Uma ampliação arrojada com uma exuberante nota de cor

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Alguma vez sentiu necessidade de ter um espaço onde pudesse ouvir música alta sem incomodar alguém? Um espaço que pudesse ir adaptando à medida das suas necessidades, um espaço que pudesse ir desde sala de reuniões, a estúdio de música ou a ginásio particular?

Neste livro de ideias, compartilharemos consigo um projecto de ampliação de uma casa já existente. O Grupo Arquidecture fez uso da sua criatividade para criar este área única, uma área que muitos nós gostaríamos de ter. E embora se trate apenas de um projecto de ampliação, bastaria acrescentar-lhe uma pequena cozinha para o converter numa pequena casa totalmente independente.

Linhas simples, mas uma escolha arrojada

Casas industriais por Grupo Arquidecture
Grupo Arquidecture

Fachada principal

Grupo Arquidecture

Parece muito simples: uma parede já existente, uma enorme caixa de metal que se converte noutra parede, o tecto de metal e o piso em madeira. Tudo isto se fecha com duas portas de correr em vidro que garantem a entrada de uma grande quantidade de luz natural e uma forte relação entre o interior e o exterior. Os elementos, em conjunto, harmonizam-se na perfeição. Nada sobra, nada falta.

Provavelmente, o grande valor do projecto é o diálogo entre o interior e o exterior. Habitar espaços deste tipo tem um impacto positivo sobre a nossa saúde emocional. A simples contemplação da natureza é relaxante. Prossigamos.

Combinação perfeita de cores

O vermelho da estrutura e o verde vibrante do relvado combinam na perfeição. Nos trópicos, onde a luz natural é muito intensa, as cores também parecem mais intensas. Nos países tropicais, é comum encontrar casas a usar expressivamente cores fortes. E que melhor cor para combinar com a luxuriante vegetação e dar uma impactante impressão geral do espaço?

A combinação de materiais é também interessante. O metal é o protagonista e joga bem com o vidro. O piso de madeira vem complementar ambos e, com o seu tom quente e natural, traz subtileza a esta interessante caixa de metal. As cores e as texturas dos materiais que introduzimos têm muito impacto em qualquer projecto. A combinação correcta pode ser a chave do êxito. O contrário pode ser um desastre.

Espaços extra

Terraços  por Grupo Arquidecture
Grupo Arquidecture

CANCELES CERRADOS – CAJA CERRADA

Grupo Arquidecture

Seguindo o critério de todo o projecto, linhas rectas e elementos industriais vestem o espaço. Aqui, os moradores encontram uma pequena mesa rodeada por cadeiras que constitui um agradável espaço para refeições rápidas e informais. Na esquina, um pequeno volume vermelho abriga uma casa de banho de serviço.

Com uma zona semelhante em casa, poderia ter o espaço extra com que sempre sonhou. E com recurso a materiais sustentáveis e a soluções modernas, por que não pensar no assunto mais uma vez?

Multifuncional

Ginásios industriais por Grupo Arquidecture
Grupo Arquidecture

CANCELES ABIERTOS – CAJA ABIERTA

Grupo Arquidecture

O volume metálico vermelho é, sem dúvida, multifuncional. Para além de integrar a casa de banho que vimos acima, tem, ainda, espaço que abriga uma vasta colecção de discos. Mas, podia muito bem ser uma colecção de livros, de instrumentos musicais, entre outras coisas. Um espaço semelhante permitir-nos-ia organizar todo o tipo de pertences, desde os mais comuns aos mais excêntricos. Esta área serviu ainda para a inclusão de uma sala de estar em frente à qual os materiais desportivos denunciam mais uma função do anexo: um ginásio.

Prolongamento

Como pode verificar, a caixa vermelha prolonga-se em comprimento para além da zona aberta que víamos na fotografia anterior. O espaço estreito é deveras funcional pela evidente capacidade de arrumação que oferece.

O entorno

Uma das mais evidentes qualidades deste projecto é a área envolvente. A construção encaixa-se perfeitamente num espaço onde a natureza sobressai com todo o seu encanto. Para alguns arquitectos, como Frank Lloyd Wright, a habilidade de desenhar edifícios em perfeita harmonia com a natureza era de vital importância. Hoje em dia, considerando os problemas ambientais, esta é uma necessidade ainda mais premente.

Por muito grande que seja a casa, a certa altura, queixamo-nos sempre de falta de espaço. Esta é, sem dúvida, uma boa solução para atenuar esse pro...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!