Como tornar a sua casa mais aconchegante para o Inverno Como tornar a sua casa mais aconchegante para o Inverno

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Como tornar a sua casa mais aconchegante para o Inverno

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
House overlooking the park Salas de estar modernas por DZINE & CO, Arquitectura e Design de Interiores Moderno
Loading admin actions …

Os dias estão mais curtos e escuros, o que significa que o conforto dentro de casa deve ser reforçado já que é dentro de portas que costumamos passar mais tempo durante as estações frias. Poucas pessoas gostam do Inverno – ou, pelo menos, a maior parte prefere o Verão -, mas se tornar a sua casa bem acolhedora, pode criar memórias muito boas até quando os dias se despedem cedo e são de chuva ou de neve e as temperaturas baixam drasticamente. Além do mais, com o Inverno, chega, também, a quadra festiva que traz reuniões com a família e os amigos, o que é sempre um motivo de alegria.

Hoje, e porque não queremos que lhe falte nada, deixamos-lhe oito sugestões para tornar a sua casa mais aconchegante para o Inverno. Na verdade, não é preciso muito. Alterar os têxteis e as cores e redobrar a iluminação é uma boa base para se sentir mais aconchegado e para começar a encarar o Inverno com outro ânimo.

Ora tome nota.

1. Mantas

Sala | Depois Salas de estar escandinavas por MUDA Home Design Escandinavo
MUDA Home Design

Sala | Depois

MUDA Home Design

Aninharmo-nos no sofá com uma manta com uma bebida quente na mão é dos melhores prazeres da vida. Concorda connosco? A chegada do Inverno é uma boa desculpa para pôr mantas quentinhas no sofá. Para além de confortáveis, são, também, decorativas. Durante o Inverno, favoreça mantas de lã, polares, em pêlo sintético comprido ou em bouclé.

2. Lareira

Nada diz mais Inverno do que uma lareira. Acender a lareira traz calor, luz e comodidade a qualquer que seja a divisão. Actualmente, e no que toca ao combustível, já há alternativas mais sustentáveis do que a lenha. Pode, por exemplo, privilegiar uma lareira de bioetanol. Se está a construir ou a remodelar casa, considere este investimento. Se já não for possível construir uma lareira, então lembre-se que existem lareiras eléctricas portáteis e lareiras a gás de muito fácil instalação.

3. Velas

Se a lareira não é opção (e mesmo que seja), então aposte em velas. As velas (de cheiro e normais) são excelentes para criar um ambiente intimista, romântico e aconchegante. Pode espalhar velas pela casa toda: até mesmo na casa de banho para o iluminarem num repousante banho de imersão.

4. Uma cama mais confortável

Na cama, ponha um edredão mais grosso e troque as capas das almofadas (e do próprio edredão) para umas com um ar mais condizente com o Inverno. Não pode, também, faltar a manta aos pés, mesmo que seja apenas decorativa. Se a sua cama for quentinha, pode baixar a temperatura do quarto no termostato porque as camadas de roupa evitarão que passe frio e/ou se sinta desconfortável.

5. Mais iluminação

Por estar escuro na rua, não significa que, em sua casa, tenha que ser igual. A iluminação é fundamental para o conforto de um projecto de decoração. No Inverno, os candeeiros de mesa e de pé colocados mesmo ao lado dos sofás e das poltronas transformam, por completo, os espaços. Para além da sensação de aconchego que geram, são óptimos para criar um recanto de leitura.

6. Carpetes e cortinas opacas

Sair do sofá e da cama e pôr os pés no chão frio não é uma sensação minimamente agradável. Para evitar que isso aconteça, distribua pela sua casa (não se esqueça da casa de banho!) tapetes e carpetes com um toque macio. No Verão, tende-se a privilegiar tapetes de juta ou de sisal, mas, no Inverno, pode substituí-los por tapetes em lã ou de pêlo sintético. Jogue com tons escuros ou outonais para criar uma atmosfera mais moody.

Não se esqueça, também, das cortinas! As cortinas brancas semi-transparentes são ideais para deixar a luz natural entrar, mas não são a melhor barreira para evitar que o frio entre. Se tiver dois varões, pode complementar estas cortinas com cortinas opacas – em veludo, por exemplo -, mas, se só tiver um, terá que substituí-las quando a estação mudar e/ou quando sentir necessidade disso.

8. Decoração de Natal

por homify

Nem o Grinch pode negar que a decoração natalícia torna as casas muito mais alegres e confortáveis. E é com esta imagem idílica que decidimos terminar o nosso livro de ideias! A sua árvore de Natal não precisa de flutuar para que se sinta completamente nas nuvens dentro de casa, mas empenhe-se na decoração natalícia ou sazonal para enriquecer o interior e contagiar toda a família com o espírito da época.

Vai pôr em prática alguma das nossas sugestões? Diga-nos qual... ou quais!
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!