O que fazer com as esquinas vazias do jardim? 7 ideias!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Os exteriores são perfeitos para desfrutarmos dos dias mais quentes em pleno com a natureza por perto. Ter um jardim, terraço ou pátio em casa é, assim, uma mais-valia. Porém, e sobretudo quando se trata de uma área de exterior ampla, nem sempre sabemos como a mobilar da forma mais adequada e da melhor maneira para a optimizar. Entre alguns problemas, está a inabilidade em mobilar e aproveitar as esquinas. Este é um problema comum no interior e no exterior da casa.

A pensar nisso, seleccionámos algumas ideias – entre mobiliário e ornamentos – para que as esquinas do seu terraço nunca mais fiquem esquecidas.

Sem mais delongas, comecemos mais um livro de ideias.

1. Criar um recanto para tomar café

Para a eficácia desta primeira alternativa, reflicta um pouco sobre as características que tem a esquina do seu jardim ou terraço. Entre as mais importantes está a protecção tanto visual, como em relação às condições climáticas. Uma pequena mesa de café, no exterior, deve estar num local confortável e resguardado. Na imagem, por exemplo, a mesa conta com o auxílio da cobertura em vidro e madeira e com a folhagem. Fica assim feita a nossa primeira proposta: uma pequena mesa com um par de cadeiras é suficiente para dar uma nova vida a uma esquina devoluta. Sem muito trabalho, sem grandes produções, sem grandes gastos.

2. Criar um pequeno jardim com o estilo de que mais gostar

Numa esquina desocupada, pode criar um pequeno jardim que, com a sua cor e vida, a retire do anonimato. Não se precipite e pense no tipo de jardim que gostava de ter, nas plantas que quer cultivar, no tempo que tem disponível para fazer a respectiva manutenção e, já agora, no estilo da sua casa com o qual ele se deve harmonizar. Como uma esquina é, à partida, um espaço exíguo, pode optar por lá cultivar uma pequena horta com ervas aromáticas, por exemplo. Tenha, ainda, em atenção qual a posição do recanto em relação ao sol. Há plantas que precisam de luz directa para crescer e outras que se desenvolvem com menos luz. Considere todos estes aspectos e ponha mãos à obra.

3. Criar um jardim vertical

Jardins modernos por Wowa

Esse hermetismo contra a intensidade do clima é ideal para proteger as nossas plantas mais delicadas e fazer com que estas estejam sempre viçosas.

Se não quer adornar apenas a superfície, cobrindo o solo, pode ir mais além, como fez a empresa Wowa neste projecto, estendendo até às paredes o verde da natureza. Esta é uma tendência que está na moda pois faz uma alusão aos famosos jardins verticais.

4. Plantar uma árvore de fruto que dê sombra

Jardins de pedras  por Hábitas
Hábitas

Jardín Nativo en el Campestre, Qro.

Hábitas

Majestosidade e frondosidade. Estas são duas palavras que nos ocorrem quando pensamos em árvores. Assim, se tem uma esquina do seu jardim desimpedida, dê uma oportunidade a estes gigantes da natureza para que lhe encham o espaço. Afinal de contas, dizem que não podemos passar pela vida sem ter um filho, escrever um livro e… plantar uma árvore!

Na fotografia, proposta do gabinete Hábitas, temos um exemplo de como uma árvore devolve personalidade a uma esquina. Para além disso, já pensou ter uma laranjeira ou um limoeiro a uns passos de casa e poder fazer, sempre que lhe apetecer, um sumo com fruta acabada de apanhar? Que delícia! Pode, também, optar por uma cerejeira em flor que, com os seus ramos vestidos a rosa, torna qualquer espaço encantador.

5. Projecte uma zona para gerar composto

Jardins rústicos por MARIANGEL COGHLAN

Nesta opção passamos da lógica ornamental para uma lógica produtiva. Todas as outras opções que enumerámos até agora geram bem-estar. Mas, neste ponto, vamos focar-nos na criação de um elemento que traga benefícios práticos ao jardim. Referimo-nos à produção de composto – uma mescla de resíduos oriundos de diversas fontes aparentemente sem uso ou valor que podem ser reunidos para a formação de um adubo. Do composto de resíduos orgânicos obtém-se uma quantidade impressionante de nutrientes. Com ele, as suas plantas têm tudo aquilo de que precisam e assim poupa dinheiro. Na esquina do seu jardim, coloque contentores dedicados ao efeito.

Para saber mais sobre composto e outros tratamentos para jardim, leia o nosso artigo “O Inverno está perto. Já preparou o seu jardim?”.

6. Como habitat de pequenos hóspedes

Se é um adepto fervoroso da vida animal, pode criar um pequeno habitat para peixes ou pássaros. Não se esqueça de o manter limpo para bem do espaço e da sua saúde. Se não pretende ter animais, coloque um elemento de água como uma fonte ou uma pequena cascata. O som da água a correr num dia soalheiro é um dos prazeres da vida.

7. Espaço para armazenar

Jardins campestres por NewLook Brasschaat Keukens
NewLook Brasschaat Keukens

WWOO Concrete Outdoor Kitchen

NewLook Brasschaat Keukens

A inserção de um espaço de armazenamento numa área mais discreta do jardim, como é o caso das esquinas, é uma boa ideia. Na imagem, por exemplo, construiu-se uma estrutura que abriga uma generosa quantidade de lenha, sendo, assim, muito funcional, mas sem destoar com a paisagem.

Tem um jardim em casa? O que achou das nossas sugestões?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!