Projecto de habitação unifamiliar com vista para o Rio Douro

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Projecto de habitação unifamiliar com vista para o Rio Douro

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Moradia térrea, Porto por José Melo Ferreira, Arquitecto Moderno
Loading admin actions …

Há pessoas de sorte, há terrenos de sonho e há projectos perfeitos, e quando tudo se conjuga há uma casa como esta!

O projecto que a homify tem hoje para si é o fruto maravilhoso de um casamento bem sucedido entre circunstâncias favoráveis e um profissional que soube aproveitá-las em toda a sua plenitude. A sua autoria é do ARQUITECTO JOSÉ MELO FERREIRA e nós temos a certeza de que o vai deslumbrar tanto como a nós.

É uma habitação unifamiliar maravilhosa, localizada em Massarelos, numa plataforma sobre o rio Douro que lhe permite usufruir de uma vista única no mundo. E mais não dizemos, tem mesmo de ver! Acompanhe-nos e maravilhe-se!


Vista sobre a casa e o acesso

Começamos por uma imagem que mostra toda a magnitude do projecto. Nesta imagem vemos como o terreno de implantação da casa é uma plataforma assente na encosta, virada para o rio ao fundo, e percebemos que este se encontra numa cota de terreno bastante inferior ao da cota do arruamento.

Estas circunstâncias especiais permitiram ao arquitecto desenhar uma moradia absolutamente privada, rodeada de árvores e protegida contra o ruído, numa das zonas mais povoadas da região do Porto. Na realidade a casa nem sequer se avista da rua que lhe acede!

O arquitecto JOSÉ MELO FERREIRA é um profissional altamente qualificado e muito conhecido, nacional e internacionalmente. O seu gabinete executa projectos de arquitectura para edifícios novos ou reabilitações, remodelações e requalificações funcionais de edifícios, faz consultoria em gestão da construção e património imobiliário, e presta serviços de gestão de projectos, uma oferta muito completa na área da arquitectura. Este projecto mostra como a sua experiência e saber foram postos ao serviço da criação de uma moradia de alta qualidade e deixa patente aquilo que pode fazer pelo seu projecto!


A planta

A moradia afigura-se como um edifício de um só piso, mas na realidade desenvolve-se em dois níveis, como se pode ver nas imagens seguintes, em corte. Esta estratégia permite dotar os quartos secundários de boa exposição solar a sul e simultaneamente faz com que a utilização destes quartos fique independente de outros espaços funcionais da habitação.

Corte longitudinal da casa

Corte transversal da casa

Vista da entrada

Vista da chegada à plataforma na qual se implanta a casa por José Melo Ferreira, Arquitecto Moderno
José Melo Ferreira, Arquitecto

Vista da chegada à plataforma na qual se implanta a casa

José Melo Ferreira, Arquitecto

Após percorrer o caminho de acesso, será esta a visão que recebe os moradores: – um espaçoso deck debruçado sobre o douro, protegido dos ventos dominantes, encosta-se à casa oferecendo a sua convidativa sombra, com acesso directo a partir do quarto principal, das salas e da biblioteca.

Vista sudeste da moradia

Vista sudeste da moradia, em que se destaca o deck que serve as salas, a biblioteca e o quarto principal por José Melo Ferreira, Arquitecto Moderno
José Melo Ferreira, Arquitecto

Vista sudeste da moradia, em que se destaca o deck que serve as salas, a biblioteca e o quarto principal

José Melo Ferreira, Arquitecto

Desta perspectiva começamos a perceber melhor a localização da casa, sobre um talude que culmina numa plataforma. Aqui apreciamos também a forma como a localização do deck e a sua extensão contribuem para uma vivência mais confortável do espaço exterior, tão importante em todo o projecto.

O deck sobre o estacionamento coberto

Vista do deck sobre o estacionamento coberto Jardins de Inverno modernos por José Melo Ferreira, Arquitecto Moderno
José Melo Ferreira, Arquitecto

Vista do deck sobre o estacionamento coberto

José Melo Ferreira, Arquitecto

Junto ao deck existe também um estacionamento coberto, onde leva directamente o caminho de acesso. O facto de o acesso à casa se dar pela lateral ajuda a preservar o sossego no seu interior, em especial nos compartimentos mais afastados.

Um pouco de imaginação? Pense como será maravilhoso apreciar o pôr-do-sol sobre o rio numa tarde de verão. Imagine a chuva a bater nas extensas janelas viradas a sul nas noites de tempestade, que também temos em Portugal… Isto é realmente a conjugação de privilégios únicos, seja pela localização ou pela capacidade de a aproveitar com todo o estilo, numa casa tão magnífica como esta!

Vista de sudoeste

vista de sudoeste, com a janela a poente do quarto principal em destaque por José Melo Ferreira, Arquitecto Moderno
José Melo Ferreira, Arquitecto

vista de sudoeste, com a janela a poente do quarto principal em destaque

José Melo Ferreira, Arquitecto

O muro de contenção de terra, em pedra, é o berço sólido que a casa precisa e acrescenta também uma imagem única de rusticidade natural, que contrasta fortemente com a modernidade da construção que se apoia num cenário harmonioso e belo.

Vista poente

Vista poente, com a varada do quarto secundário em destaque por José Melo Ferreira, Arquitecto Moderno
José Melo Ferreira, Arquitecto

Vista poente, com a varada do quarto secundário em destaque

José Melo Ferreira, Arquitecto

Uma casa encantadora, fruto de um trabalho de precisão e muita sabedoria.

Quer que este profissional trace também para si as linhas de uma habitação fabulosa? Entre já em contacto com ele na Rua Infante D. Henrique, 37, 5º, no Porto! Pode também utilizar o telemóvel pelo número 932080836 ou através do site www.josemeloferreira.com.

Ficou encantado com o deck? Saiba como conseguir um na sua própria casa, no artigo ’Construção de um deck de madeira: passo a passo’.


Gostou tanto deste projecto como nós? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!