Não está fora de moda, pois não? Uma delimitação num open space ou uma janela para a casa de banho não ficar exposta? Esta pode bem ser a sua solução!

Além disso, estes materiais podem ser obtidos em grande variedade de texturas e cores, o que lhe dá uma amplitude criativa muito apreciada!

Materiais sensíveis à luz e à temperatura – O futuro agora

Hoje em dia já se tornou frequente a utilização de materiais fotossensíveis tanto em janelas de edifícios comerciais de grandes proporções como em casas particulares. Mas o que são janelas fotossensíveis? São janelas feitas de um material térmico inovador que rejeita o calor bloqueando os raios ultravioleta, gerando uma luz intensa cem por cento saudável. O vidro é revestido por uma película que protege os cristais, que adere de forma segura e forte, assegurando a durabilidade a longo prazo, pelo que o seu investimento está assegurado a longo prazo.

Embora os custos destas janelas sejam ainda bastante elevados os resultados são notáveis porque no verão ou em climas mais quentes, onde a exposição solar é elevada, podem poupar muita energia mantendo os ambientes mais frescos.

Se o seu problema é o ruído, saiba que também já existem soluções

Para um isolamento de som bastante eficiente, existe um isolamento acústico especial, aplicado sobre o vidro, que protege a sua casa de todo o ruído vindo do exterior.

E para saber como embelezar as suas janelas novas leia também o artigo ’Ideias de decoração para janelas’!

Ajudámos a decidir como vão seus as novas janelas de sua casa? Conte-nos tudo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!