Como planear uma cozinha rústica pequena? Como planear uma cozinha rústica pequena?

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Como planear uma cozinha rústica pequena?

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Casa na aldeia por Estúdio AMATAM Campestre
Loading admin actions …

As cozinhas rústicas têm um encanto que as outras não têm. Há algo de muito familiar e intimista nestas cozinhas, há qualquer coisa nelas que nos remete à cozinha da avó com o aroma dos deliciosos cozinhados a pairar e a família toda reunida à mesa. 😌 O estilo rústico nunca passa de moda e isso acontece, porventura, porque o aconchego que os ambientes rústicos oferecem é inigualável e até em espaços modernos se podem incorporar elementos rústicos.

Se tem uma cozinha pequena e está a pensar equipá-la e decorá-la segundo as características do estilo rústico, então este artigo é para si. O que é que não pode mesmo faltar numa cozinha rústica? Como se pode optimizar o espaço? Terá o estilo rústico que ser interpretado de forma muito literal ou podemos trazê-lo ao presente? Deixamos-lhe algumas dicas e mostramos-lhe os projectos levados a cabo pelos arquitectos, decoradores e designers de interiores registados na homify, para que neles se possa inspirar.

Ora tome nota.

1. Cozinha compacta: prateleiras em vez de armários superiores

Pormenor da zona de copa Cozinhas rústicas por Arkstudio Rústico
Arkstudio

Pormenor da zona de copa

Arkstudio

Vista da zona de copa e instalação sanitária Cozinhas rústicas por Arkstudio Rústico
Arkstudio

Vista da zona de copa e instalação sanitária

Arkstudio

Começamos, precisamente, por uma das cozinhas mais compactas que temos no nosso site. Ainda assim, é impossível resistir a tanto charme! Uma solução muito eficaz para optimizar o espaço passa por privilegiar prateleiras em detrimento dos tradicionais armários superiores, já que as primeiras pesam muito menos do que estes últimos.

Nas prateleiras, deve colocar tudo aquilo que quer ter à mão de semear e, se tiver espaço, pode ainda colocar algumas peças rústicas a decorar: um bule ou uma travessa antiga, por exemplo. Os armários inferiores podem ser em madeira, tal como neste projecto. Escolha uma madeira clara – para não sobrecarregar o ambiente – e com um ar tosco. Nesta cozinha, as tábuas de corte em madeira foram deixadas à vista, o que dá ainda mais expressão ao estilo rústico que a define.

A rematar a composição está o candeeiro de tecto em aço, uma boa escolha para espaços rústicos.

2. Tons claros

É sabido que os decoradores e os designers de interiores se voltam para as cores claras quando querem fazer com que um espaço pareça maior do que aquilo que realmente é. Não diríamos que esta é uma regra de ouro, mas não temos dúvidas de que, na maior parte das vezes, funciona. Se acha que a sua cozinha fica demasiado pesada com armários da cor da madeira, então considere pintá-los num tom claro como o branco cremoso que vemos nestes armários. Se ainda não tem armários e anda a escolher, tenha esta sugestão em mente. As madeiras claras, muito usadas no estilo escandinavo, são, também, uma boa opção.

3. Península em vez de mesa

Projecto de Obra e Decoração Bungalow - Quinta da Marinha Cozinhas rústicas por Officina Boarotto Rústico
Officina Boarotto

Projecto de Obra e Decoração Bungalow – Quinta da Marinha

Officina Boarotto

Não tem espaço para uma mesa? Então, crie uma península relativamente alta para que seja possível acrescentar bancos ou cadeiras altas e, assim, criar uma zona de refeições prática para o dia-a-dia. Nesta cozinha, a Officina Boarotto optou por cadeiras toscas de madeira que funcionam super bem num espaço rústico.

4. O rústico misturado com o moderno

Como lhe dizíamos na introdução, uma cozinha rústica não tem que o ser literalmente. Pode-se, perfeitamente, misturar o estilo rústico com, por exemplo, o estilo moderno. Para o efeito, inspire-se nesta fantástica cozinha. Por um lado, temos o SMEG com o seu inconfundível design vintage, a madeira na bancada e na parede backsplash e o suporte para tachos suspenso na parede. Por outro, temos os móveis pretos, modernos e elegantes, as luzes atravessadas no tecto num jeito futurista e a simplicidade das linhas de todos os elementos que compõem o espaço. É mesmo possível reunir o melhor de dois mundos.

5. Mosaico hidráulico

Casa Sul, um lugar onde se sente a alma portuguesa. Cozinhas rústicas por alma portuguesa Rústico
alma portuguesa

Casa Sul, um lugar onde se sente a alma portuguesa.

alma portuguesa

No que toca aos revestimentos, sugerimos o mosaico hidráulico para o chão. Se escolher armários claros, o mosaico hidráulico trará ao espaço o contraste de que ele precisa. Para além disso, é um revestimento que se ajusta na perfeição a ambientes rústicos. Numa casa pequena, sempre que possível, aconselhamos a abrir a cozinha para as áreas adjacentes que são, por norma, a sala de estar e de jantar. O mosaico ajuda a estabelecer os limites da cozinha, separando-a, virtualmente, dos ambientes que a ladeiam.

6. Armários de cima brancos, armários de baixo coloridos

Remodelação T4 . Bairro de Alvalade, Lisboa Cozinhas ecléticas por BL Design Arquitectura e Interiores Eclético
BL Design Arquitectura e Interiores

Remodelação T4 . Bairro de Alvalade, Lisboa

BL Design Arquitectura e Interiores

Se, para si, é impensável substituir os armários superiores por prateleiras, então tem aqui outra opção: armários de cima brancos e armários de baixo coloridos. O facto de os armários superiores serem brancos faz com que estes tenham uma presença muito mais leve – quase imperceptível – no espaço.

Ainda sobre esta cozinha, queremos chamar a sua atenção para o lava-louça em pedra a criar um ponto focal no ambiente. Por vezes, um elemento tão simples quanto este faz toda a diferença.

7. O rústico nos detalhes

Ambiente turístico com sabor a sal e mar Cozinhas rústicas por alma portuguesa Rústico
alma portuguesa

Ambiente turístico com sabor a sal e mar

alma portuguesa

Terminamos com uma cozinha que tem o branco como cor de base. O vermelho vem, no entanto, interrompê-lo, estando presente na parede backsplash e no móvel antigo que terá sido restaurado e pintado. Os armários principais da cozinha são modernos, mas há muitos elementos de estilo mais rústico e/ou clássico. A pequena ilha central, que é utilizada como mesa de refeições, mostra-nos uma utilização muito eficiente do espaço.

De qual destas cozinhas mais gostou? Vai incorporar alguma destas ideias?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!