Como integrar um espaço de refeições em apartamento T1

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Como integrar um espaço de refeições em apartamento T1

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
por Traço Magenta - Design de Interiores Moderno
Loading admin actions …

Ah, os desafios do design de interiores! Parecem algo pueril até ao momento em que nos deparamos com eles… Quando percebemos que a disposição dos elementos no espaço não pode ser exactamente como a imaginávamos e que não há espaço para tudo, tendemos a fazer disparates que custam tempo e dinheiro. E aí começamos a dar valor!

Quando nos deparamos com estes desafios intensificados por espaços mesmo muito pequenos, podemos ganhar uma grande dor de cabeça. Nestes casos, o melhor mesmo é contratar um designer de interiores para evitar dissabores.

Na homify encontra um grande número de profissionais, que nos mostram a engenhosidade das suas soluções e isso pode ser muito inspirador. Por isso, hoje vamos descobrir como a TRAÇO MAGENTA – DESIGN DE INTERIORES ultrapassou o problema de incluir um espaço de refeições em ambientes partilhados com várias funcionalidades, em apartamentos de pequeníssimas dimensões. Venha espreitar e conhecer uma empresa que pode fornecer-lhe a chave para o seu dilema com casas pequeninas!


1 – Uma mesa redonda junto à cozinha

Este cantinho faz parte de um projecto que abarcou vários apartamentos de pequenas dimensões em Lisboa. Trata-se de um pequenino apartamento para arrendamento de curta duração, que pela sua área muito limitada obrigou a soluções alternativas.

A cozinha ficou situada junto às janelas para usufruir de luz natural e, por isso, fazia todo o sentido que a área de refeições se lhe juntasse em proximidade.

Nos apartamentos pequenos é importante lembrar que não há normalmente espaço para uma mesa de refeições quotidianas e para uma sala de jantar formal, pelo que é importante dar uma atenção especial aos elementos, à mesa e às cadeiras.

Aqui, a opção recaiu sobre uma mesa redonda com um design moderno, que ocupa pouco espaço e ajuda a dar uma imagem dinâmica. O seu tampo de vidro é outro benefício desta mesa, neste espaço, por se tornar leve ajudando a preservar a sensação de amplitude.

2 – Aproveitando a conformação do espaço

Numa casa de dimensões mais generosas já é estranho deixar áreas totalmente vazias, mas num apartamento pequeno esse é um luxo a que não nos podemos mesmo dar.

Neste apartamento a cozinha ficou instalada num espaço estreito da área em open space, que tem uma conformação em L. O espaço de refeições, com um estilo industrial mesclado de elegância clássica, é realmente uma área essencial para a estética de todo o espaço. Repare como a pequena mesa quadrada tem as dimensões perfeitas para se encaixar na área disponível, sem que isso ponha em causa o espaço aberto e as zonas de circulação.

3 – Aproveitando a luz da janela

OpenSpace - vista do quarto para a sala por Traço Magenta - Design de Interiores Moderno
Traço Magenta – Design de Interiores

OpenSpace – vista do quarto para a sala

Traço Magenta - Design de Interiores

Neste projecto a estratégia foi diferente. Ao contrário das áreas de refeições anteriores, aqui esta funcionalidade ficou mais longe da cozinha, no extremo oposto do espaço aberto. Mas não nos podemos esquecer que a distância a percorrer não é grande!

Esta estratégia permite que os comensais possam desfrutar da intensa luz que penetra pela janela, tornando as refeições mais agradáveis. O seu estilo elegante com um toque retro é o complemento perfeito para o ambiente elegante e intemporal escolhido.

4 – Mesa para dois no extremo oposto da cozinha

Num contínuo espacial, quebrado apenas pela parede que suporta o ecrã de televisão e separa a zona living do quarto, este apartamento tem o quarto, a cozinha, a sala de estar e o espaço de refeições.

Segue-se aqui a mesma linha de concepção usada para o apartamento anterior, mas com uma estética mais jovial e moderna, perfeita para criar designs de interiores em áreas pequenas.

Pelas suas linhas rectas e puras, facilmente utilizáveis nos recantos que estas casas têm, o estilo moderno e minimalista é muito apreciado em casas minúsculas.

5 – Tudo bem encadeado

Uma disposição cuidada dos elementos no espaço é fundamental para conjugar amplitude e funcionalidade. Neste belíssimo projecto, que quase nos faz esquecer que é um pequeno apartamento T1, tudo foi disposto num encadeamento perfeito para manter a ordem a as vias de passagem desimpedidas sem comprometer a imagem.

Adoramos a mistura ecléctica de elementos modernos e retro, onde o pavimento de parqué clássico, que se manteve e foi renovado, desempenha um papel essencial.

6 – Composição, separações subtis, soluções inteligentes

Sala_Zona de estar, vista para a sala de jantar por Traço Magenta - Design de Interiores Moderno
Traço Magenta – Design de Interiores

Sala_Zona de estar, vista para a sala de jantar

Traço Magenta - Design de Interiores

Para acabar, temos um apartamento pequeno, mas ainda assim ligeiramente maior, que permite construir um espaço de refeições formal.

Aproveitando um recanto do espaço, os designers de interiores criaram um banco corrido que acaba por ser complementar à mesa e às suas bonitas cadeiras. Este móvel, desenhado e produzido à medida do espaço, proporciona também muita arrumação essencial à organização.

Tem um pequeno apartamento para remodelar e não sabe como fazê-lo? Agora já conhece quem pode ajudá-lo! Contacte estes profissionais através do seu site http://www.tmagenta.com.

E, se este apartamento o deixou entusiasmado, conheça-o em pormenor no artigo ’Um T1 cheio de tendências inspiradoras’.


Qual destas soluções ficava bem no seu apartamento?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!