Iluminação para a sala de estar: 12 imagens para tirar ideias! | homify Iluminação para a sala de estar: 12 imagens para tirar ideias!

Iluminação para a sala de estar: 12 imagens para tirar ideias!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Projetos BORAGUI - Design Studio Salas de estar modernas
Loading admin actions …

A iluminação é parte fundamental de um projecto, seja ele de interiores ou de exteriores. No caso dos interiores, a iluminação, para além da funcionalidade que proporciona aos espaços, também os torna mais aconchegantes e põe em ênfase as cores dos ambientes e a decoração. No entanto, é importante considerar que o tipo de iluminação muda consoante a utilização que se dá a cada divisão. A iluminação de uma cozinha, por exemplo, não deve ser pensada da mesma forma que a iluminação da sala ou do quarto.

Hoje, e para o inspirar, partilhamos consigo imagens de doze salas de estar das quais pode tirar ideias no que toca à iluminação. Idealmente, uma sala de estar deve ter a iluminação pensada por camadas: uma luz geral que, como o próprio nome indica, ilumine o ambiente de forma homogénea; uma luz orientada para tarefa – ler, trabalhar, entre outras – e uma luz baixa e difusa para quando se está só a ver televisão ou a descansar. Os candeeiros podem ser de mesa, de pé, de tecto ou de parede. Não faltam opções cativantes e a preços acessíveis nas mais variadas lojas.

Acompanhe-nos.

1. Assimetrias

Começamos por uma sala acolhedora onde encontramos uma solução criativa para a zona do sofá. De um lado, optou-se pela colocação de um candeeiro de parede dourado com o braço e a cabeça reguláveis para facilitar o direccionamento da luz. Do outro, está um candeeiro de pé que cria uma assimetria e preenche a esquina entre o sofá e a janela.

2. Para um recanto de leitura

3.

Crie um recanto de leitura na sua sala de estar. Para o efeito, precisa apenas de uma poltrona confortável – porventura de uma cor que contraste com a do sofá – e de um candeeiro de pé que se debruce sobre a poltrona e que tenha, de preferência, o braço flexível. Neste caso, o candeeiro tem três braços, o que significa que pode iluminar vários pontos da sala em simultâneo.

4. Uma peça de design

Eleve a sua sala com a adição de um candeeiro de design. O candeeiro pode assumir-se como uma peça statement no conjunto e criar um ponto focal na decoração. Por vezes, basta uma peça assim para dar um novo élan a um espaço. O candeeiro dourado com vários globos que vemos na imagem dá um toque muito elegante a esta sala moderna.

5. Para o móvel de televisão

6.

Apartamento Edifício do Parque - T3 MATOSINHOS ShiStudio Interior Design Salas de estar escandinavas
ShiStudio Interior Design

Apartamento Edifício do Parque – T3 MATOSINHOS

ShiStudio Interior Design

Se o seu móvel de televisão lhe parece despido, então lembre-se que tem na iluminação uma boa maneira de lhe dar uma nova vida. Entre quadros, jarras e vasos, pode pôr um bonito candeeiro. Caso a sua televisão esteja inserida num módulo, como o que vemos na imagem acima, pode optar por retroiluminar este volume para a sala beneficiar de uma luminosidade difusa.

7. Por camadas

Sala de estar vista da ilha Rima Design Salas de estar escandinavas
Rima Design

Sala de estar vista da ilha

Rima Design

8.

Apartamento Contemporâneo - T4 com cozinha aberta para a sala - PORTO ShiStudio Interior Design Sala de estarAcessórios e Decoração
ShiStudio Interior Design

Apartamento Contemporâneo – T4 com cozinha aberta para a sala – PORTO

ShiStudio Interior Design

9.

Apartamento da Glória Homestories Salas de estar escandinavas
Homestories

Apartamento da Glória

Homestories

Nestas três salas de estar, percebe-se bem como se pode trabalhar a iluminação por camadas. Na primeira sala, o candeeiro de tecto dourado ilumina o ambiente uniformemente e aparece complementado pelo candeeiro de parede preto que vemos sobre o sofá e que traz um contraste interessante ao espaço.

Já na segunda e terceira salas, favoreceram-se spots LEDs embutidos e um candeeiro de parede e de pé – respectivamente – a acompanhar o sofá. Repare que na sala número oito, o candeeiro de parede, por estar entre a secretária e o sofá, acaba por iluminar ambas as zonas, o que é bastante prático. Se tem uma área de trabalho ao lado do seu sofá, pode estudar esta solução.

Na sala que vemos acima, temos ainda um vislumbre de um candeeiro de mesa a decorar o móvel de televisão. Assim, em cada momento, as pessoas que utilizam a sala podem acender as luzes que mais lhe convêm.

10. Os candeeiros de pé são sempre uma boa solução

A Sala da Beatriz e do Artur Homestories Salas de estar escandinavas
Homestories

A Sala da Beatriz e do Artur

Homestories

12.

Os candeeiros de pé, são, sem dúvida, uma das soluções favoritas dos decoradores e designers de interiores cujos trabalhos estão registados na homify. São candeeiros versáteis, práticos e bonitos que podem facilmente ser transportados para outro ponto da sala ou até para outra divisão. Estes candeeiros são uma óptima escolha para auxiliar a leitura, para criar uma atmosfera mais intimista e para preencher uma esquina vazia e/ou demasiado escura da sala. Encontra-os a preços muito sugestivos em lojas como a IKEA.

Recomendado: Ideias de design para salas de estar pequenas

Projecto de arquitectura para moradia unifamiliar em Cascais
Arrow navigation 3b3136b1
Estas imagens conseguiram inspirá-lo? Conte-nos tudo nos comentários!
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!