Salas de estar modernas por Ancona + Ancona Arquitectos

7 hábitos para manter a sua casa sempre limpa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Se há algo de primeva importância no interior da nossa casa é que esta esteja limpa e organizada. Uma casa limpa, mesmo que não decorada de acordo com as últimas tendências da decoração, é sempre agradável. Não é saudável em termos físicos e mentais, vivermos num espaço desarrumado e sujo. Embora saibamos isto, também sabemos que nem sempre temos tempo – ou paciência, pronto – de manter tudo em ordem. Porém, e sem nos tornarmos obcecados pelas limpezas, podemos introduzir na nossa rotina pequenos rituais que evitem que a casa se entregue ao desleixo total e que aquele dia da semana que elegemos para a faxina dê muito menos trabalho. O que é preciso? Cinco ou dez minutos diários. Neste livro de ideias, deixamos-lhe algumas sugestões para que melhore a limpeza do seu espaço, melhorando o aspecto do mesmo e aumentando a sua qualidade de vida.

1. Não acumule os objectos da sala

Os jornais que comprámos todos os dias, os livros que andamos a ler, os cabos dos computadores ou os comandos da televisão. Há vários objectos que usamos diariamente e que vamos acumulando na sala, sobretudo na mesa de centro, e que acabam por constituir a maior parte da desordem. Para evitar o aspecto desalinhado, pode comprar uma bonita cesta ou caixinha decorativa para evitar a acumulação de pequenas informações que resultam num cenário inestético e visualmente contaminado.

2. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje

Se a sua sala é o ponto de reunião da sua família à noite, não deixe de lhe dar um jeito antes de ir dormir. Alinhe os adereços que estão em cima da mesa, dobre a manta que esteve a usar e volte a colocar as almofadas no sítio. São pequenas coisas que fazem a diferença e, de manhã, quando acordar, será recebido por uma sala agradável e organizada pronta para o receber novamente ao fim do dia.

Inspire-se nesta sala da Design Studio Details.

3. Limpeza diária rápida à casa de banho

Casas de banho ecléticas por Ceramika Paradyż
Ceramika Paradyż

Kolekcja Manteia

Ceramika Paradyż

A limpeza da casa de banho é trabalhosa e entediante. Mas, se limpar a sua casa de banho com frequência, tornará o seu trabalho mais simples. De manhã, quando toma banho pode passar o chuveiro nos azulejos para lhes dar mais manutenção e até, enquanto se penteia, passar um bocado de papel higiénico nas prateleiras ou em torno da torneira. Experimente, também, deixar as toalhas devidamente penduradas ou a secar.

4. Faça a cama e ventile o quarto

Quartos modernos por VRLWORKS

Fazer a cama é um processo simples, mas nem todas as pessoas gostam. Faça-a ao acordar, rapidamente, e saia de casa, deixando o seu quarto organizado. A cama desfeita dá um ar de desmazelamento ao quarto e, convinhamos, à noite nada sabe melhor do que nos deitarmos numa casa feita e confortável. Antes de sair, não se esqueça, ainda, de abrir as janelas, mesmo durante o Inverno. O ar deve circular e os espaços ser ventilados.

5. Não acumule os pratos sujos

Na cozinha, deve evitar a todo o custo acumular os pratos na pia. Se está com pouco tempo, pode deixá-los de molho durante uns momentos com sabão espumoso, seja para depois os lavar à mão ou meter na máquina de lavar louça. Deixar os pratos por lavar fará com a comida seque e a remoção se torne difícil posteriormente. Para além do aspecto desordenado, isto ainda traz maus odores ao ambiente da cozinha que se quer limpo e fresco.

6. Coloque um cesto de roupa suja no quarto

Tenha sempre no quarto um cesto para a roupa suja. Ao mantê-lo num ponto fixo, a roupa não será atirada para da poltrona, para um canto do chão ou para o meio da casa de banho. Com um cesto, pode ir separando tudo o que pretende lavar, mantendo o espaço desimpedido e ordenado e evitando guardar uma peça suja por engano. Com um cesto, a transferência para a máquina de lavar será muito mais eficiente.

7. Divida os dias para a limpeza a fundo

Como mencionámos anteriormente, a maioria das pessoas dedica um dia da semana à limpeza profunda da casa. Para facilitar essa tarefa, pode dividir a faxina em dois dias e por zonas da casa para se cansar menos. Pode, por exemplo, dedicar um dia à limpeza das zonas sociais e outro às áreas privadas. Entretanto, se durante a semana dedicar alguns minutos ao cuidado do seu lar, o trabalho será muito menos duro no temido dia de limpezas.

Veja mais dicas para limpar a casa e leia o nosso livro de ideias 6 dicas para limpar profundamente a sua casa.

Costuma pôr em prática alguma destas sugestões? Se não, comece a fazê-lo e verá que tem a vida facilitada.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!