Para uma grande mudança um novo design!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

A vida costuma dar tantas voltas e reviravoltas que quase nos obriga a mudar. Mas é também verdade, que por vezes somos nós que procuramos a mudança, porque estamos simplesmente cansados da vida atual, que necessitamos de uma lufada de ar fresco na nossa vida, para revitalizar, é como um renascer. 

As mudanças ocorrem em diferentes níveis e geralmente, uma mudança nunca vem sozinha. Podem dizer respeito à vida profissional, amorosa, social, habitacional ou também geograficamente, como mudar de país ou de localidade. E hoje falamos nisso mesmo: na mudança, pelo menos naquela que toca à habitação. Sabemos na homify que nem sempre é viável alugar uma casa grande, numa primeira fase de uma mudança, por questões económicas ou por algumas incertezas. Como tal, decidimos partilhar convosco alguns truques de design, para um espaço pequeno. Mostramos como e o que fazer num espaço pequeno, vai surpreender-se e vai constatar com os seus próprios olhos, que mesmo uma casa mais pequena é perfeitamente adaptável a uma nova vida, sem por isso deixar de parte o lado da estética e do design de interior. É, sem dúvida, fulcral estarmos bem instalados no novo ninho e… ter aquela sensação de sentir-se em casa. 

Ora sinta-se em casa e dê uma vista de olhos por este artigo, tão inspirador como útil.

Projeto de fonte de luz

Salas de estar rústicas por ÁBATON Arquitectura
ÁBATON Arquitectura

CASA TRANSPORTABLE ÁPH80

ÁBATON Arquitectura

O primeiro ponto a considerar, antes de instalar qualquer tipo de móvel ou organizar a decoração, é sem dúvida a iluminação. Atenção esta é imperativa!

Tendo em conta que falamos num espaço pequeno, uma boa fonte luminosa, provinda de uma luz natural ou de uma luz artificial, ajuda-lo-á a criar uma área mais ampla, pelo menos a parecer maior do que realmente o é. São pequenos truques como estes, que são usados pelos arquitetos de interior, para criar espaços com 30 ou 40 metros quadrados em verdadeiros espaços de revistas. 

Para tal, deve deixar liberta todas as áreas das janelas, não pode criar barreiras, com móveis. É fácil, a luz tem de entrar e penetrar pelo espaço adentro. Escolha cortinas claras e transparentes, ou pode deixá-las nuas, tal como vemos nesta fantástica sala super luminosa. Depois, tenha em conta na sua decoração, vários pontos de luz artificiais, candeeiros de teto, de mesa, de chão, velas… Enfim, quanto mais luz tiver mais o seu espaço ganhará alento e dimensão.

Dividir um espaço em 3 zonas diferentes: relax, comida e dormida

O espaço que adquiriu para a sua nova vida é pequeno, um T0, T1 ou Loft?! 

Não há razão para ficar desmoralizado, porque a verdade é que há imensos pontos positivos nesta nova aquisição. O primeiro ponto é que a limpeza far-se-á rapidamente, é bem fácil manter uma casa pequena organizada. Além de que gastará menos dinheiro em móveis ou outros detalhes. Depois pode ter um ninho tão aconchegante, cozy e super trendy… Veja como estas inspirações que trouxemos hoje são dignas de destaque. Todas elas são diferentes e atrativas… Como vê há solução para todos!

O que é importante num espaço pequeno, é o sentido de organização. Para que tudo possa encaixar da melhor forma. Deve olhar para o seu espaço, com olhos de ver, para projetar as diferentes zonas. No caso de viver num loft ou num T0, deve criar três zonas diferentes: da refeição, do descanso e da dormida. 

Pode o fazer de várias formas, usando um painel de vidro, tal como vemos nesta imagem ou com outros materiais, como as estantes, divisórios em metal, em madeira, cortinas ou biombos. Pode ainda, usar o sofá cama ou móveis multifuncionais, de modo a otimizar o espaço. Hoje em dia, pode encontrar diversas soluções no mercado para contornar a falta de espaço. 

Localize primeiro a sua cama

Salas de estar ecléticas por Sandra Dages
Sandra Dages

Appartement paris 11 ème

Sandra Dages

É claro que a cama é uma peça de mobiliário que ocupa o seu espaço numa casa, logo é importante tirar as medidas à cama, é claro, mas também ao espaço, onde esta será colocada. Quando o espaço é pequeno, tudo deve ser meticulosamente estudado, nada pode ser posto à toa e de qualquer maneira. Tem de haver sentido e bastante cuidado. 

Por isso, veja o melhor lugar para a sua cama, se existe de facto um espaço para ela ou se é melhor optar por um sofá cama ou até por um móvel multifuncional. Caso tenha o privilégio no seu T0 ou loft para dispor uma cama, pode criar uma divisão, utilizando uma cortina, por exemplo. 

E localize a sua mesa e sofá

Ok agora que já pensou no lugar para a vossa cama, é preciso pensar no resto, como a melhor área para o sofá e a mesa. Afinal uma casa sem sofá, não é a mesma coisa, não é verdade?! Se tiver optado por um sofá cama, este já terá o lugar definido, caso contrário irá encontrar o melhor posicionamento para ele, junto a uma parede ou afastado, perto de uma janela ou não, se é de dois lugares ou de canto, se é de cor clara ou escura… Enfim são algumas questões que deve considerar. 

Depois só tem de ornamentar essa zona com uma mesa de centro, pequena, redonda ou quadrada, veja aquela que melhor se enquadra. 

Ah e não se esqueça de uma mesa para refeições, o melhor será optar por uma pequena, mas que seja extensível, para receber os seus convidados em dias de festa.

Localizar uma divisão se quiser manter um espaço privado

No caso de querer um espaço mais privativo, para os seus momentos a sós e de descanso, pode criar uma divisão para tal, mesmo vivendo num T0 ou num loft. Veja como este projeto da Ir Arquitectura ficou fantástico, criaram um móvel multifuncional, com imensas arrumações, estantes e com uma cama. Tendo assim uma verdadeira divisão, que traz o lado mais pessoal e individual à casa. 

Um verdadeiro refúgio numa pequena casa, além de ser super prático para arrumar mil e uma coisas. Não há dúvidas que as soluções de aproveitamento de espaço passam por móveis multifuncionais. 

Coloque um tapete para um espaço cozy

E terminamos este artigo com uma dica infalível no que toca à decoração de um espaço pequeno… O uso do tapete. Simples, mas bem eficaz. 

O tapete ajudará a criar um espaço bem cozy, traz aquele lado confortável, agradável, fofinho e colorido no chão. Existem imensos no mercado e pelos nossos produtos homify, podem encontrar tantas cores, formas e feitios diferentes, que não há como não se apaixonar por um, para ornamentar de forma especial o vosso espaço pequeno. 

Está em fase de mudanças? O nosso artigo vai ajudá-lo a (re)começar? Esperamos que sim... 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!