Truques mágicos para otimizar o espaço da sua casa!

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Certamente está farto de ter a bancada da cozinha cheia de coisa ou a mesa de jantar com papéis que deviam estás no escritório e livro ou revistas… Ou até mesmo o seu quarto com um sofá amontado de roupa e sapatos alinhadinhos no chão encostados a uma parede… Quem se identifica com estas situações? Certamente, muita gente. E estes são apenas pequenos exemplos de desorganização que podem acontecer na casa de qualquer um. E, repito, desorganização! Não vale a pena tentarmo-nos justificar dizendo que temos “falta de espaço”. De facto, pode ter uma casa pequenina, mas nada o impede de aproveitar melhor o espaço, com alguma arrumação adequada.

Acho que quando lemos a expressão “otimizar o espaço da nossa casa”, queremos logo perceber que mais vem ai. Aposto que quando abriu este artigo veio à procura de ideias milagrosas para combater a desorganização e falta de espaço que muitas vezes ocupa a sua casa. Na verdade, é exatamente essa pequena ajuda que precisa que este artigo lhe trará. Sete truques mágicos que fazem mesmo toda a diferença. Continue a ler e, no fim, diga-nos qual a ideia que achou mais útil. Inspire-se com a homify!

Reorganize a sua garagem

Se tiver uma garagem, não hesite em seguir a próxima dica que lhe vamos dar. Muitas vezes temos coisas em casa que não queremos que estejam à vista, nem a ocupar roupeiros e gavetas que precisamos para colocar outros objectos, no entanto, são coisas que queremos guardar, seja como recordação ou porque poderão ser-nos úteis no futuro. O melhor a fazer nesta situação é guardar essas coisas (de forma organizada!) em caixas e colocá-las na garagem, por ser um local que à partida não tem de estar bem decorado, onde os convidados não vão e onde essas caixas não ocuparão espaço na nossa casa que poderia ser necessário para outros fins.

Muitas estantes

Tem muitos livros? Então deve orgulhar-se disso. Mas calma… com isto não queremos que ponha um monte de vinte livros em cima da mesa de jantar ou no braço do sofá ou em cima de cadeiras. Tem de arranjar locais adequado aos seus livros. Não há nada melhor do que estantes para colocar esses seus amigos e para que, orgulhoso de si, possa mostrar que tem uma autêntica biblioteca em casa, escolha estantes abertas. Na imagem, um projecto de Mueble Madrid Decorárion, vemos uma estante linda, enorme, que ocupa praticamente toda a parede, do chão ao tecto – outra vantagem em termos de otimização de espaço. Os livros não estão excessivamente “encafuados”, sobrando espaço ainda para colocar alguns objectos decorativos. Obviamente, se tem objectos e até mesmo livros que prefere que não estejam a vista, pode sempre colocar umas portas em algumas prateleiras, tal como se vê na fotografia.

Use espaço que geralmente ignora

Utilize o espaço que geralmente ignora. Espaços como o espaço atrás das portas ou o espaço debaixo das escadas ficam quase sempre esquecidos. E aqui na homify gostamos de não menosprezar nada. Na fotografia mostramos-lhe um exemplo de um espaço debaixo de umas escadas que está muito bem aproveitado. Neste caso específico é a lareira, um local para arrumar a lenhas e um puff de apoio que se encontram debaixo das escadas. No entanto, podia mesmo ser uma sala de estar, com a televisão debaixo das escadas e os sofás à volta ou estantes para arrumar livros. Há mil e uma formas de aproveitar estes pequenos grandes espacinhos.

Arrume coisas em todos os sítios que conseguir

Um pouco na sequência do tópico anterior, queremos que crie arrumação em todo o lado – o que não significa que tenha de ter muitos objectos à vista ou as gavetas e armários a abarrotar. Chegámos a cozinha para lhe mostrar uma ideia tão fácil e eficaz para arrumar alguns instrumentos que usa diariamente na cozinha e que devem estar à mão a qualquer altura. Um “tubo” de metal ou alumínio na sua parede, mais uns ganchos para pendurar cada utensílio, é quase um total DIY (faça por si próprio) que lhe fica muito económico e resulta na perfeição.

Reorganize a sua cozinha

Ainda na cozinha, sugerimos que a reorganize de uma ponta à outra. Quantos de nós já tiveram a gaveta dos talheres num estado tal que já tínhamos colheres misturadas com garfos e facas? É verdade… Por isso, as gavetas da cozinha, não só as dos talheres, devem ter divisórias (podem ser compradas posteriormente), para que tudo fique melhor organizado e separado. Por outro lado, chegando à sua dispensa deve separar os produtos uns dos outros – enlatados para um lado, massas e arroz para outro…

Pense numa mezzanine

Quase quase a terminar, falamos-lhe de mostramos-lhe do mezanino. E o que isso é? Mezanino, do italiano mezanino consiste em um nível particular de um edifício situado entre o piso térro e o primeiro andar, normalmente rebaixado, e que não entra no cálculo do número total de andares do edifício. O mezanino, geralmente com estrutura de ferro, aço inox e às vezes de madeira, é um andar que intermedeia o pé direito de uma casa. Luz, espaço e organização são as três palavras que melhor definem este apartamento, que acaba por ter dois andares através da criação desta solução. Decorado também com muito bom gosto, tons neutros – branco e cinzento – são os melhores para que não nos cansemos de habitar um espaço pequenino como este e para que ainda pareça mais amplo e espaçoso. Nada como umas flores e alguns apontamentos de cor para que tudo fique completo, mais convidativo e com vida e personalidade!

Experimente um espaço amplo

Para terminar, torne os seus espaços amplos. Se tiver uma casa grande, tem meio caminho andado. Se tiver uma casa mais pequenina, não desanime. Todos os truques que lhe mostrámos anteriormente vão ajudá-lo a torná-la mais ampla, convidativa e habitável.

Qual dos truques mais lhe será útil? Diga-nos nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!