Um pesadelo de terraço? Cinco remodelações de sucesso!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Todos gostamos de usufruir do terraço, mas nem tanto de cuidar dele ao longo do ano quando está frio e a vontade de estar no exterior escasseia. Ano após ano, não notamos nenhuma diferença. Até que um dia olhamos e percebemos o quão degradado ele está. As paredes a precisar de pintura, o chão já sem cor devido ao efeito do sol e as plantas? Já eram. É, então, altura para pensar numa remodelação e voltar a devolver ao terraço o brilho de outros tempos. Já sabe que à inspiração, encontra-a aqui. No livro de ideias de hoje, deixamos-lhe cinco remodelações de terraços. De terror, a resplendor. Vamos vê-los.

1. Antes: um espaço comum e banal

Ainda que tivesse várias plantas coloridas, este terraço precisava de uma remodelação que o trouxesse ao presente. O chão denotava o efeito nefasto do sol e do uso e o espaço amplo estava mal aproveitado. Não havia qualquer mesa, cadeira ou espreguiçadeira. Nenhum elemento convidava os moradores a usufruir do exterior.

Depois: um terraço para desfrutar

A transformação é impressionante. Este é exactamente o mesmo espaço que viu na imagem prévia. O pátio foi coberto por um deck que o torna funcional e convidativo e o muro baixo foi aumentado através da relva artificial. No centro, encontramos o protagonista do espaço: uma maravilhosa pérgola que abriga uma agradável zona de refeições e de estar. As plantas dão vida ao espaço e aproximam os moradores da natureza.

Um projecto do gabinete Bervic Interiorismo

2. Antes: uma vista fantástica mal explorada

  por Specht Architects
Specht Architects

Cliff Dwelling

Specht Architects

Esta casa antiga tinha muito potencial. Embora degradada, o alpendre debruça-se sobre uma paisagem natural com o rio aos pés. Para se aproveitar ao máximo a sua posição, não só se mudou o espaço exterior, como também se alterou a fachada.

Depois: um terraço incrível

Terraços  por Specht Architects
Specht Architects

Cliff Dwelling

Specht Architects

Uau! Que transformação! A estrutura, outrora escura, é agora composta por materiais claros e transparentes. O terraço é parte da casa e o jardim desmazelado que víamos na fotografia anterior, foi transformado num pátio elegante e organizado completado por uma mesa e cadeiras com um ar rústico.

3. Antes e depois: o que fazer de um terreno baldio?

A velha casa estava muito danificada e encontrava-se a um nível rebaixado em relação ao terreno circundante. A casa localizava-se numa espécie de colina que se estendia de um extremo ao outro da propriedade. A única solução era elevar a parte da frente da casa de forma a nivelá-la e aproveitar a inclinação natural para criar um caminho decorado com pedras, cascalho e plantas. A altitude alcançada permitiu que se construísse uma pequena loja de esquina que parece uma caverna cavada na terra. O pátio foi decorado por móveis rústicos e aconchegantes.

4. Antes: um espaço oculto pela vegetação

A natureza é fundamental, mas, neste caso, invadia a casa, o que era um problema. A humidade gerada é muito prejudicial à estrutura da casa e à saúde de quem nela habita. Estava na hora de cortar o mal pela raiz. Literalmente.

Depois: um exterior de sonho

Ponto final na vegetação frondosa. Agora, vemos, realmente, uma casa acompanhada por um delicioso e moderno terraço a partir do qual se pode desfrutar da vista com todo o conforto. O crescimento excessivo foi eliminado e a madeira tomou o seu lugar. Foram deixadas apenas algumas árvores, as suficientes para dar vida ao espaço e torná-lo ainda mais convidativo.

5. Antes: um espaço pequeno e abandonado

Este pequeno pátio estava completamente abandonado, tal como a casa. A casa lembra um edifício do velho Oeste. A rusticidade manteve-se, mas o chalé ganhou uma nova vida.

Depois: um pátio ordenado

Ei-la! Em torno da casa, construíu-se um volume, mais alto em relação ao chão, que nivela o terraço com o chalé. A coluna foi coberta por tijolos e o resto da casa com madeira avermelhada, mais resistente e cénica. A casa foi reestruturada e a sua nova tonalidade contrasta com o tom do pavimento exterior.

São cinco transformações impressionantes, não acha? De qual mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!