Conjunto arquitectónico de 49 apartamentos (França) Conjunto arquitectónico de 49 apartamentos (França)

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Conjunto arquitectónico de 49 apartamentos (França)

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Conjunto de edifícios para habitação - Arago por OGGOstudioarchitects, unipessoal lda Minimalista
Loading admin actions …

Nem todas as cidades crescem de forma ordenada e harmoniosa. Pelo contrário, é comum vermos as paisagens preenchidas por prédios que são pouco interessantes do ponto de vista estético e que não têm áreas verdes em redor, o que é uma falha séria se considerarmos os problemas climáticos e o facto de os espaços verdes aumentarem significativamente a qualidade de vida dos cidadãos, sobretudo nas metrópoles.

O conjunto arquitectónico de 49 apartamentos, que hoje lhe trazemos, vem provar-nos que há arquitectos com o bom senso e a sensibilidade de criar prédios leves e bonitos que, no mais, surgem integrados numa envolvente agradável.

O projecto foi levado a cabo pelo gabinete OGGO STUDIO ARCHITECTS que, apesar de ter morada em Vila Nova de Famalicão – e, em breve, também no Porto -, tem vindo a desenvolver projectos em Portugal e em França. A OGGO é um atelier de arquitectura especialmente focado em projectos de habitação, sejam eles moradias unifamiliares, projectos de reabilitação ou edifícios de apartamentos para comercialização.

Venha conhecer este projecto que é uma verdadeira lufada de ar fresco.

1. Minimalismo

Projecto para 49 apartamentos - Arago por OGGOstudioarchitects, unipessoal lda Minimalista
OGGOstudioarchitects, unipessoal lda

Projecto para 49 apartamentos – Arago

OGGOstudioarchitects, unipessoal lda

A brancura marmórea das superfícies define este conjunto arquitectónico que acomoda 49 apartamentos em 2301.27 m². O branco confere-lhe uma personalidade minimalista e atribui-lhe uma capacidade de valorização e afirmação no contexto urbano. O conjunto é composto por vários volumes brancos que se distribuem ao longo de todo o comprimento do terreno. No interior, foram criados jardins que tornam os espaços habitacionais mais tranquilos e equilibrados.

2. Fachada no interior

Edifícios para habitação - Arago por OGGOstudioarchitects, unipessoal lda Minimalista
OGGOstudioarchitects, unipessoal lda

Edifícios para habitação – Arago

OGGOstudioarchitects, unipessoal lda

Na imagem, ficamos com uma perspectiva da fachada no interior do lote, onde sobressai o contraste entre o branco e o verde dos jardins. Este verde, para além de mitigar a frieza do branco, traz um certo aconchego ao ambiente. Os jardins são, sem dúvida, uma excelente opção para suavizar a estrutura rígida – e, em alguns casos, monótona – das cidades.

3. Abertura para o exterior

Edifícios para habitação - Arago por OGGOstudioarchitects, unipessoal lda Minimalista
OGGOstudioarchitects, unipessoal lda

Edifícios para habitação – Arago

OGGOstudioarchitects, unipessoal lda

O branco puro é a imagem de marca deste projecto que, no entanto, também se evidencia pelas grandes varandas que rasgam as fachadas. Os guarda-corpos de vidro emprestam uma presença quase etérea ao conjunto que, deste modo, se abre e integra na totalidade com o verde que o interrompe. Além disso, os panos de vidro permitem que a luz natural entre em generosos fluxos no interior dos apartamentos e optimizam a ventilação dos mesmos.

4. Vista da varanda sobre o jardim

Na imagem acima, temos a perspectiva de uma das varandas em relação aos jardins, em torno dos quais os edifícios se desenvolvem parcialmente. Veja como o verde aparece, também, na vertical sob a forma de pequenos jardins verticais que alternam até ao topo. Também aqui constatamos como os envidraçados são uma constante.

5. Vista do projecto de habitação colectiva

Vista do projecto de habitação colectiva Casas minimalistas por OGGOstudioarchitects, unipessoal lda Minimalista
OGGOstudioarchitects, unipessoal lda

Vista do projecto de habitação colectiva

OGGOstudioarchitects, unipessoal lda

Ao cair da noite, o edifício mantém a presença forte com as suas paredes branco puro, o uso expressivo do vidro e a iluminação prevista para o espaço. Pelo render, percebemos como o núcleo social dos apartamentos se abre para o jardim e como as varandas dispõem de uma área agradável para se desfrutar, em pleno, dos momentos de lazer e tirar partido do jardim que emoldura este conjunto habitacional.

O jardim, a par com os muros, garante o resguardo e a privacidade dos moradores.

6. Jardim vertical

Jardim vertical em fachada de edifício de apartamentos Casas minimalistas por OGGOstudioarchitects, unipessoal lda Minimalista
OGGOstudioarchitects, unipessoal lda

Jardim vertical em fachada de edifício de apartamentos

OGGOstudioarchitects, unipessoal lda

Os jardins verticais são uma excelente forma de trazer o verde – e a vida! – para um projecto sem sacrificar espaço útil para a construção propriamente dita. Esta solução criativa e prática é especialmente usada nas grandes cidades que estão sobrepovoadas e onde as pessoas estão demasiado dependentes dos apartamentos como solução de habitação. Sabendo-o, os arquitectos têm vindo a desenvolver soluções como esta que, na sua simplicidade, é muito benéfica para a selva de betão ser mais selva do que betão. Note-se, ainda, que os jardins verticais ajudam a minorar a pegada de carbono, a melhorar a qualidade do ar e a reduzir a absorção de calor, o que resulta em poupanças energéticas significativas.

Os jardins verticais encontram-se aqui com um estilo arquitectónico de influência minimalista que se define pela cor sóbria, pelas formas honestas, pelas linhas depuradas e pela abundância do vidro que conecta o interior e o exterior.

7. Janelas verticais e varandas

Volumes brancos de projecto habitacional Casas minimalistas por OGGOstudioarchitects, unipessoal lda Minimalista
OGGOstudioarchitects, unipessoal lda

Volumes brancos de projecto habitacional

OGGOstudioarchitects, unipessoal lda

Terminamos com uma perspectiva geral do conjunto arquitectónico. Se gostou do projecto, não deixe de entrar em contacto com a OGGO STUDIO ARCHITECTS:

  • Morada: Rua do Bairro, 233 / 4775 – 444, Nine, V. N. Famalicão, Portugal
  • Contacto telefónico: +351 96 509 049 4
  • Site: www.oggostudio.com

Recomendado: A beleza do minimalismo: 5 projectos portugueses que o vão arrebatar!

Identifica-se com a estética minimalista? Deixe-nos o seu comentário! 
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!