Projetos de arquitetura sustentável onde a natureza predomina - Lisboa Projetos de arquitetura sustentável onde a natureza predomina – Lisboa

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Projetos de arquitetura sustentável onde a natureza predomina – Lisboa

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Casa SRC junto ao mar por Viviane Cunha Arquitectura Moderno
Loading admin actions …

Soberbo.

Do outro mundo.

Sonho.

Sustentabilidade.

Verde.

E por aí adiante. Estas imagens (casas) levam-nos a vários pensamentos positivos. Quando olhar para elas, também pensará o mesmo! Parecem mesmo casas retiradas dos melhores filmes de Hollywood, mas ainda melhor, porque têm a vertente sustentável.

Os profissionais responsáveis são do gabinete Viviane Cunha Arquitectura. A Arquiteta empresta o seu nome ao seu gabinete de arquitetura, que já conta com mais de 30 anos de experiência profissional, com vários projetos e mostras residenciais, comerciais e corporativos, realizados no Brasil, Portugal, Estados Unidos, Inglaterra, França e Argentina. A Viviane Cunha já foi premiada na Inglaterra, já foi professora universitária nas Universidades Candido Mendes, Universidade Federal Fluminense e Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro. Além de ter dado palestras em diversos países sobre arquitetura sustentável. De facto, o Curriculum Vitae da Arquiteta Viviane Cunha é vasto e bastante completo, sendo que os projetos realizados por ela são consequência desta sabedoria, experiência, criatividade e bom gosto.

Os projetos que vos apresentamos neste artigo, mostram as capacidades criativas e altamente qualificadas em permanente pesquisa de materiais e soluções. Os projetos realizados conciliam beleza, praticidade, conforto e sofisticação, mas também sustentabilidade. O tema que está na boca do mundo. Por isso, é fundamental encontrar soluções que visam melhorar o nosso Planeta, nomeadamente a partir da arquitetura e construção.

Deixamo-vos estes maravilhosos exemplos, que comprovam que é possível ter uma casa sustentável, única, moderna e confortável.

1. Casa DCS

Os 10 projetos que temos para vos mostrar, neste artigo, têm todos em comum um detalhe: o verde. Mas o verde foi trazido na sua forma pura e genuína, natural e sustentável. O verde das plantas envolve as habitações, tornando-as amigas do ambiente.

Esta moradia sustentável enquadra-se perfeitamente neste panorama natural, deixando tudo numa harmonia perfeita entre montes, árvores, plantas… Os telhados verdes são, de facto, uma alternativa possível para a gestão de águas pluviais, uma vez que retardam a drenagem pluvial, abrandando problemas com enchentes e saturação das galerias pluviais. As coberturas verdes são excelentes alternativas a nível térmico e acústica, porque isolam o calor, o frio e o ruído para o interior da edificação. Assim, reduzem-se gastos energéticos com aquecimento e refrigeração, constituindo-se numa solução para a economia de energia.

Esta moradia também foi construída com madeira, outro material sustentável e amigo do ambiente. Sem falar do lado confortável, quente e acolhedor que a madeira nos transmite. Tanto de dentro, como para fora.

Estas duas tonalidades combinam tão bem e são tão refletoras da natureza.

2. Centro de Referência Ambiental na Lagoa Rodrigues de Freitas

Centro de Referencia Ambiental na Lagoa Rodrigues de Freitas Escritórios modernos por Viviane Cunha Arquitectura Moderno
Viviane Cunha Arquitectura

Centro de Referencia Ambiental na Lagoa Rodrigues de Freitas

Viviane Cunha Arquitectura

Esta proposta tem como intuito a construção sustentável, por meio da qualidade dos espaços de design atraente e diferenciado, incentivando os visitantes à utilização de materiais, sistemas e outros conceitos sustentáveis. Assim, este projeto poderá servir de referência e exemplo neste meio.


3. Casa DPS

A Casa DPS é o cúmulo da beleza. Os moradores desta casa encontrarão a tranquilidade tão ansiada. A construção sustentável planeada neste projeto permite fazer jus à beleza que a envolve, entre um jardim tropical e montanhas. Um cenário idílico e uma casa que faz sonhar.

A construção da casa permite envolver a natureza para os interiores, graças às várias janelas que ocupam as fachadas. Os detalhes de madeira permitem, uma vez mais, criar um cenário mais natural e visualmente confortável.

O jardim é amplo, por isso, foi possível criar várias zonas que visam o bem-estar dos seus utilizadores.

4. Casa AJM

Esta moradia de arquitetura moderna, de linhas retas e simples, é também sustentável como pode verificar pelo telhado verde.

Sem dúvida que, os telhados verdes apresentam-se como excelente solução em arquitetura, porque (re)aproximam o homem dos ambientes verdes, contribuem para o combate dos gases de efeitos estufa, embelezam os edifícios e melhoram a qualidade de vida nas áreas urbanas.

Por isso, se pensar em construir uma casa moderna, não hesite em levantar esta questão que só lhe trará benefícios.

Como pode ver, a Arquiteta Viviana Cunha procura sempre envolver a casa à natureza, criando vários espaços exteriores desde terraços, varandas, jardins, etc.

5. Condomínio Social Sustentável

Condominio Social Sustentável por Viviane Cunha Arquitectura Moderno
Viviane Cunha Arquitectura

Condominio Social Sustentável

Viviane Cunha Arquitectura

A Arquiteta Viviana Cunha vai mais longe e projeta não uma casa, mas todo um condomínio ecológico. Telhados verdes para todos!

Um verdadeiro exemplo de arquitetura, que não só pensa nas vantagens momentâneas, mas também a nível futuro.

Além disso, vermos um condomínio com vários telhados verdes, cria um efeito tão relaxante sem aquele impacto tijolo e telha, que muitas vezes quebra as paisagens. Assim, é muito mais suave, não acha?

6. Casa de Campo DEC

Vamos no sexto projeto e continuamos surpreendidos pela diferença, o que demonstra a grande capacidade de inovação da Arquiteta Viviana Cunha.

Esta é uma casa de campo, mas com uma arquitetura bem vanguardista e sui generis. Nesta arquitetura uma das fachadas foi coberta de plantas trepadeiras, além da cobertura verde. As duas saliências cúbicas criam modernidade mas também demarcam as entradas da casa.

Mas nem todas as fachadas são verdes, como pode ver, esta fachada tem amplas janelas para desfrutar desta fabulosa vista da piscina e jardim.

Convidamo-lo a ver mais fotos desta casa: aqui.

7. Edificio Sustentável Green Coast

Edificio Sustentável Green Coast Casas modernas por Viviane Cunha Arquitectura Moderno
Viviane Cunha Arquitectura

Edificio Sustentável Green Coast

Viviane Cunha Arquitectura

O tema da sustentabilidade é uma questão importantíssima no trabalho da Arquiteta Viviana Cunha. Além de ficar com grande reconhecimento na área da Arquitetura por todos estes trabalhos realizados.

Neste caso, foi projetado todo um edifício sustentável. A equipa pensou em todas as formas possíveis de envolver o verde no edifício, não só com plantas decorativas nas varandas, mas também nas fachadas e respetivo terraço. O resultado não poderia ter ficado mais em harmonia com o meio ambiente.

Edificio Sustentável Green Coast Casas modernas por Viviane Cunha Arquitectura Moderno
Viviane Cunha Arquitectura

Edificio Sustentável Green Coast

Viviane Cunha Arquitectura

Aqui pode ver com mais pormenor a inclusão das plantas nas varandas, que não só servem de pulmão, mas também criam um ambiente bem mais tranquilo e agradável. As plantas têm um efeito muito positivo na nossa mente.

8. Casa DLA

Neste projeto, há um prisma que interceta toda a volumetria na sua dimensão vertical, permitindo permeabilidade visual e circulação de ar desde a garagem até o segundo pavimento. Esse prisma é encerrado por uma alta parede verde, limítrofe com a construção vizinha, que amplia a privacidade e o conforto termo-acústico para os ambientes da casa.


Uma parede vegetal que proporciona um ambiente fantástico.


9. Centro Cultural JB

Por fim, mas não menos importante, partilhamos convosco este projeto que foi solicitado pela presidência do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, para eventos do Centro Cultural do Jardim Botânico e acomodar a bilheteira de acesso ao parque. O programa inclui também casas de banho, guarda-volumes, loja e espaços para estar.

A sua forma sinuosa e cobertura verde envolvem a vegetação existente de forma orgânica. Assim, o volume parece pertencer àquele espaço e à paisagem natural. Ao mesmo tempo, os fluxos através do edifício e das suas grandes aberturas tornam o térreo extremamente permeável e convidativo.

Tanto o exterior como o interior misturam-se, criando um espaço integrado. Há aqui uma grande valorização da riqueza da vegetação, reforçando a imagem de um ambiente equilibrado e sustentável. Por fim, o uso da madeira e do vidro transmitem, uma vez mais, leveza e aconchego ao espaço.

🌱 Se ficou interessado nestes projetos sustentáveis, não hesite em solicitar mais informações `à Arquiteta Viviane Cunha através dos seguintes contactos:

Qual destas 10 moradias prendeu o seu coração? 
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!