Uma transformação milagrosa em Milão

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O projecto de transformação de hoje é verdadeiramente incrível. Quando vir o estado prévio da casa perceberá a nossa surpresa. Os profissionais do estúdio Atelier Delle Verdure operaram um verdadeiro milagre num apartamento situado no primeiro andar de um edifício em Milão. Os arquitectos Marco Sessa e Giulia Uvas foram responsáveis pela restauração deste piso de 130m². A intervenção teve lugar no ano 2014. O prédio situa-se em Tortona, uma zona muito popular em Milão para aqueles que procuram fazer compras fora das áreas habituais com lojas de luxo. Em Tortona, encontram pequenas galerias de arte, restaurantes mais familiares e hamburguerias originais.

Sem mais demora, vamos ver o “antes e depois” deste espaço.

Antes

A demolição de paredes foi o primeiro passo para a criação do espaço com que os proprietários sonhavam. Num apartamento moderno, impera a lógica de configuração em plano aberto pelo que este é um passo trabalhoso, mas expectável tendo em conta o objectivo.

Antes: retirar o papel de parede

  por Atelier delle Verdure
Atelier delle Verdure

Rimozione carta da parati

Atelier delle Verdure

papel de parede e o piso antigos foram completamente removidos. A nova decoração não se coadunava com a estética pré-existente e as alcatifas tinham que sair para dar lugar ao novo pavimento em soalho de madeira corrido. Assim estava a casa aquando do início da intervenção. Um caos que ainda não nos permite descortinar o sentido do projecto. Vamos ver como ficou.

Detalhes preciosos

Depois do trabalho, o interior adquiriu uma nova personalidade. O espaço é aberto e fluido e a luz difunde-se generosa e homogeneamente, oferecendo assim uma maior sensação de amplitude. Nesta imagem em particular, destaca-se a bela imagem na parede a oferecer cor e carácter à sala de estar. Repare, ainda, como faz toda a diferença pintar com um tom mais vibrante apenas uma das paredes. Ao fundo, vemos ainda um elemento notável: um sofá clássico de veludo com uma estrutura em madeira estilo Luís XIV.

A sala

Eis uma imagem da sala de estar. Neste ambiente, há uma agradável mistura de estilos: a parede vermelha é o pano de fundo indicado para o sofá moderno, mas a poltrona, assim como o canapé que vimos anteriormente, fazem-nos viajar no tempo. Vemos, ainda, a ladear a janela um móvel Kartell, uma emblemática marca de mobiliário italiano.

A cozinha

A cozinha é um triunfo de luminosidade com a sua cor branca e cândida e as luzes bem direccionadas. O espaço para a preparação de alimentos é amplo e organizado. A superfície da bancada em madeira clara contrasta com o chão em soalho de madeira escura. As portas dos armários têm uma linha tradicional que se destaca no conjunto pelo estilo e pela cor.

O quarto das crianças

O quarto das crianças é simplesmente delicioso. Ainda que com poucos elementos, a cor e os brinquedos trazem-nos uma sensação de alegria. O piso, mais claro que o da sala, não podia ser mais adequado. Os armários desenvolvem-se em altura e oferecem muita arrumação o que nunca é demais num quarto de crianças.

Casa de banho

À semelhança do resto da casa, também a casa de banho tem um forte apelo moderno. Para este espaço, optou-se por uma paleta cromática que inclui o branco, mas sobretudo o bege e uma tonalidade cappuccino. A pintura lisa lavável transmite uma sensação de tranquilidade. Porém, o protagonista do espaço é o piso com azulejos hexagonais.

Como avaliaria esta transformação? Deixe-nos o seu feedback na caixa de comentários.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!