7 maravilhosas ideias para ter um terraço no telhado

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Como desfruta do crepúsculo? Em que lugar gosta de estar quando o sol nasce ou se põe? A zona mais adequada para o fazer, pode ser aquela de que nunca se lembrou. É de lá que pode usufruir da mais vertiginosa vista para a cidade e, se tiver sorte, de algum parque nas proximidades com uma zona verde apelativa. Estamos a falar do seu telhado ou cobertura. Estude o lugar e dedique-lhe tempo. Se calhar, é o sítio ideal para ter, finalmente, o seu terraço e lá organizar momentos divertidos com os seus amigos e a família.

Neste livro de ideias, deixamos-lhe sete sugestões nesse sentido. Entre elas, encontrará, por certo, uma que se adapte ao seu gosto e circunstâncias. Aproveite este espaço que já está construído e que serve para ampliar a casa. Basta adequar o piso e, quem sabe, fazer uma alteração um pouco maior, consoante o pressuposto do qual vai partir.

Vamos lá subir até às alturas. Salvo seja, claro.

1. Instalar uma pérgola

Se tem a cobertura sem uso e lhe acrescentar uma pérgola está a ampliar a área da casa. Pode usá-la como sala de estar exterior e como área para os convidados em dias de festa. São muitos os usos que lhe pode dar, usos estes que dependerão do tipo pérgola que escolher. Pode ser de madeira ou bambu, metálica ou mista, coberta ou transparente. Há vários modelos disponíveis.

Leia o nosso artigo Construir uma pérgola em nove etapas fáceis e escolha um modelo para si. 

2. Zona de refeições ao ar livre

Terraços  por Au dehors Studio. Architettura del Paesaggio
Au dehors Studio. Architettura del Paesaggio

Dettagli di una casa di campagna

Au dehors Studio. Architettura del Paesaggio

Num terraço, não pode faltar uma mesa. Não há nada melhor do que comer ao ar livre quando os dias se tornam mais convidativos. Escolha móveis apropriados e cuja estética vá ao encontro do estilo da sua casa para haver coerência e harmonia através dos espaços. Se puder ter uma zona de churrascos, tanto melhor. Não se esqueça, porém, de dotar o seu terraço de uma boa iluminação e uma pequena área de preparar alimentos e lavar pratos no exterior. Repare como, na imagem, existe uma pequena pia esculpida em pedra. Este é um exemplo mais rústico, mas existem soluções mais sofisticadas com verdadeiras cozinhas ao ar livre que incluem frigorífico.

3. Cabe uma sala?

Se quer ampliar a área social de sua casa, pode aproveitar o seu terraço. Instale, neste espaço, uma sala adicional para compartilhar com os amigos sem ter que usar o interior da casa. É importante, se vai colocar uma estrutura adicional na cobertura, estudar com um profissional o peso desse elemento em relação à estrutura da sua casa. Nunca é demais assegurar-se de que tudo está bem, não só estruturalmente, como também com as normas de construção da sua cidade.

4. Mobiliário cómodo e funcional para contemplar a cidade

Neste espaço privado no exterior da sua casa, onde procurará escapar-se da sua vida agitada, o aconchego e o conforto são essenciais. Escolha criteriosamente o mobiliário. Lembre-se que as condições climáticas depressa danificam os móveis. Se puder, eleja peças sólidas, próprias para ambientes ao ar livre e proteja-as devidamente durante as intempéries. Prefira almofadas impermeáveis e fáceis de lavar. 

Inspire-se no conjunto da imagem que até inclui uma pequena mesa de centro.

5. Um piso que valorize o terraço

Terraços  por Sandra Molina
Sandra Molina

Proyecto para Terraza Departamento Oriana

Sandra Molina

Uma das formas mais simples de dar uma nova vida ao seu terraço é trocando-lhe o piso. Hoje em dia, encontra opções acessíveis que lhe permitem colocar, sem a ajuda de um profissional, um soalho novo no seu terraço. Em algumas lojas encontra estrados de madeira para exterior com velatura castanha igual ao da imagem. Também existem noutras cores e noutros materiais. Estes estrados são uma boa opção, não só pelo preço, como pela facilidade de aplicação. Não se esqueça, porém, que deve limpá-los adequadamente com os produtos indicados na própria embalagem do material.

6. Um terraço como extensão da casa

Se o espaço do terraço foi amplo, pode dar-se ao luxo de replicar a sua área social completa. Um sofá, uns assentos apropriados para o exterior, uma mesa com cadeiras. Só assim podemos dizer que a sua zona de refeições no exterior está preparada para a próxima jantarada entre amigos. Adorne a sua mesa com flores e com uma toalha de mesa apropriada. A festa está pronta.

7. Uma zona de churrasco que tem tudo, até frigorífico!

Jardins clássicos por wood-fired oven
wood-fired oven

view of sink, BBQ and fridge

wood-fired oven

Já nos referimos, neste texto, a cozinhas de exterior sofisticadas e totalmente equipadas. A da imagem, um projecto da Wood-Fired Oven assim é. O forno é realmente moderno e a sua cobertura evita que os fumos e os cheiros se propaguem pelo espaço. Há, ainda, um frigorífico e uma ampla e funcional zona de preparação de alimentos. Ao lado do forno principal, existe um pequeno fogão onde se pode preparar um acompanhamento enquanto as carnes cozinham. Formidável, certo? Aguardamos o convite!

O que não dispensaria no seu terraço? Uma zona de estar? Uma área de churrasco? Ou uma mesa para muitos? Diga-nos lá!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!