5 casas inspiradoras que deve ver antes de construir a sua no Porto 5 casas inspiradoras que deve ver antes de construir a sua no Porto

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

5 casas inspiradoras que deve ver antes de construir a sua no Porto

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Casa Touguinhó II Corredores, halls e escadas minimalistas por Raulino Silva Arquitecto Unip. Lda Minimalista
Loading admin actions …

Vive no Porto ou nas imediações? Se a resposta for positiva, este artigo é para si.

Além de poder ver magníficas inspirações de moradias, tem acesso aos respetivos profissionais responsáveis. Sabemos que nem sempre é fácil encontrar arquitetos com talento e que sejam realmente de confiança. Por isso, gostamos sempre de partilhar com os nossos leitores, profissionais registados na página da homify, assim, pode ver diferentes projetos que já realizaram, o que lhe dá uma perceção do tipo de trabalho que desenvolvem. Ao clicar em cima de cada fotografia tem acesso à página profissional, que é um pequeno portfólio, com uma seleção de projetos, uma descrição e os respetivos contactos.

Sem mais delongas, vamos conhecer as 5 casas inspiradoras que deve ver antes de construir a sua no Porto.

Moradia #1 – CASA NA RUA D.MANUEL II | PORTO

CASA NA RUA D.MANUEL II | PORTO por ASVS Arquitectos Associados
ASVS Arquitectos Associados

CASA NA RUA D.MANUEL II | PORTO

ASVS Arquitectos Associados

De acordo com a equipa profissional ASVS Arquitectos Associados, a casa em D. Manuel II é um edifício característico do período Liberal no Porto. Por isso, as intervenções realizadas não descaracterizaram a sua morfologia original, de modo a que o edifício mantenha os elementos de grande interesse arquitetónico e espacial.

Para este projeto, os Arquitetos procuraram manter as duas frações decorrentes das intervenções anteriores, adaptando-as às exigências de conforto atuais, sem alterar o sistema construtivo e eliminar os materiais e acabamentos primordiais que se encontravam em bom estado de conservação.

CASA NA RUA D.MANUEL II | PORTO por ASVS Arquitectos Associados
ASVS Arquitectos Associados

CASA NA RUA D.MANUEL II | PORTO

ASVS Arquitectos Associados

Redistribuíram neste programa o edifício, criando duas habitações autónomas, uma de tipologia T1 e outra de tipologia T3. Introduziram espaços funcionais, com áreas generosas e pés-direitos de grandes dimensões.

Moradia #2 – Casa M+A

A cobertura em contacto com o jardim por Atelier 72 - Arquitetura, Lda Moderno
Atelier 72 – Arquitetura, Lda

A cobertura em contacto com o jardim

Atelier 72 - Arquitetura, Lda

O mundo está virado para soluções ecológicas. Todos procuramos alternativas mais sustentáveis, de forma mais ou menos simples. Aqui, os profissionais do Atelier 72 tiveram preocupação máxima, porque falamos de uma construção sustentável, que tem um efeito enorme a curto e longo prazo. Criaram um telhado verde ou Ecotelhado num dos volumes geométricos da habitação. Esta é uma das alternativas mais utilizadas em projetos de caráter sustentável, pois o sistema promove a captação da água da chuva e energia solar, bem como o tratamento de efluente (esgoto sanitário). Por outro lado, funciona como um isolante térmico e absorve 30% da água da chuva e age como purificador da poluição urbana.

Neste processo de separação, houve a necessidade de unir o volume num todo, o que deu lugar ao desenho da piscina que abraça as duas formas, criando espaços exteriores de estar e de lazer verdadeiramente únicos. A piscina funciona como elemento charneira de todo o edifício.

Se quiser descobrir mais imagens desta moradia, clique aqui.



Moradia #3 – Moradia Unifamiliar Tipologia T5

Moradia Unifamiliar Tipologia T5 por EsboçoSigma, Lda Moderno
EsboçoSigma, Lda

Moradia Unifamiliar Tipologia T5

EsboçoSigma, Lda

São vários os projetos da EsboçoSigma que contemplam a revista da homify, porque é impossível passar ao lado deles e não os partilhar com os nossos leitores.

De facto, os Arquitetos EsboçoSigma têm um vasto reconhecimento na área, pelos inúmeros trabalhos já realizados, dando desta forma o seu contributo também para uma sociedade mais próspera e mais sustentável.

Como pode ver pelas duas imagens que vos apresentamos (mais aqui) trata-se de uma habitação de dimensões invulgares, com um estilo contemporâneo, de linhas retas e depuradas. Esta moradia é bastante grande, é de tipologia T5 e tem área total de 759 m². Até tem piscina e um estábulo com cavalos e respetivo picadeiro. 

Moradia Unifamiliar Tipologia T5 por EsboçoSigma, Lda Moderno
EsboçoSigma, Lda

Moradia Unifamiliar Tipologia T5

EsboçoSigma, Lda

A moradia desenvolve-se na horizontal, com dois pisos, um branco, onde assenta um volume castanho e mais largo. 

Moradia #4 – Casa Touguinhó II

A implantação da casa teve como condicionantes a relação com a envolvente, a orientação solar e a inclinação significativa do terreno. Esta moradia fica próxima da cidade de Vila do Conde, onde se consegue observar o mar ao longe.

No exterior da habitação vemos que o branco reveste todas as superfícies (paredes e tetos), criaram um rodapé embutido em mármore branco, deixando realçar o muro em xisto negro que sustenta as terras. Nos pavimentos exteriores temos na circulação automóvel o betão negro afagado e nas zonas de estar, o deck em madeira de pinho com velatura cinzenta.

Se o exterior nos surpreende, então os interiores deixam-nos completamente deslumbrados. São realmente magníficos. Daqueles que nos fazem sonhar e desejar.

O branco, a madeira e a pedra… A luz e a simplicidade… A união e o espaço. Tudo num casamento tão harmonioso e perfeito.

No piso superior, a equipa da Raulino Silva Arquitecto Unip. Lda criou um quarto principal com quarto de vestir e quarto de banho, dois quartos com quarto de banho, um escritório e uma sala de estar com varanda voltados para Poente. No piso inferior, temos a sala comum e a cozinha voltadas para o jardim e para a piscina, e ainda a garagem, a lavandaria, a casa das máquinas e a zona de arrumos.

Moradia #5 – Reabilitação de Edifício no Porto – Nostalgic Expression

Reabilitação de Edifício no Porto - Nostalgic Expression por Office of Feeling Architecture, Lda Eclético
Office of Feeling Architecture, Lda

Reabilitação de Edifício no Porto – Nostalgic Expression

Office of Feeling Architecture, Lda

Por fim, mas não menos importante, partilhamos este projeto da OFFICE OF FEELING ARCHITECTURE, LDA – de Braga.

Este projeto servirá de exemplo a todos os nossos leitores que pretendem agarrar uma casa antiga, para transformá-la num estilo mais contemporâneo e vanguardista. Um desafio, sem dúvida, interessante para os Arquitetos que têm de unir o antigo e o moderno sem perder a expressão arquitetónica de nenhum desses estilos tão antagónicos.

Esta moradia mostra-nos a fusão destas duas linguagens, num edifício que visa a intemporalidade.

Todos os projetos destes Arquitetos são realmente fora de série, revelam um know-how elevado e uma grande experiência.

Reabilitação de Edifício no Porto - Nostalgic Expression por Office of Feeling Architecture, Lda Moderno
Office of Feeling Architecture, Lda

Reabilitação de Edifício no Porto – Nostalgic Expression

Office of Feeling Architecture, Lda

Aqui, pode apreciar o interior desta moradia reabilitada. Uma casa antiga que abraça o presente e o futuro de forma moderna e acolhedora.

Casas que contam histórias são sempre especiais.

Qual destas 5 moradias poderia ser a sua? 
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!