Uma casa descontraída nos subúrbios

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
회현리 주택, 위드하임 Withheim 위드하임 Withheim Casas modernas
Loading admin actions …

Num tranquilo e frio bairro de Yangpyeong, na Coreia do Sul, um casal decidiu construir uma casa para a sua jovem família para garantir que os filhos tivessem tudo aquilo de que precisam para o seu desenvolvimento académico e físico. O pequeno bairro oferece poucas distracções para as crianças, pelo que o casal decidiu criar um enriquecedor e criativo espaço em casa para os filhos aprenderem e desenvolverem-se no seu máximo potencial.

O gabinete Pung Gyeong Haim Engineers and Architects decidiu empreender a viagem com a família e criaram uma confortável casa que permite aos mais novos brincar e aprender livremente. Os arquitectos procuraram criar áreas espaçosas e seguros, numa lógica orientada para a família. Em vez de terceirizar as áreas das crianças para o ar livre, como é o caso em muitas residências, esta moradia inclui um espaço para as crianças em cada divisão, fazendo-as sentir como uma prioridade.

Interessado em ver como os arquitectos conceberam o interior? Siga-nos.

A estrutura

A casa situa-se em Gyeonggi Province, na Coreia do Sul, numa propriedade de 384 m². O edifício em si, de dois andares, dispõe de 70 m², assegurando-se assim que as crianças têm muito espaço para brincar, correr e aprender.

A estrutura do edifício assenta sobre uma base de betão armado que garante estabilidade e durabilidade. Uma estrutura de aço leve foi então elevada a partir do solo, em torno da qual o betão e a madeira foram usados como materiais de construção primários.

Com o frio desta região, o isolamento era, sem dúvida, uma prioridade. Para endereçar este problema, os arquitectos usaram lã de vidro de alta densidade nas paredes e no telhado. A lã de vidro é um material feito de fibras de vidro dispostos de forma a apresentar uma textura semelhante à lã. Este é um excelente material de isolamento visto que retém bolsas de ar entre as fibras de vidro que têm elevadas propriedades de isolamento térmico.

Tempo em família

Vamos conhecer o interior da casa. Na imagem, vemos uma bonita e compacta sala de estar. Mais perto de nós, em primeiro plano, vemos uma grade que resguarda o recuperador de calor. Como não passar um bom momento em família neste espaço aquecido pelo recuperador?

O recuperador situa-se sob uma área aberta no segundo andar, assegurando que o ar quente se espalha para o piso superior, aquecendo, assim, a zona dos quartos.

A decoração do espaço é moderna e cheia de bom gosto. Consiste em cinzentos subtis, plantas de interior elegantes e mobiliário de estilo escandinavo.

Espaços seguros

Passamos para a cozinha e sala de jantar, situadas à esquerda da sala de estar que víamos na imagem anterior. Ao fundo, vemos azulejos de cozinha em preto que oferecem um agradável contraste com os tons claros e a madeira de vidoeiro usada no piso e nos acabamentos. Os candeeiros em aço inoxidável complementam a cozinha, garantindo uma aparência moderna.

À esquerda, existem portas de correr que, quando abertas, permitem que a área de refeições se estenda para o exterior onde se encontra uma zona de brincadeiras onde não falta um escorrega. Esta é uma localização conveniente uma vez que as crianças podem brincar supervisionadas pelos pais enquanto estes fazem o jantar ou bebem um café na cozinha.

Sala de actividades

Agora, o quarto de brincar das crianças. Numa casa construída a pensar nelas, o quarto não podia desapontar. Situado no piso superior da casa, os arquitectos criaram um espaço amplo dedicado às actividades preferidas das crianças. Ao cimo das escadas, será a zona de dormir e, em baixo, o espaço para as actividades que inclui uma secretária para não haver desculpas na hora de fazer os trabalhos de casa.

Os degraus das escadas contêm gavetas para que os pais não tenham constrangimentos em termos de arrumação. Já sabemos que as crianças, embora sejam pequenos seres, têm uma miríade de brinquedos e pertences pessoais. Ao lado da secretária, a estante com recipientes coloridos oferece mais um espaço de arrumação.

A grande vantagem da sala é não só oferecer um espaço amplo para brincar e estudar, mas também incluir condições para jogar às escondidas.

Entrada

Entrada? Sim, é isso mesmo. A entrada da casa acomoda um lavatório para as crianças lavarem as mãos depois de brincarem no exterior e antes das refeições. Mas, não é um lavatório qualquer. A estrutura incorpora uma bicicleta antiga que lhe dá piada e, com certeza, faz com que o elemento não passe despercebido ao olhar inquisitivo dos mais novos.

Para além desta adição original, o estilo do espaço mantém a coerência estética em relação ao resto da casa com cores suaves e luminosas. Esta casa prova que um espaço feito a pensar em crianças não tem que ser kitsch ou excessivamente colorido.

A ala dos miúdos

Vamos à zona protagonista da casa: o parque infantil. Este pequeno recorte de paraíso – aos olhos das crianças – situa-se numa área atrás das portas dobráveis de madeira que vimos na primeira imagem. Esta zona permite às crianças arejar, mesmo nos dias em que o tempo está pior.

Na parte de trás, podemos ver colunas de ferro da estrutura entrelaçada com a madeira, mas com aberturas estratégicas que podem transformar as paredes numa zona de escalada para as crianças.

O piso da área de jogo consiste em pedras achatadas e cascalho. Este seria um piso esteticamente agradável para qualquer zona ao ar livre, mas, no parte infantil, forma um padrão que pode ser explorado pelas crianças nos seus jogos que muitas vezes envolvem saltar de uma pedra para a próxima.

Tem filhos? Acha que eles iriam gostar desta casa? Deixe-nos a sua opinião!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista