Seis coisas fundamentais a saber antes de alugar um apartamento

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

É um facto, o paradigma da habitação em Portugal mudou. Já todos nos apercebemos e provavelmente a mudança será duradoura, senão permanente. Se antes o mercado estava focado na aquisição dos imóveis, hoje em dia centra-se muito mais no arrendamento, seja de longa ou de curta duração.

Casas a preços elevados, dificuldades no acesso ao crédito e salários mais baixos têm impulsionado o mercado de arrendamento. Mas a mudança não se deve apenas à situação económica do país e dos seus habitantes. Também os fatores sociais e a evolução do mercado de trabalho impulsionam o negócio de arrendamento imobiliário. Empregos de curta duração e em constante mudança impedem o estabelecimento definitivo de muitas famílias.

E depois há o fator da preferência pessoal, que claramente pende cada vez mais para o aluguer, ao invés da compra. Afinal muitas das despesas e encargos de vários tipos com o imóvel são da responsabilidade do senhorio e isso evita muitas contrariedades na vida…

Seja qual for o motivo que o leva a arrendar, hoje trazemos-lhe seis sugestões que deve ter em conta na hora de escolher e assinar o contrato. Porque às vezes as coisas correm menos bem, já sabe, é melhor prevenir!

Verifique os certificados e licenças

Já escolheu a casa que quer alugar? Está pronto para assinar o contrato? Ótimo, siga em frente, mas com calma…

A ideia de que tudo está tratado e que é só chegar e assinar pode não ser a mais correta na realidade. E se a ideia é evitar contratempos futuros o melhor é ter alguns cuidados pré-contratuais.

Como futuro arrendatário, antes de celebrar o contrato, deverá assegurar-se que o imóvel a arrendar cumpre determinados requisitos legais básicos, pois se na prática a responsabilidade de os obter é do proprietário da casa, a sua inexistência poderá dar-lhe a si, inquilino, muitos problemas no futuro.

Assim o melhor é confirmar junto da Conservatória do Registo Predial que o imóvel está registado em nome do futuro senhorio, para que não haja dúvidas de que este é o legítimo proprietário. Deverá também confirmar junto desta entidade que o imóvel não é objeto de usufruto a favor de terceiros, uma vez que, em caso afirmativo, o proprietário do espaço normalmente não tem poder para formalizar o arrendamento.

Assegure-se ainda na Repartição de Finanças respetiva que o imóvel se encontra inscrito na matriz predial, confirmando assim novamente a identidade do proprietário.

Por último verifique na Câmara Municipal o estado da emissão da licença de utilização do imóvel para o fim a que se destina o arrendamento.

Muito trabalho? Provavelmente vai dar algum, mas também conseguirá garantia de estabilidade no futuro, evitando, no limite, ter de mudar de casa outra vez!

Conformidade dos equipamentos elétricos

Cozinhas modernas por CATO creative
CATO creative

Bishops Park SW6

CATO creative

Este é um conselho que lhe poupará muito dinheiro no futuro, e poderá mesmo salvar a sua vida!

A casa é bonita e parece ter sido bem trabalhada para alugar, mas será exatamente assim? Por vezes os senhorios fazem obras de renovação ao mais baixo custo possível, e quando toca a mobilar e equipar essa perspetiva economicista continua. ’Apartamento totalmente equipado’, dizia no anúncio. Mas a questão mais pertinente é que tipo de equipamentos contém… Equipamentos baratos, e de gama baixa, equipam um apartamento na perspetiva do proprietário, mas podem fazer subir os custos com energia para si. Por isso verifique que tipo de equipamentos tem a casa. Aparelhos elétricos velhos ou de baixa eficiência energética dão uma renda barata, mas mais gastos com eletricidade.

Por outro lado verifique o número de tomadas, a sua conformidade através da presença de marca de conformidade CE, e a sua carga. Tomadas com fichas triplas a ligar vários equipamentos podem revelar falhas elétricas que podem por a vida dos ocupantes em risco!

Certificado energético

Solicite ao proprietário uma cópia do certificado energético da casa. Não tenha medo de ser picuinhas, lembre-se que é importante rever vários pontos para que tudo corra bem no futuro.

Os proprietários e promotores de imóveis são, em primeira instância, os responsáveis pela obtenção do certificado energético, mas a sua confirmação vai dar-lhe garantias de que a casa possui os requisitos legais necessários à eficiência energética e permitir-lhe ter uma fatura energética mais razoável.

Se possível não alugue numa casa com má classificação no certificado energético, pois vai ter despesas com eletricidade acrescidas, para além de ser muito pouco amigo do ambiente.

E não se esqueça, a certificação energética não é exigível apenas em edifícios novos. Edifícios renovados, como é o caso do espetacular apartamento da imagem, da autoria do gabinete ’Vanessa Santos Silva | Arquiteta’ também devem ser certificados desde que sejam para alugar, ou se a renovação atingir mais de 25% do edifício.

Consulte especialistas

Salas de jantar modernas por URBANA 15
URBANA 15

Apartamento 45m2 en el Ensanche de Bilbao

URBANA 15

Foi visitar um apartamento e adorou, mas agora está cheio de dúvidas. É natural, por isso antes de alugar o seu apartamento novo, coloque todas essas questões aos especialistas mais adequados para o elucidar.

Quer se trate do agente imobiliário, um corretor de imóveis, um advogado ou um amigo da família com experiência em alugueis, procure sempre respostas.

Coloque sobre todas questões sobre a manutenção do imóvel e sobre a resolução de eventuais problemas que venham a surgir. Procure resposta para todas as suas dúvidas.

Quanto tempo demoram os problemas a ser resolvidos? Se uma máquina avariar qual será a sua expectativa de resolução? Vai ter uma empresa para fazer a gestão e resolução dos problemas, ou terá um contacto de alguém que o faça? Como são os inquilinos nos outros apartamentos? São famílias, com casas arrendadas ou compradas? E, mais importante por razões de segurança, como é a vizinhança? Apenas pessoas com experiência serão capazes de lhe responder adequadamente a perguntas como estas.

Despesas mensais extraordinárias

Quando toca às despesas inerentes ao aluguer de uma casa as coisas parecem simples e diretas. Sabemos que contamos com a renda mensal, com a caução, com a água, a luz e o gás, com a internet e com a televisão por cabo. E é só, certo? Pense melhor. Por vezes há outras despesas que vai ter de incluir no orçamento!

Os invernos são rigorosos e o isolamento da casa não é o melhor? Vai ter gastos extraordinários na conta da eletricidade ou do gás durante os meses frios.

A casa é de gama alta? Por vezes pode ser-lhe exigida uma taxa mensal de manutenção.

Trata-se de um apartamento no meio da cidade? Já pensou nos custos com o estacionamento?

E se ocorrerem danos em decorações e mobiliário? Os custos serão imputados a quem?

Considere todas as despesas cuidadosamente! Não deixe nada ao acaso, sobretudo se o seu orçamento mensal for limitado.

Renovações que pode fazer se arrendar

Oh Wallpaper: Salas de estar modernas por OH Wallpaper
OH Wallpaper

Oh Wallpaper

OH Wallpaper

Embora a maior parte dos senhorios entregue as casas como uma tela em branco, com paredes claras, mobiliário discreto e chão limpo sem adornos, por vezes há apartamentos para alugar totalmente mobilados e com tendências de decoração muito próprias, como a do lindo papel de parede da imagem acima. Você apaixona-se e aluga a casa, mas passado um ano já não pode ver o papel de parede. Poderá mudá-lo?

Mesmo se alugar um apartamento muito simples e básico de certeza que gostará de o personalizar, por isso informe-se muito bem sobre o grau de liberdade que terá para fazer mudanças na casa. Poderá pintar? Se sim a liberdade de cores e padrões é total ou estará restringido? Poderá furar as paredes e pendurar as suas próprias molduras e telas? Poderá colocar estruturas temporárias como cadeiras de baloiço no teto, portas de proteção para bebés ou prateleiras fixadas à parede?

Pergunte sempre! Não se acanhe, o esclarecimento de todas estas dúvidas também é do interesse do senhorio, e as condições e restrições poderão constar de clausula contratual.

Já alugou um apartamento e agora descobriu que tem pouca liberdade para decorar? Quer muito personalizar uma parede mas não pode colar papel de parede? Leia este artigo e descubra uma forma de contornar esse problema!

Alugou recentemente um apartamento? Reviu todos estes tópicos, ou esqueceu-se de algum? Conte-nos tudo na caixa de mensagens abaixo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!