Interiores de luxo em tons neutros

anadomenti anadomenti
Loading admin actions …

Muitas pessoas por vezes evitam a utilização de certas cores consideradas frias para a decoração da sua casa não só por serem encaradas como cores 'sem vida' mas também por na verdade não saberem como as usar de forma elegante. Deste modo, a homify 360º de hoje irá dar-lhe algumas ideias de como utilizar os tons neutros na decoração da sua casa, tanto no revestimento de paredes, mobiliário ou peças de decoração. Os espaços interiores que lhe vamos apresentar pertencem a uma moradia localizada em Braga e a decoração foi realizada por Noz-Moscada Interiores

Superfícies

Começando o nosso tour na sala de estar conseguimos claramente observar a criatividade com a qual os tons neutros aos quais decidimos dedicar este artigo foram dispostos ao longo do espaço. Reflexo do estilo arquitectónico moderno e contemporâneo, este espaço mistura vários tons de cinza em diferentes superfícies, formas e texturas. Enquanto que a pintura das paredes é de um tom cinza claro, os sofás, poltronas, almofadas e tapete fazem parte de uma gama de cinzas mais escuros, de forma a produzir um efeito de dégradé por entre o mobiliário e objectos de decoração. Para não saturar o espaço com um tom apenas, foram utilizadas almofadas com diferentes padrões de forma a proporcionar uma certa profundidade ao espaço. Os vasos de flores, mesas de centro e outros elementos de decoração surgem em outros tons, desta vez tons vivos, para contrastar com o restante ambiente. 

Texturas

Numa linguagem muito semelhante à sala de estar, a sala de jantar segue a mesma lógica de utilização dos tons neutros: tons mais claros nas paredes e revestimento do chão e neutros escuros no mobiliário e peças decorativas. Aqui, a linha recta e o tom escuro da madeira polida utilizada tanto a mesa como no móvel que suporta os dois candeeiros ao fundo contrasta com a dinâmica do abajur assim como com a linha curva das cadeiras localizadas à volta da mesa. Mais do que um contraste de tons e formas, as texturas foram também elas muito importantes para a criação de uma dinâmica maior neste compartimento.

Tonalidades

Já na cozinha e apesar dos tons neutros aqui introduzidos tanto no caixilho, no revestimento do chão ou tapete, é o branco que que domina completamente este espaço. Mais do que a pintura das paredes ou tecto em tons de branco, todo o mobiliário fixo é também ele branco. Na verdade, este tom é o tom perfeito para utilizar nas cozinhas pois para além de  a iluminar, não altera a cor dos alimentos pois não produz qualquer reflexo cromático sobre os mesmos. 

Para tornar este espaço num lugar mais alegre, foram introduzidos alguns elementos de decoração em tons quentes tanto em vasos de flores como nas lindíssimas cadeiras modernas em tons de turquesa. 

Formas

Continuando o tour pelos espaços mais privados da casa, também na casa de banho é possível utilizar integralmente os tons neutros sem que a mesma se torne aborrecida. Aqui, o soalho flutuante contrasta com o cinza pálido das paredes e com o branco nas restantes superfícies. A contrastar com as linhas minimalistas das porcelanas e armário, o ziguezague que dá forma à cortina, o pêlo e forma irregular do tapete assim como a escada que define o quadro na parede surgem como elementos dinamizadores deste espaço. 

Padrões

Desta vez no quarto de criança, os tons neutros (maioritariamente em tons de cinza) surgem associados a padrões de forma a proporcionar um certo dinamismo e emoção a este espaço. Aqui o enorme armário embutido tem a capacidade de armazenar tanto a roupa como os sapatos, brinquedos e livros libertando a área e organizando o espaço. E para uma maior harmonia e leveza do quarto, o grande envidraçado escondido pela fluidez da cortina permite a entrada de luz natural na quantidade certa para tornar este quarto num espaço absolutamente fantástico.

E agora? Continua a associar os tons neutros à apatia e ao tédio? Deixe-nos aqui a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!