8 ideias para expandir a sua casa 8 ideias para expandir a sua casa

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

8 ideias para expandir a sua casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Casa Ofir Casas modernas por Ana Lobo Moderno
Loading admin actions …

Depois de estar numa casa durante uns anos, pode dar por si a precisar de mais espaço: para arrumação, para a família em expansão, para criar uma divisão adicional que sirva como escritório ou quarto de hóspedes, e assim por diante. As razões que levam as pessoas a querer ampliar a casa são muitas e variadas. Em alguns casos, o mais fácil é procurar uma casa nova, mas, se for necessário expandir, então poderá não ser necessária uma mudança tão radical.

Antes de encetar o seu projecto de expansão, deve pensar exactamente nas suas necessidades. De que espaço precisa realmente? De que orçamento dispõe? Será oportuno contratar um arquitecto ou um designer de interiores? O tipo de obra precisa ou não de licenciamento? Planear é impreterível para que o processo e o projecto corram sem solavancos.

Hoje, deixamos-lhe algumas ideias para expandir a sua casa. Esperamos ajudá-lo!

1. Acrescentar um segundo piso ou expandir para os lados

Habiotação H&S por homify Moderno
homify

Habiotação H&S

homify

Acrescentar um segundo piso é uma das formas mais eficazes de expandir a sua casa. No entanto, é um projecto desafiante que deve ser entregue a um arquitecto que, juntamente com uma equipa especializada, garantirá que a obra não falhará do ponto de vista burocrático, estético e estrutural. O andar de cima não tem, necessariamente, que ser do tamanho do inferior. Pode-se construir um volume mais pequeno, como a imagem acima nos mostra, e pintá-lo até de outra cor ou revesti-lo com um material diferente do que foi utilizado no piso inferior. A expansão pode, também, ocorrer sob o comprido, se tiver espaço para tal.

2. Integrar um anexo no jardim

RUSTICASA | Lodge | Ponte de Lima por Rusticasa Industrial Madeira Acabamento em madeira
Rusticasa

RUSTICASA | Lodge | Ponte de Lima

Rusticasa

Se o seu jardim ou terreno forem amplos, a integração de um anexo é uma boa opção. Por norma, estes anexos são pensados para arrumação, mas podem muito bem servir para a criação de um escritório com muita privacidade, de um quarto de hóspedes, de um estúdio, de uma biblioteca ou até de um quarto de brincadeiras para os miúdos. Os anexos, tal como os alpendres, são considerados intervenções com escasso impacto urbanístico, pelo que, à partida, não será necessária uma licença (se tiverem até 10 m² de área e 2,20 de altura).

3. Criar uma zona de estar ao ar livre

Casa Ofir Casas modernas por Ana Lobo Moderno
Ana Lobo

Casa Ofir

Ana Lobo

A simples adição de uma pérgola torna possível a criação de uma agradável zona de lazer ao ar livre que, por estar adjacente à casa, acabará por funcionar como extensão da mesma. Neste projecto, o espaço foi mobilado como se fosse uma sala normal: tem sofás confortáveis, mesa de centro e pontos de luz. Se o chão no interior da sua casa for de madeira, aposte, também, num chão de madeira para este ambiente de modo a enfatizar essa sensação de continuidade.

4. Construir um jardim de vidro / ampliação envidraçada

Uma ampliação em vidro é uma opção de construção contemporânea que tem, além do mais, muitas vantagens como, por exemplo, o facto de deixar a luz natural entrar em generosos fluxos e de o vidro ser um material que se harmoniza com, literalmente, todos os estilos. Dificilmente uma ampliação em vidro surgirá desfasada em relação ao que já foi construído. Este espaço pode acomodar um jardim de Inverno, uma sala, uma cozinha ou até mesmo um escritório. As opções de utilização são, mais uma vez, diversificadas.

5. Optar por uma casa modular

Às casas modulares está associada uma miríade de vantagens: são ecológicas, constroem-se rapidamente e são passíveis de ser alteradas mais tarde. Como o próprio nome indica, estas casas são compostas por módulos, o que significa que lhes podem ser acrescentados módulos e, desta forma, ampliado o espaço habitacional. Os módulos podem ser acrescentados em cima e aos lados. Tudo depende do sítio, do seu gosto e da área disponível.

6. Aproveitar a cave

Casa - Freedom Salas de estar minimalistas por Oficina Design Minimalista
Oficina Design

Casa – Freedom

Oficina Design

A sua cave transformou-se, ao longo do tempo, num espaço de arrumação feio e escuro? As caves tendem a ser descuradas, mas, quando bem aproveitadas, podem ser uma verdadeira mais-valia para uma casa. A cave da imagem, por exemplo, foi totalmente remodelada e transformada num espaço independente de lazer para cinema, para jogos e para festas de família. Apesar de pouco luminosas, as caves têm muito potencial. Sugerimos que conte com um arquitecto ou designer de interiores para o ajudar neste projecto.

7. Aproveitar o sótão

O sótão da família Oliveira Cozinhas escandinavas por Homestories Escandinavo
Homestories

O sótão da família Oliveira

Homestories

O sótão tem o mesmo problema que a cave: acaba por se tornar num pequeno caos porque é o espaço onde depositamos tudo o que já não usamos. No entanto, se precisa de espaço em casa e tem um sótão com uma boa área, tire partido dele. Em algumas casas, os sótãos são, inclusive, transformados em pequenos apartamentos, mas nem precisa de ir tão longe. O sótão pode ser o espaço ideal para construir aquele quarto de hóspedes que tanta falta lhe faz ou um escritório silencioso para trabalhar. Tire daqui algumas ideias para aproveitar o seu sótão.

8. Demolir paredes e criar um open space

Casa SP1 - Moradia em Sesimbra - Projeto de Arquitetura - sala Salas de estar modernas por Traçado Regulador. Lda Moderno Madeira Acabamento em madeira
Traçado Regulador. Lda

Casa SP1 – Moradia em Sesimbra – Projeto de Arquitetura – sala

Traçado Regulador. Lda

Em muitos casos, a expansão pode passar, tão-somente, pela demolição de paredes. Antigamente, cada divisão tinha o seu próprio espaço. Hoje em dia, já não é assim. Nas casas modernas, favorecem-se as áreas construídas numa lógica de plano aberto (open space) sem paredes a roubar área útil e a criar obstáculos visuais. A cozinha, a sala de estar e a sala de jantar podem encontrar-se numa única zona, alterando, por completo, a percepção espacial da casa.

Estas ideias foram-lhe úteis? Deixe-nos a sua opinião na caixa de comentários.
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!