homify 360 °: entre o vernacular e o contemporâneo

Rita Gouveia (homify) Rita Gouveia (homify)
Google+
Loading admin actions …

Inserido na verdejante área de Schildow em Berlim, convidamo-lo a conhecer este audacioso projecto de arquitectura do gabinete C95 ARCHITEKTEN. Trata-se de um projecto de habitação privada onde sobressai a relação entre a arquitectura da casa e o seu espaço envolvente. A imponência do edifício domina por completo todo o espaço territorial em que está emergido, resultando numa ousada relação com o espaço verde que o circunda. A madeira escura utilizada no revestimento do edifício relaciona-se com os carvalhos presentes na propriedade, que dessa forma acentua ainda mais o poder visual da casa. Observam-se ainda semelhanças entre o vernáculo e o contemporâneo, onde um loft de linhas minimais que fazem lembrar um pouco antepassados como Mies Van der Rohe ou a mesmo a Bauhaus, se relaciona com a vegetação e o espaço circundante na perfeição.

Fachada

Casas minimalistas por C95 ARCHITEKTEN
C95 ARCHITEKTEN

Privathaus bei Berlin

C95 ARCHITEKTEN

Implantada numa pequena elevação do território, a casa chama a atenção principalmente pelas suas linhas arquitectónicas que podendo parecer à primeira vista algo severas e impessoais, se revelam eficazes e articuladas tanto no seu interior como exterior. Rodeada de árvores diversas e com uma grande extensão de relva, convida qualquer um a momentos de fruição, lazer e descanso, sejam eles de qualquer tipo.

Traseiras

Casas minimalistas por C95 ARCHITEKTEN
C95 ARCHITEKTEN

Privathaus bei Berlin

C95 ARCHITEKTEN

A parte traseira da casa mostra-nos um espaço ainda mais amplo e versátil, onde se pode analisar em maior detalhe os diferentes volumes e espaços da casa. O rés-do-chão encontra-se dedicado aos espaços comuns e de lazer, como é o caso da sala de estar que que divide o seu espaço com a sala de jantar, a cozinha, uma suite, e ainda uma outra divisão de uso indiscriminado. No primeiro andar existe outro quarto, casa de banho, e outro espaço indiscriminado para fruição. Tanto na planta superior como na inferior observa-se um espaço exterior para lazer, onde podem facilmente ser instaladas umas relaxantes espreguiçadeiras ou uma mesa com cadeiras para um divertido almoço em família. Mais ainda, imagine-se a quantidade de actividades que se poderão fazer no imenso espaço verde envolvente; no mínimo relaxante e prazeroso.

Evasão

Salas de estar minimalistas por C95 ARCHITEKTEN
C95 ARCHITEKTEN

Privathaus bei Berlin

C95 ARCHITEKTEN

Esta imagem mostra-nos um elegante detalhe da sala de estar onde uma poltrona Charles Eames se destaca no nosso campo visual e nos convida à leitura de um bom livro ou simplesmente à evasão. Observa-se também a simplicidade da decoração aliada a uma arquitectura minimal onde predominam cores neutras que quando intercaladas entre si e o exterior verdejante, nos proporcionam um ambiente acolhedor e calmo.

Àreas comuns

Salas de estar minimalistas por C95 ARCHITEKTEN
C95 ARCHITEKTEN

Privathaus bei Berlin

C95 ARCHITEKTEN

Sala de estar e de jantar fundem-se num só amplo espaço, onde a decoração e o mobiliário são reduzidos ao essencial. A relação entre interior e exterior é sempre uma constante, desenvolvendo-se um em relação ao outro. Mais uma vez encontramos aqui também o cunho Eames nas cadeiras que acompanham a mesa de jantar, adivinhando uma profunda admiração pelo seu design por parte dos proprietários da casa. E facto, são peças-chave e intemporais, capazes de animar e embelezar qualquer ambiente. Em suma, encontramos nesta abrangente área, espaços para deleite e descanso assim como para alimentação.

Leitura

Salas de estar minimalistas por C95 ARCHITEKTEN
C95 ARCHITEKTEN

Privathaus bei Berlin

C95 ARCHITEKTEN

Numa casa como esta, a leitura é de facto uma actividade que rapidamente nos aparece no imaginário, e nada melhor que aproveitar o grandioso espaço desta casa para reunir uma boa coleçção de livros. Os arquitectos optaram neste caso por aproveitar uma das paredes para a transformar numa leve estante, e o resultado não poderia ser melhor. 

Que lhe pareceu o projecto deste loft berlinense? Deixe-nos ficar a sua opinião. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!