Impressione os seus convidados com uma sala-galeria!

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Certamente que gosta de receber convidados em casa. E qual é a divisão em que passa mais tempo quando recebe convidados? Sem sombra de dúvida que é a sala. Não é difícil impressionar os seus convidados com uma boa decoração, difícil é conseguir chegar a essa decoração. Qual mobília devo escolher? Quais cores devo usar? Há tantas perguntas que nos passam pela cabeça na hora de decorar a nossa sala… E muitas vezes não chegamos a uma resposta muito rapidamente sem ajuda de alguém.

Hoje estamos aqui para ajudá-lo. Vamos mostrar-lhe como tornar a sua sala uma autêntica galeria, muito acolhedora, original e com bom gosto, para que possa impressionar ainda mais as pessoas que visitam a sua casa. Iremos ajudá-lo a escolher as cores certas, mostrar-lhe como deve dispor a mobília e molduras e/ou quadros, qual o tipo de iluminação que deve usar, entre muitos outros conselhos. Continue a ler o nosso artigo e inspire-se… Acredite que o ajudaremos a tornar a sua sala mais artística e que surpreenderá todos os seus convidados!

Use candeeiros de parede

Casa Lisboa 2015: Sala de estar  por Light & Store
Light & Store

Casa Lisboa 2015

Light & Store

Quer realçar ainda mais os seus quadros ou molduras com fotografias? Mesmo durante a noite? Então temos a solução perfeita para si. Escolha candeeiros de parede para iluminar a arte que tem espalhada pela sua sala de estar. Tal como se vê na fotografia, o quadro ao fundo está iluminado com um pequeno candeeiro de parede, mais do que suficiente para realçar o quadro e as suas cores, principalmente quando a sala estar mais escura, como à noite. É, sem dúvida alguma, a melhor solução, e não precisa de ser um candeeiro muito grande. Contudo, não se esqueça do resto da iluminação porque estes candeeiros são iluminação suave, não sendo suficientes para iluminar toda a divisão.

Utilize uma paleta de cores consistente

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de estar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

A primeira sugestão de todas que lhe damos é que utilize uma paleta de cores consistente. Não deve misturar muitas cores fortes e, no caso de misturar várias cores, devem ter algo em comum. Ou seja, deve escolher ou cores quentes como predominantes ou cores frias, escolher só tons neutros ou só tons pastel… Deve haver sempre um “elo de ligação” entre as cores que escolhe para a sua decoração.

Na fotografia, um projecto de Tiago Patrício Rodrigues, constatamos que a paleta de cores escolhida é maioritariamente de cores quentes, com excepção dos pequenos apontamentos de azul esverdeado que se vêem no quadro. As cores quentes são aconchegantes e transmitem-nos conforto, resultando durante o ano todo, visto que tanto nos remetem para o calor do Verão, como para as folhas de Outono. É impossível não falar sobre o quadro, que é a peça que mais chama à atenção nesta sala de estar pois, mesmo sendo abstracto, resulta bem com todas as restantes peças vintage e orientais, tais como o tapete e a mobília. Sem dúvida, uma obra de arte que é fonte de personalidade e que dá um toque especial à decoração, conferindo até luxo à divisão.

Certifique-se que a moldura combina com a parede

Se tiver uma parede cuja cor com que está pintada é uma cor forte, como azul ou cor de laranja ou vermelho, certifique-se que as molduras e/ou quadros que escolhe para a decorar combinam com a cor em questão. O exemplo da fotografia é um exemplo no qual essa escolha resultou na perfeição. A parede está pintada de azul e, apesar das molduras escolhidas terem as mais variadas cores – desde castanho (tom da madeira), a branco, preto e até mesmo prateado – a mistura de todas estas cores com o azul da parede foi muito bem conseguida. Nenhuma moldura tem uma cor exageradamente forte e nenhuma é muito grossa, o que ajuda também. As cores da moldura são uma ótima forma de criar ligação entre a parede e os próprios objectos de decoração e mobília, como a cadeira castanha, o armário e sofá brancos, e os objectos em cima do armário. O candeeiro escolhido remete-nos também para luzes de estúdio, fotografia e cinema, conferindo ainda mais um estilo artístico a esta sala de estar.

Brinque com a disposição

Salas de estar escandinavas por alba najera
alba najera

CG 3D DISEÑO DE UN INTERIOR

alba najera

Se optar por decorar com várias molduras, tal como vimos também no exemplo anterior, brinque com a disposição! Não tenha medo! Não pense que as molduras só ficam bem se tiverem alinhadinhas, com o mesmo espaço entre elas e se forem todas do mesmo tamanho e ou todas horizontais ou todas verticais. Muito pelo contrário… Vamos pôr de parte este mito e arriscar. Na fotografia vemos como as nove molduras estão enquadradas, apesar de terem tamanhos diferentes e de umas serem verticais e outras horizontais e apesar do espaço entre elas não ser exatamente igual. O que permite que esta organização funcione são também os tons escolhidos para as ilustrações que ocupam as molduras: todos tons pastel e com pouca saturação. Funcionam quase como um papel de parede original, para a parede que ocupa a zona do sofá nesta sala de estar. Estas ilustrações tornam-se, assim, as grandes protagonistas desta decoração!

Deixe espaço entre a mobília e as obras de arte

Por último, mas não menos importante, se tiver uma sala grande e ampla, aproveite essas virtudes do espaço! Não acumule demasiadas obras de arte numa zona/parede, nem aperte muito os sofás e restante mobília. Como pode ver na fotografia, um project do Grupo Arsciniest, apesar de aparecerem dois quadros juntos, o espaço continua equilibrado porque existe bastante espaço branco à volta e porque os sofá estão suficientemente espaçados para que a sala de estar esteja desafogada.

Impossível será não falar da fantástica obra de arte que ocupa um bom espaço da parede do lado esquerdo, integrando-a e ajudando à separação de duas divisões. É uma peça orgânica, muito original, que se adequa a vários tipos de decoração e tem ainda a vantagem de aparecer tanto na sala de estar como na outra divisão que a parede está a separar.

Estas ideias foram-lhe úteis? Diga-nos tudo nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!