Conjunto arquitectónico de 49 apartamentos (França)

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Conjunto de edifícios para habitação - Arago, OGGOstudioarchitects, unipessoal lda OGGOstudioarchitects, unipessoal lda Habitações multifamiliares
Loading admin actions …

Nem todas as cidades crescem de forma ordenada e harmoniosa. Pelo contrário, é comum vermos as paisagens preenchidas por prédios que são pouco interessantes do ponto de vista estético e que não têm áreas verdes em redor, o que é uma falha séria se considerarmos os problemas climáticos e o facto de os espaços verdes aumentarem significativamente a qualidade de vida dos cidadãos, sobretudo nas metrópoles.

O conjunto arquitectónico de 49 apartamentos, que hoje lhe trazemos, vem provar-nos que há arquitectos com o bom senso e a sensibilidade de criar prédios leves e bonitos que, no mais, surgem integrados numa envolvente agradável.

O projecto foi levado a cabo pelo gabinete OGGO STUDIO ARCHITECTS que, apesar de ter morada em Vila Nova de Famalicão – e, em breve, também no Porto -, tem vindo a desenvolver projectos em Portugal e em França. A OGGO é um atelier de arquitectura especialmente focado em projectos de habitação, sejam eles moradias unifamiliares, projectos de reabilitação ou edifícios de apartamentos para comercialização.

Venha conhecer este projecto que é uma verdadeira lufada de ar fresco.

1. Minimalismo

A brancura marmórea das superfícies define este conjunto arquitectónico que acomoda 49 apartamentos em 2301.27 m². O branco confere-lhe uma personalidade minimalista e atribui-lhe uma capacidade de valorização e afirmação no contexto urbano. O conjunto é composto por vários volumes brancos que se distribuem ao longo de todo o comprimento do terreno. No interior, foram criados jardins que tornam os espaços habitacionais mais tranquilos e equilibrados.

2. Fachada no interior

Na imagem, ficamos com uma perspectiva da fachada no interior do lote, onde sobressai o contraste entre o branco e o verde dos jardins. Este verde, para além de mitigar a frieza do branco, traz um certo aconchego ao ambiente. Os jardins são, sem dúvida, uma excelente opção para suavizar a estrutura rígida – e, em alguns casos, monótona – das cidades.

3. Abertura para o exterior

O branco puro é a imagem de marca deste projecto que, no entanto, também se evidencia pelas grandes varandas que rasgam as fachadas. Os guarda-corpos de vidro emprestam uma presença quase etérea ao conjunto que, deste modo, se abre e integra na totalidade com o verde que o interrompe. Além disso, os panos de vidro permitem que a luz natural entre em generosos fluxos no interior dos apartamentos e optimizam a ventilação dos mesmos.

4. Vista da varanda sobre o jardim

Na imagem acima, temos a perspectiva de uma das varandas em relação aos jardins, em torno dos quais os edifícios se desenvolvem parcialmente. Veja como o verde aparece, também, na vertical sob a forma de pequenos jardins verticais que alternam até ao topo. Também aqui constatamos como os envidraçados são uma constante.

5. Vista do projecto de habitação colectiva

Ao cair da noite, o edifício mantém a presença forte com as suas paredes branco puro, o uso expressivo do vidro e a iluminação prevista para o espaço. Pelo render, percebemos como o núcleo social dos apartamentos se abre para o jardim e como as varandas dispõem de uma área agradável para se desfrutar, em pleno, dos momentos de lazer e tirar partido do jardim que emoldura este conjunto habitacional.

O jardim, a par com os muros, garante o resguardo e a privacidade dos moradores.

6. Jardim vertical

Os jardins verticais são uma excelente forma de trazer o verde – e a vida! – para um projecto sem sacrificar espaço útil para a construção propriamente dita. Esta solução criativa e prática é especialmente usada nas grandes cidades que estão sobrepovoadas e onde as pessoas estão demasiado dependentes dos apartamentos como solução de habitação. Sabendo-o, os arquitectos têm vindo a desenvolver soluções como esta que, na sua simplicidade, é muito benéfica para a selva de betão ser mais selva do que betão. Note-se, ainda, que os jardins verticais ajudam a minorar a pegada de carbono, a melhorar a qualidade do ar e a reduzir a absorção de calor, o que resulta em poupanças energéticas significativas.

Os jardins verticais encontram-se aqui com um estilo arquitectónico de influência minimalista que se define pela cor sóbria, pelas formas honestas, pelas linhas depuradas e pela abundância do vidro que conecta o interior e o exterior.

7. Janelas verticais e varandas

Terminamos com uma perspectiva geral do conjunto arquitectónico. Se gostou do projecto, não deixe de entrar em contacto com a OGGO STUDIO ARCHITECTS:

  • Morada: Rua do Bairro, 233 / 4775 – 444, Nine, V. N. Famalicão, Portugal
  • Contacto telefónico: +351 96 509 049 4
  • Site: www.oggostudio.com

Recomendado: A beleza do minimalismo: 5 projectos portugueses que o vão arrebatar!

Identifica-se com a estética minimalista? Deixe-nos o seu comentário! 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista