A casa das mil texturas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

No livro de ideias de hoje, vamos conhecer a Casa RJ, em Belo Horizonte, no Brasil. A moradia, um projecto da autoria dos profissionais do gabinete Lucas Lage Arquitectura, tem uma generosa área de 460 m². Os espaços caracterizam-se pela mescla de texturas, de cores e padrões geométricos que materializam a tropicalidade da estética brasileira. A casa evidencia-se pelos espaços abertos, pés direitos duplos e riqueza dos elementos decorativos que percorrem vários estilos, do étnico ao moderno. No exterior, encontramos uma envolvência luxuriante que uma deslumbrante piscina acompanha. Vamos vê-la em detalhe.

Fachada

Branca e baixa. Assim é a Casa RJ. A fachada é simples e através dela não imaginamos o que vamos encontrar no interior. O paisagismo é cuidado e pensado exclusivamente para a casa. Entre plantas e arbustos de diferentes alturas, o jardim dianteiro acompanha harmoniosamente a fachada principal. Ao fundo, largos degraus em pedra dão acesso à casa.

Sala de jantar

O ambiente da sala de jantar destaca-se pelo seu estilo ecléctico. A discreta presença dos candeeiros de cristal, a exuberante mesa vermelha, a escada em mármore com o corrimão em vidro, os móveis de design… todos eles são, de alguma forma, protagonistas neste espaço impactante. Ainda que as salas surjam numa lógica de plano aberto, as diferentes alturas dos tectos definem virtualmente zonas com propósitos distintos.

Sala de estar cheia de texturas

sala de estar integra um espaço de pé direito duplo que permite criar ambientes mais amplos, luminosos e conectados. A grande peça de arte esculpida em madeira que decora a parede é, sem dúvida, o elemento protagonista da sala. A ela juntam-se os móveis estofados em pele e a mesa de centro com uma estrutura que desenha formas geométricas.

Uma cozinha em vermelho e preto

Entramos na cozinha e percebemos que foi desenhada incorporando duas cores com muita força: o vermelho e o negro. Estes tons transmitem sensualidade e uma vertigem dramática ao ambiente. A ilha de cozinha, um elemento funcional por excelência, convive com um prolongamento de vidro que serve como zona de refeições informais. A opção pelo vidro faz com que o prolongamento não interfira na harmonia visual que impera.

Espaço exterior com cor, geometria e textura

Saímos e encontramos um fantástico espaço social no exterior. Esta zona é semi-coberta e muito bem equipada com uma cozinha completa e mesa. O granito negro da ilha contrasta com os ladrilhos em bronze. As paredes são revestidas por cerâmica de uma miríade de cores e padrões que definem o estilo do espaço. Para o mobiliário, optou-se por combinar madeira e metal, algo que continua e enriquece ainda mais o jogo de texturas.

Mergulhamos?

Viramos as costas para a cozinha e continuamos a nossa visita. Descobrimos, deste ângulo, a piscina e a pérgola de madeira e policarbonato que faz uma suave transição entre a área coberta e a de apoio à piscina devidamente revestida por um deck. A ladear a piscina, várias mesas compõem mais uma área de descanso e de convívio.

Uma explosão de cor e texturas! Diga-nos o que achou deste livro de ideias.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!