As 10 casas mais populares em 2019 | homify As 10 casas mais populares em 2019

As 10 casas mais populares em 2019

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
homify Moradias
Loading admin actions …

Com o ano a abeirar-se do fim, e antes de pensarmos no que 2020 nos reserva, ainda há tempo para nos debruçarmos sobre as casas que estiveram em destaque em 2019. Na homify, partilhamos, diariamente, uma miríade de projectos interessantes nas áreas da arquitectura, do design de interiores e da construção, mas, hoje, fazemos um apanhado e mostramos-lhe 10 casas que agradaram particularmente aos nossos leitores.

Os projectos que escolhemos são todos assinados por profissionais portugueses de vários pontos do país, do Norte ao Sul. Se está a pensar construir ou remodelar casa, pode retirar inspiração destes trabalhos e, mais do que isso, entrar em contacto com os ateliers por eles responsáveis (encontra o nome de cada um sob as imagens).

Ao escolher as fotografias e imagens para o artigo, percebemos que as casas mais apreciadas são as moradias unifamiliares modernas. Identifica-se com este estilo? Venha vê-las e escolha a sua preferida.

1. Uma moradia low-cost no top das preferências!

Começamos por uma moradia moderna construída pela empresa VanguardOption. A casa desenvolve-se sob o comprido e sobressai pelo contraste entre as superfícies brancas e o tom caloroso da madeira que reveste a zona da porta. A moradia tem, além do mais, uma excelente relação com o entorno para o qual se abre através de amplas janelas. A emoldurá-la está um jardim com áreas generosas onde se encontra um terraço que surge como o espaço ideal para se tirar partido do Verão.

2. Ampla e elegante

Habiotação H&S homify Moradias
homify

Habiotação H&S

homify

Prosseguimos para uma elegante moradia com dois pisos: o primeiro forma um L e dialoga com o jardim com piscina e o segundo, mais pequeno e em preto, está reservado aos quartos. A casa desenha-se com linhas depuradas e formas honestas. A madeira e a pedra vêm interromper a formalidade do estilo moderno e emprestar-lhe um toque mais rústico e aconchegante.

3. A Casa das Caldas

Chama-se Casa das Caldas, mas situa-se, na verdade, no Marco de Canaveses. A protagonista da casa é a arrebatadora zona de lazer com piscina e um anexo que, de acordo com a imagem em render, foi pensado para a adição de uma mesa de bilhar e de uma zona de refeições. Desta forma, os moradores podem aproveitar o jardim em pleno. O deck de madeira reveste a zona de apoio à piscina e torna o ambiente mais acolhedor.

4. Cinco terraços e um jardim

Cinco Terraços e um Jardim Corpo Atelier Casas modernas Branco
Corpo Atelier

Cinco Terraços e um Jardim

Corpo Atelier

Tem cinco terraços esta espectacular moradia em Vilamoura. Os terraços empilham-se, permitindo que nos movamos verticalmente e que experimentemos as diferentes escalas da paisagem. Os vazios entre os terraços geram um espaço para ocupação humana e vegetal, constantemente escondida ou revelada, formalizando a ilusão de um jardim interior ou de uma casa exterior.

5. Casa da Formiga

Este projecto teve como pedra basilar um conjunto de ruínas antigas que, não obstante o parco valor arquitectónico, possuíam a solidez necessária para que, a partir delas, algo nascesse. E foi assim que aconteceu. O gabinete de arquitectura preservou e trouxe à vida as ruínas que se estenderam para uma casa moderna e envidraçada que inclui todas as comodidades que as famílias modernas procuram. No novo espaço da casa, localizam-se as áreas sociais, tendo as de descanso sido atribuídas à ruína.

6. Casa SND

Continuamos para um dos projectos do gabinete Andreia Anjos – Arquitectura, Design e Construção. Trata-se de uma pequena moradia implantada num terreno plano que exibe uma geometria regular e é composta pelos quartos, uma instalação sanitária, uma cozinha e uma sala comum. As áreas sucedem-se e harmonizam-se na perfeição, para além de comungarem com o entorno que penetra o envidraçado.

7. Casa de Bitetos

Em Novembro, este foi um dos projectos que mais popularidade recolheu na nossa página de Facebook. Trata-se do projecto de arquitectura de uma moradia térrea no Marco de Canaveses. Esta moradia é, também ela, térrea. Um dos volumes abriga o núcleo social e o do lado, mais comprido, acolhe os quartos que, tal como a zona da sala, também têm janelas amplas. Para ver mais imagens do projecto, carregue sobre a imagem e, depois, onde se lê ’mais sobre Casa de Bitetos’.

8. Casa Vilarinha

Área exterior - Casa Vilarinha (Porto) - SHI Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Jardins de fachada
ShiStudio Interior Design

Área exterior – Casa Vilarinha (Porto) – SHI Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

O SHI Studio é o atelier responsável pelo projecto desta vivenda no Porto, na zona de Aldoar. Na fotografia, vemos o jardim da moradia que beneficia de total privacidade. A casa tem uma cobertura plana, uma tendência que, apesar da origem longínqua, é popular nos edifícios modernos e contemporâneos. É o tipo de casa simples e bonita com que muitas famílias sonham: uma área interessante e um espaço verde para os momentos de lazer e de recreação.

9. Casa M+A

Não podíamos deixar de incluir no nosso artigo uma das casas mais originais que está na homify Portugal. A característica mais curiosa da Casa M+A é, sem dúvida, o facto de a cobertura estar em contacto com o jardim. É interessante porque parece que a casa nasce do solo, o que lhe confere um carácter de abrigo que, como os próprios arquitectos descrevem, se transforma no abrigo que é uma habitação.

10. Casa modular

Terminamos com os olhos postos no futuro: uma casa modular e ecológica projectada pela Maqet. É a casa pré-fabricada mais popular de sempre no nosso site. Os portugueses estão cada vez mais consciencializados em relação aos problemas climáticos e sabem que é urgente procurar alternativas à construção tradicional. Os pré-fabricados unem o melhor de vários mundos: o design e a sustentabilidade aliados a um preço sedutor e à rapidez de construção. Saiba mais sobre esta tipologia de habitação.

Consegue escolher a sua casa preferida? Se sim, deixe-nos a sua resposta na caixa de comentários abaixo deste livro de ideias.
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!