Jardins verticais: o look ideal para as suas paredes – Lisboa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Jardim Vertical - Hotel Tivoli Liberdade, Wonder Wall - Jardins Verticais e Plantas Artificiais Wonder Wall - Jardins Verticais e Plantas Artificiais Jardins modernos
Loading admin actions …

Os jardins verticais surgem como uma forma de podermos desfrutar das plantas em todo o tipo de ambientes e de locais, e de emprestar vida às paredes de espaços particulares e públicos (cafés, restaurantes, hotéis, entre outros).

Nas grandes cidades, em particular, nem sempre é fácil a criação de – chamemos-lhes assim – jardins tradicionais. Uma forma de contornar o problema passa, precisamente, por tirar partido das superfícies verticais. Reconhecemos que é uma ideia que, à primeira vista, parece rebuscada. Afinal de contas, como se instala e mantém um jardim na vertical? No entanto, estamos aqui para lhe dar a conhecer as mais engenhosas soluções e, eventualmente, retirar o estigma ainda associado às mesmas.

Hoje, damos-lhe a conhecer sete projectos da Wonder Wall, uma empresa fundada em 2015 que se dedica à comercialização e instalação de plantas e jardins verticais artificiais. A empresa detém a ’exclusividade da comercialização dos painéis ultra-realistas Vistagreen® para Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Brasil e tem como principal propósito proporcionar a sensação de um jardim natural em espaços cujas características não o permitem, seja porque as condições de luz não são adequadas, as infra-estruturas de água e electricidade caras, ou porque uma manutenção permanente se revela complicada.

Mas uma imagem diz mais do que mil palavras, por isso venha conhecer alguns projectos levados a cabo pela Wonder Wall e as vantagens dos jardins verticais.

1. Um jardim na parede de um restaurante

Abrimos o nosso artigo com um fantástico jardim vertical instalado no restaurante Fusion Lake Resort, na zona de Vilamoura, no Algarve. Em apenas 24 horas, o restaurante ganhou uma zona verde que lhe trouxe frescura e que carece de pouca manutenção, para além de poder ser personalizada.

Vantagem 1 – as plantas da Wonder Wall implicam um menor investimento e não têm um ar artificial. Pelo contrário, são realistas, excepto na capacidade de serem imortais. Por esta razão, são mais baratas do que as reais e não precisam de ser substituídas, o que elimina a necessidade de haver um investimento posterior.

2. Embaixada no Príncipe Real

E em relação ao estilo? Será que os jardins verticais se harmonizam apenas com espaços modernos? Não. E a imagem acima é disso prova. Trata-se de um projecto de instalação de jardins verticais – e de outros elementos vegetais artificiais – numa embaixada no Príncipe Real que, como se percebe, se define pelo estilo mais clássico.

Vantagem 2 – as plantas mantêm-se exuberantes mesmo sem luz natural a incidir-lhes. Além do mais, não precisam de água. Ficam sempre com o mesmo aspecto da instalação: verdes e vivas.

3. Showroom Love Tiles

Neste showroom, pretende-se criar diferentes zonas verdes sem que, no entanto, fosse necessária a incorporação de plantas naturais. A Wonder Wall instalou pequenos painéis com vegetação artificial que alternam com placas de cerâmica e de madeira numa composição geométrica, dinâmica e apelativa.

Vantagem 3 – as plantas naturais requerem luz, água e uma série de cuidados permanentes, consoante cada espécie. Quando não se reúnem as condições necessárias, aparecem zonas mortas. Com as plantas da Wonder Wall, nada disso acontece.

4. Jardim vertical no Hotel Tivoli Liberdade

É para um spa de um dos melhores hotéis de Lisboa que continuamos. A entrada do espaço é iluminada de forma artificial, mas não recebe luz proveniente do exterior. O projecto de arquitectura previa a incorporação de um jardim naquela zona. Com o trabalho da Wonder Wall, o spa do hotel ganhou um novo élan. Parece um jardim natural e perfeito.

Vantagem 4 – os jardins verticais podem ser instalados no interior e no exterior e não precisam de crescer ou da chegada de determinadas estações do ano para florir. São viçosos logo a partir do momento em que são instalados. Nada melhor do que um resultado imediato. Certo?

5. Jardim vertical em edifício de escritórios

A Avenida da Liberdade é, como sabemos, a melhor zona de comércio e de escritórios em Lisboa. É lá que se localiza o edifício Avenida 252 que deslumbra pelo generoso jardim vertical instalado na recepção, abrilhantando a área. Em apenas dois dias, a equipa da Wonder Wall criou uma estrutura metálica e invisível para a fixação dos painéis. O espaço tornou-se mais acolhedor e bonito, estando o verde a mitigar a presença mais austera do betão e do vidro.

Vantagem 5 – a Wonder Wall usa apenas plantas artificiais de alta qualidade para que seja muito difícil distingui-las das reais.

6. O maior jardim vertical de Portugal fica em Lisboa

Quase a terminar o nosso livro de ideias, partilhamos consigo o projecto de reabilitação de apartamentos numa das áreas mais prestigiadas de Lisboa. De acordo com os profissionais, uma das fracções está orientada para uma empena de grandes dimensões que, para além de escura, estava descaracterizada.

Vantagem 6 – com a aplicação do jardim vertical, o apartamento passou a ter uma vista melhor, o que aumentou o seu valor de mercado. Se a sua casa tem uma vista pouco apelativa, pode considerar esta opção.

7. Jardim vertical em duplex

Terminamos num terraço lisboeta onde a Wonder Wall instalou um jardim vertical artificial que compõe a zona exterior e lhe oferece recato. O projecto foi desenvolvido em parceria com o atelier by Eva Interior Design.

Se gostou dos projectos da Wonder Wall, não hesite em contactar o gabinete:

  • Morada: Rua da Manutenção 67, 1900 – 320, Lisboa
  • Contacto telefónico: +351 96 280 705 0
  • Site: www.wonderwall.pt

____________________________________________________________________________________________________

Recomendado – Jardins verticais: o futuro passa por eles!

O que acha desta solução? Já conhecia as vantagens? Deixe-nos a sua opinião na caixa de comentários! 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista