Os erros típicos de limpeza que deve evitar de cometer!!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Todos cometemos erros, uns mais crassos do que outros, por ignorância, desconhecimento ou até mesmo por um simples hábito… Dizem que aprendemos com os erros e acreditamos que seja bem verdade. Mas hoje, queremos deixar para trás alguns erros, evitá-los ou até mesmo esquecê-los. Por isso, dedicamos todo um artigo com seis grandes erros que são geralmente cometidos na lida da casa, desde a guardar séculos e séculos o mesmo esfregão, limpar os vidros em dia de sol ou até mesmo misturar detergentes, que é um grande perigo para a sua saúde. 

Por mais fardo que possa ser a lida da casa e todas as suas limpezas inerentes, é fulcral estar ciente de alguns cuidados, quer de higiene, quer para o bem da sua saúde. Na limpeza diária da sua casa, deve considerar as características de cada produto, ler bem as instruções de utilização, as dicas e as características do produto, pois cada um terá a sua especificidade e finalidade. 

Convidámo-lo a ler as nossas recomendações de hoje, que serão sem dúvida bem úteis para o seu dia a dia. 

Deitar fora as esponjas e panos quando cheiram mal

  por BOOK A TIGER
BOOK A TIGER

2.) Der Spülschwamm

BOOK A TIGER

Há quanto tempo não troca a esponja, o esfregão ou até o pano da sua cozinha? Há muito, não é verdade? Pois bem, então quando acabar de ler este artigo pode ir diretamente à sua cozinha pegar nos vários esfregões e deitá-los fora. O preço deles é tão acessível, que não há mesmo razão ou necessidade para manter o mesmo esfregão ou a mesma esponja durante meses e meses. Ficam odores desagradáveis e imensas bactérias, tendo em conta que estão sempre em contacto com a água, sujeiras ou com resíduos de comida, a limpar, a lavar loiça e outras superfícies.

Os alimentos crus, como a carne, o peixe ou ovos, deixam um cheiro desagradável no pano ou na esponja e aí é um sinal, que deve imediatamente substituí-lo. 

Usar muito desinfetante

Detergente sanclean 0.75L para urinol like: Casa de banho  por Sanindusa
Sanindusa

Detergente sanclean 0.75L para urinol like

Sanindusa

Já é sabido que tudo o que é em excesso é prejudicial à saúde, nomeadamente quando falamos em produtos químicos, como os detergentes que compramos em grande superfície. É importante ter alguns cuidados no seu uso, como usar luvas, não usá-los em excesso e evitar respirar aquele cheiro que por vezes até dá volta à cabeça. Para não respirar tão intensamente estes cheiros, pode usar uma máscara, assim quando pulverizar não inspira tanto, se não tiver uma máscara à mão, aconselhamos a afastar a cabeça para não respirar tanto o tal cheiro do produto. 

Tenha cuidado, na compra do produto, muitos são perfumados com cheiros à alfazema ou outras fragrâncias que nos parecem agradáveis, mas que são à mesma tóxicos. Prefira produtos naturais, como o limão, o sal, o bicarbonato de sódio ou ainda o vinagre, que são excelentes desinfetantes e ideais para deixar uma superfície bem clean!

Misturar os detergentes

Tenha imenso cuidado por favor, este erro cometido por muitos é realmente nocivo e bastante perigoso para a sua saúde! 

É verdade que temos sempre a mania de querer desinfetar tudo ao máximo e começamos a fazer misturas químicas com produtos, pensando que assim resultará melhor… mas não, é mito, bem pelo contrário criará uma reação super perigosa para si. Nunca deve misturar detergentes com outros produtos químicos. Cada produto contém químicos e quando misturados libertam vapores tóxicos. Por exemplo, misturar lixívia com amoníaco, é altamente tóxico, quando inalado afeta todo o sistema respiratório e pode causar danos severos. Outras misturas serão também, irritantes para a pele. 

Alertamos para o perigo das misturas dos detergentes, mais uma vez tenha cuidado!

Usar vinagre para tudo

Contentor Azeite/Vinagre: Cozinha  por Lusa Mater
Lusa Mater

Contentor Azeite/Vinagre

Lusa Mater

Outro erro cometido é o uso abundante do vinagre. E não, não estamos a falar dos temperos culinários, mas sim das limpezas. É sabido que o vinagre, nomeadamente o branco, é um excelente produto para limpar diversas superfícies na nossa casa, é perfeito para limpar janelas, espelhos, remover manchas, desengordar o forno, mas não servirá para tudo. Isto é, não poderá ser usado para limpar as pedras naturais, como o calcário, o mármore ou ainda o silicone, uma vez que o ácido presente neste produto danificará imediatamente a superfície. Para limpar estas superfícies, prefira um detergente suave e água quente. 

Limpar o piso com água

  por BOOK A TIGER
BOOK A TIGER

Wasser besser vermeiden

BOOK A TIGER

Se o seu pavimento for pedra ou azulejo, é claro que pode limpar o seu piso com água e detergente próprio para o efeito, usando uma esfregona ou um pano húmido, desde que estes sejam bem espremido da água, para secar mais rápido e não criar manchas. Caso o seu soalho for de madeira o uso da água poderá prejudicar o pavimento, danificará e retirará aos poucos aquela camada de cera. Por isso, o melhor será mesmo evitar a água na madeira e preferir produtos adequados para a limpeza da madeira, como uma cera de abelha. Para uma boa manutenção, é aspirar o chão regularmente ou passar um pano micro-fibras. 

No caso de ter uma mancha no seu soalho de madeira, poderá removê-la com um pano húmido, sempre com o mínimo de água possível.

Limpar as janelas quando o sol brilha

Sabe qual é o melhor momento para limpar as janelas da sua casa? É quando está nublado ou quando o sol começa a pôr-se. Desse modo, a água não seca tão rapidamente e não deixa aquelas manchas nos vidros. Por isso, se costumava limpar as janelas no pico do sol… esqueça, era um erro. 

Lembre-se de usar um pano adequado par evitar de riscar os vidros ou danificar a superfície. 

Pequeno truque: pode usar as folhas do jornal para limpar os vidros, com o produto próprio ou com vinagre, vai ver o resultado é espetacular.

Agora sim, tem todas as informações necessárias para limpar sem erros. Resta aplicar as nossas recomendações e desfrutar das sua casa limpa, sem quaisquer consequências!

Comete algum destes erros? E agora vai deixá-lo para trás, certo? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!